O fim do shipit como o conhecemos

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Shipit chega ao fim

É com algum pesar que estamos anunciando o fim do programa Shipit e do programa de distribuição do CD. Quando começamos em 2005 o ShipIt, a banda larga ainda era uma promessa de marketing, mesmo nos países mais conectados e mais desenvolvidos. Sabíamos que isso representava um bloco significativo de obstáculo para a adoção de uma nova tecnologia como o Ubuntu. Então, nós investimos em fazer o CD gratuitamente e livremente entregues em qualquer lugar do mundo. Desde então, temos distribuiu milhões de CDs para todos os países do mundo e trouxe o Ubuntu para a vida de milhões de indivíduos, esperamos torná-los um pouco melhor.

A tecnologia se move e quando olhamos para as formas de propagação do Ubuntu ainda, um programa de distribuição de CD, principalmente um daquele tamanho e entregue dessa forma, faz menos sentido. Temos vindo lentamente diminuindo  o programa ao longo dos últimos dois anos, para limitar o número de CDs por pessoa e o número de vezes que uma pessoa poderia se candidatar por um CD. Mas para o Ubuntu 11,04 você não vai mais poder ir ao nosso site e solicitar um CD gratuito.

No LoCo

Isso não quer dizer que não terão CDs. Nós vamos fazer um grande número de CDs disponíveis para as Comunidades Locais do Ubuntu (locomotivas) através de um programa tipo Shipite. Estamos pedindo as locomotivas, que estão muito melhor colocados do que a Canonical de muitas maneiras, para encontrar formas criativas para adquirir CDs para aqueles que precisam deles. E, claro, cada pessoa lê este que tem um CD é um distribuidor em potencial – afinal é livre para copiar, modificar e redistribuir. Também vamos continuar a fazer os pacotes disponíveis através da loja que vendeu mais ou menos a preço de custo (mais frete).

Distribuidor de CDs

Decidimos também dar uma olhada no programa de distribuição de CD que tivemos em execução há algum tempo. O volume de CDs distribuídos através desse programa é relativamente baixa, mas a carga administrativa para o programa é surpreendentemente alto para a Canonical. Claro que todos estão ainda bem-vindos para simplesmente ir à loja da Canonical e comprar CDs e redistribuir. Tudo o que muda é que não há necessidade de uma bênção oficial da Canonical e já não iremos listar os sites no ubuntu.com. Nós os encorajamos a continuar a promover o Ubuntu e fornecer essa grande tecnologia em seu mercado local.

Para onde vai o dinheiro?

Com a remoção do programa ShipIt alguns podem perguntar o que vamos fazer com o dinheiro que poupar. Primeiramente, há ainda um custo significativo em CDs para LoCos e aqueles que produzem para eventos e outros métodos de distribuição. Em breve lançaremos uma versão gratuita on-line para o Ubuntu usando a bondade da nuvem que vai ser um grande primeiro passo para usuários de Windows, em particular, que lhes permite ver por si mesmos o produto que tantos de nós desfruta. Finalmente, nós poderemos fazer muito mais este ano para chegar aos principais mercados em todo o mundo, para trazer o Ubuntu para a próxima onda de usuários. Este grande projeto de nosso precisa de mais pessoas e diferentes a bordo de modo que possamos trazer o software livre nas vidas diárias de computação. Avante e para cima!

Fonte: Blog da Canonical e Blog do André Gondim

Publicado em 5 de abril de 2011 | 6 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

6 Comentários

  1. yan disse:

    era um serviço que eu adimirava muito, mais que ao mesmo tempo achava que não era mais preciso a canonical fazer esse esforço…

  2. bmprado disse:

    Logo agora que comprei um note acer, onde só consegui instalar com a midia(cd) que veio da canonical, tentei todas as isos gravadas por aqui, até no pendrive.

    • bmprado,

      Já passou da hora de verificar o seu drive de CD, ou como já vi, a memória do teu notebook. Sim, já tive problema de leitura de CD/DVD em um notebook onde o que realmente estava causando problema eram as memórias oxidadas.

  3. Hawk disse:

    O título está errado, não está? O correto seria shipit e não shiptip.

  4. MAURICIO disse:

    estou com um projeto para distribuição de midias do linux no brasil
    http://linuxtraipu.co.cc/

Deixe seu comentário

Website