Lançado o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Imagem de um Natty NarwhalEstá no ar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.

Como previsto no calendário, a versão 11.04 foi lançada hoje com muitas mudanças se compararmos com a versão anterior. A principal mudança, que chegou a causar alguma polêmica, é a mudança do shell padrão que agora deixa de ser o gnome-panel para ser o Unity.

O motivo da polêmica foi uma entrevista onde Mark diz que o Unity ainda não está do jeito que ele queria, mas que na versão 11.10 isto será resolvido. Na mesma entrevista ele também menciona que a interface clássica do Gnome ainda estará disponível nesta versão, o que não poderia garantir para a 11.10. Estas foram as informações passadas na entrevista, mas alguns sites ou pessoas que não sabem ler em inglês divulgaram que o Unity não seria a interface padrão no Ubuntu 11.04 e isto causou muitas discussões pelo twitter e até a falsa informação chegou a ser publicada em grandes sites como o br-linux.

Fica aqui um “desabafo” e recado para esse tipo de pessoa. Gere acessos ao seu site com conteúdo verdadeiro e de qualidade e não com falsas informações.

Mas o Ubuntu 11.04 não tem apenas a nova interface, temos outras mudanças como:

  • Firefox 4
  • Substituição do Rhythmbox pelo Banshee
  • Avaliações na Central de Programas do Ubuntu
  • Kernel 2.6.38 com o patch mágico de 200 linhas
  • Shotwell para gerenciamento de fotos
  • Controle de volume do microfone no applet de volume(apenas em chamadas do skype)
  • Novo instalador que permite atualizar a versão mesmo sem precisar da versão alternate
  • e muitas outras

Se você já está usando a versão Beta, precisará só manter o sistema atualizado que já terá a última versão amanhã.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o Unity, não deixe de acessar a wiki.

Caso queira fazer uma instalação nova ou atualizar utilizando o CD de instalação, abaixo seguem os links para download:

Publicado em 28 de Abril de 2011 | 17 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

17 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    Bem-vindo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, vamos ver como se sai este tal de Unity.

  2. Renato disse:

    “Estas foram as informações passadas na entrevista, mas alguns sites ou pessoas que não sabem ler em inglês divulgaram que o Unity não seria a interface padrão no Ubuntu 11.04 e isto causou muitas discussões pelo twitter e até a falsa informação chegou a ser publicada em grandes sites como o br-linux.”
    É exatamente o que vem acontecendo: Sites se propõem a dar suporte, querem sair na frente com informações e acabam publicando mal.
    Como se não bastasse as traduções que já deixam muito a desejar (uso Ubuntu sempre em Inglês por causa disso).

  3. André "Heep" disse:

    Quero fazer o upgrade através do “update-manager -d” mas nas notas da versão, diz que é versão beta ainda:

    = Welcome to the Ubuntu ‘Natty Narwhal’ development release =

    ”This is still a BETA release.”
    ”Do not install it on production machines.”

    Alguma sugestão?

    • André,

      A opção -d é apenas para fazer upgrade para uma versão de desenvolvimento como pode ver no trecho da ajuda do update-manager abaixo:

      -d, –devel-release Verificar se é possível atualizar para a versão de desenvolvimento mais recente

      Para atualizar agora basta abrir o gerenciador de atualizações, atualizar a lista de pacotes e fazer qualquer atualização que por ventura exista e logo depois pode fazer a atualização que estará disponível em um botão na parte superior do gerenciador de atualizações.

  4. andre "Heep" disse:

    Obrigado Ivan! Funcionou perfeitamente.

  5. Será que vou gostar do Unite? :) Final de semana vou atualizar meu sistema… Viva o Ubuntu!

  6. Renato disse:

    Pelo que observei ainda alguns bugs. Por exemplo, mesmo após a versão lançada ontem, ainda não é possível instalar o Google Earth. Precisei seguir os passos que já publiquei no meu blog e compartilho aqui:

    http://freelinux-br.blogspot.com/2011/04/instalando-o-google-earth-no-ubuntu.html

    A VPN PPTP, via network-manager, dá mensagem de erro (serviço vpn não foi inicializado). Para resolver isso tive que criar uma vpn nova, desmarcar “disponível para todos os usuários” e habilitar o MPPE. Isso não acontece no 10.04 LTS, por exemplo.

    Enfim, para os “usuários de boa vontade” que quiserem contribuir ativamente na resolução dos bugs encontrados, recomenda-se um cadastro no Launchpad (https://launchpad.net/) para que seja possível reportá-los à Canonical.

    • Renato,

      Isto não é um bug, é uma maneira de o google earth funcionar satisfatoriamente e estes passos já foram publicados aqui mesmo no Ubuntero em http://www.ubuntero.com.br/2010/10/google-earth-no-ubuntu-10-10/

      Bugs existem muitos e muitos ainda aparecerão, não temos como comparar uma versão LTS com as intermediárias, estas versões intermediárias são feitas para testar a última versão dos programas e novas funcionalidades. Resumindo, são feitas para dar problema mesmo. São feitas para que a próxima LTS seja tão confiante quanto a anterior.

  7. Anderson Henrique disse:

    A 11.04 está excelente, mas só estou com um problema, devido ao tal patch acabou ficando mais lento o meu Ubuntu, vou compilar a versão do kernel que veio no 10.10 pra ver se resolve.

  8. Renato disse:

    Tudo bem que não seja um bug. Mas até a versão 10.04 funcionava bem.
    Utilizei a instalação do Google Earth via pacote DEB direto desde a versão 8.04 do Ubuntu e nunca deu problema nenhum.
    Mas…
    Se não é um bug, por que, ao clicar sobre o instalador baixado de earth.google.com, a tela (da central de programas) trava?
    Fiquei na dúvida.
    De qualquer forma um abraço e obrigado pelo espaço para podermos trocar boas idéias.

    • Renato,

      O proglema do google earth é histórico, o pacote é muito mal construído e sempre foi assim, você teve sorte em ele funcionar bem em uma versão anterior.

      O problema do network-manager é bug mesmo, aliás, os problemas do network-manager são históricos também, embora eu nunca tenha sido atingido por nenhum deles.

  9. Renato disse:

    Ah e tem o network-manager que citei, é um bug realmente, documentado com o número 732307.
    Abraços.

  10. willian disse:

    instalei em um gateway nv7802u, e nao da sinal de vídeo..

    problema de compatibilidade com a placa de video onboard da intel..

    • Willian,

      Existia um bug com placas de vídeo Intel, eu passei por alguns outros durante as versões alpha. Este bug deve ser corrigido em breve, mas não deu tempo de corrigir antes do lançamento.

  11. Sergio disse:

    Ora, depois de insistir muito com o UBUNTU 11.04 cheguei a conclusão, que desenvolveu isto deve receber cache da Microsoft para acabar com o UBUNTU, é ruim demais…………

  12. Sérgio,
    Qual dificuldade vc encontrou com esta versão do Ubuntu? Aqui em casa tenho um hardware SUPER modesto e consigo rodá-lo com perfeição…
    Se pudermos ajudar em algo…
    abs

  13. Eduardo disse:

    Hum eu baixei a versao 11.10, aquela Iso de 600mb e instalei em meu notebook e tive a triste noticia que o unico software de placa de wireless, era um da microsoft no meu PC nao funcionou. To baixando esse Iso ai para ver se vai, me lembro que quando usava o 9.10, Ele funcionava certinho.

Deixe seu comentário

Website