O que esperar do Ubuntu 11.04?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Imagem de um Natty NarwhalEstamos nos aproximando do lançamento do Ubuntu 11.04 e já podemos tirar algumas conclusões sobre esta nova versão. Você pode ver alguns vídeos no canal do Ubuntero no youtube.

A coisa mais importante que devemos citar é que a mudança é grande e necessária para que o Ubuntu passe a ter sua própria identidade sem ser uma cópia de sistema operacional X ou Y.

Falando agora especificamente de algumas mudanças quero falar sobre a necessidade de mais cliques para chegar até onde se quer. Utilizando desde a alpha 1, acredito que posso falar que uma grande adaptação na maneira de utilizar o sistema é necessária. A maioria de nós veio de outros sistemas e se acostumou a utilizar o mouse para fazer de tudo, nos tornamos verdadeiros maníacos clicadores. A proposta de interface do Ubuntu 11.04 me faz pensar que os desenvolvedores estão incentivando o uso do teclado e principalmente estão de olho nas telas sensíveis a toque.

Acredito que quem utiliza Linux depois de já ter usado outro sistema, não tem problemas com mudanças, principalmente de interface. Claro que pode não gostar da mudança específica, mas não mudar simplesmente porque é uma mudança drástica? Isto é difícil até de aceitar.

Muitos estão falando mal da interface simplesmente por falar. A maioria sequer testou o sistema e consegue “encontrar” defeitos. Outra grande parte utilizou o sistema por um curto período de tempo, menos de 24 horas em alguns casos, e já se acha apto a encontrar todos os defeitos possíveis. Eu estou utilizando o Ubuntu 11.04 desde sua primeira versão alpha e vi muitas mudanças acontecerem para melhor e para pior. Estou gostando de tudo que foi proposto e já implementado? Não, mas na maior parte estou gostando e me adaptando muito bem.

Como usuário, mesmo tendo formação técnica e acadêmica, posso dizer que a adaptação é necessária, principalmente aprender que não temos apenas o mouse para dar comandos para o computador. Existem muitas teclas de atalho que acabam por facilitar a vida muito mais do que a utilização do mouse, e não é necessário decorar estes atalhos, basta pressionar a tecla Super(também conhecida como Windows) que os atalhos mais importantes já aparecerão na barra de aplicações juntamente com seus ícones.

Outra coisa que muito se fala é quanto a produtividade da interface. Estou utilizando a versão Beta 1 no trabalho e em um computador em casa. Minha produtividade não caiu em nenhum dos casos, arrisco até a dizer que no trabalho ela aumentou. Logicamente, é necessário aceitar a proposta de se adaptar ao sistema e não esperar que o sistema se adapte a você.

Muitas pessoas estão também falando mal da interface, mas fazendo seus testes na versão netbook remix 10.10. Este é um erro grotesco, pois na versão 10.10 a ideia foi lançada e o que temos na 11.04 é algo totalmente diferente, embora a primeira vista as interfaces sejam muito parecidas.

Para os deficientes visuais, realmente não tenho uma boa notícia por enquanto. A acessibilidade foi quebrada nesta versão, mas a promessa é de que seja tudo resolvido na versão 10.10 que sairá no final do ano.

Depois de lerem este texto devem estar se perguntando: Você recomenda imediata migração?

Eu respondo que não. Espere, não fique confuso. Toda versão que não é LTS não é recomendada para o dia-a-dia principalmente se utiliza o computador para trabalhar. Estas versões intermediárias entre as LTS são recomendadas apenas para entusiastas que gostam de ter as últimas novidades em mãos.

Poderia entrar em detalhes sobre várias implementações feitas na versão 11.04 até o momento, mas como esta é uma versão de testes, vou aguardar o lançamento final para poder dar uma geral muito melhor.

Publicado em 6 de abril de 2011 | 22 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

22 Comentários

  1. Jcneto disse:

    Acho que o conselho foi ótimo, espere pra ver, assim como as primeiras versões do KDE4 eram um tanto estranhas, essa primeira com o Unity não deve ser mto satisfatório.

    “mas a promessa é de que seja tudo resolvido na versão 10.10 que sairá no final do ano.” Acho que é 11.10 né?

  2. Marcelo disse:

    “falando mal da interface, mas fazendo seus testes na versão netbook remix 11.10. Este é um erro grotesco” acho que é 10.10 não?

    eu uso a 10.04 ficar trocando a cada seis meses não é agradável

  3. Falcão DF disse:

    Mesmo sendo usuário do Ubuntu desde as primeiras versões, e ainda simpatizante de outras distros (como o Arch, por exemplo), estou simplesmente indignado com essa mudança drástica de visual.

    Fiz alguns testes utilizando o Beta 1 e tarefas simples como mudar de uma Área de Trabalho para outra ou abrir vários aplicativos (iguais) maximizados ficaram extremamente trabalhosas. Além disso, engessaram a barra de tarefas: não podemos inserir nada! Também não posso mudar a barra de tarefas para a parte inferior e nem mudar os botões de fechar para o lado direito (essa idéia botões de Fechar do lado esquerdo à la MAC simplesmente odeio…).

    Acredito que o Ubuntu, que entusiasmou o mundo por simplicar o Linux, agora vai afastar ainda mais os usuários iniciantes. Se eles já eram resistentes só em ouvir falar em Linux, imagina com esse Unity…

    Com todo respeito, passo 8 horas por dia trabalhando em um ambiente Windows com barra de tarefas inferior e botões de fechar do lado direito. Pra mim é impossível chegar em casa todo dia à noite e me re-re-re-adaptar a um Ubuntu totalmente diferente. Se alguém conseguir essa proeza, dou meus sinceros parabéns!

    Pra mim só vão restar duas opções: a interface “Ubuntu Classic” ou mudar para o Kubuntu, que tá cada vez melhor…

    • Falcão,

      Eu trabalho mais de 8 horas por dia no Windows e chego em casa e consigo, sem nenhum problema de readaptação, trabalhar normalmente no Unity.

      O motivo de a barra ficar apenas no lado esquerdo é bem simples. Deixando a barra embaixo, se perde um dos motivos de a interface ter sido reestruturada, pois o espaço que se ganha nas telas widescreen acaba por se perder novamente, o mesmo acontece se deixarmos a barra encima.
      Se a barra fosse para a esquerda teríamos sérios problemas com as barras de rolagem. Podemos concluir então que não foi apenas por birra que a barra fica no lado direito.

      O problema de mudar de área de trabalho não consegui entender pois aqui continua praticamente igual com o teclado e ligeiramente diferente utilizando o mouse.

      Você pode adicionar aplicativos na barra de aplicações, basta você clicar com o botão direito no ícone da aplicação, depois de ela aberta e clicar em “Manter no lançador” ou ainda, ao instalar uma nova aplicação selecionar na própria central de programas do Ubuntu para que isto aconteça.

      Sem querer criar flame, mas analisando os pontos que descreveu, vejo apenas a antiga resistência a mudança. Lógico que sei que a interface não vai agradar a todos, apenas aos que derem uma chance a ela, não de um teste rápido, mas realmente usar a interface.

  4. Felipe disse:

    Ah, de qualquer jeito. O Ubuntu não funciona em meu notebook. A internet caia toda hora, não dava pra abrir um site direito, com conexão de 2MB.
    Aí a gente pede ajuda, falam pra instalar um outro programa para internet que piora a coisa.

    Agora, sem acesso a internet (100% sem) pelo ubuntu, eu pergunto: como voltar a configuração original do programa de internet (que ao menos funcionava 10%)?
    É sempre a mesma piada, a internet não funciona com ip fixo ou a internet sem fio não funciona. Com outros notebooks foi a mesma piada.
    Aí eu tento instalar, e para isso tenho que ficar indo na casa de vizinho para puxar alguns .debs, chegar em casa e descobrir que falta dependências!! aí tem que ir, puxar mais debs… e chegar e descobrir que puxou versão incopatível da dependência, e assim por diante… palhaçada.

    O ubuntu parece ser um grande vírus que veio para dar trabalho em vez de solução. e o pessoal fica no seu ouvido: usa! usa! Usa! Aí o troxa vai e tenta.

    Só quem não tem $ mesmo nem cartão para parcelar é que utiliza um sistema desses.

    Ass. Ex usuário Linux.

    • Felipe,

      Você falou, falou, mas não disse nada. Não sei qual é o seu computador, não sei se o problema é com rede cabeada ou sem fio, não sei qual o modelo da tua placa que está dando problema, não sei nem onde procurou ajuda.

      Uma coisa deu para perceber, seu hardware deve ser de má qualidade, ou no mínimo qualidade duvidosa.

      Se quer reclamar aqui, pelo menos tenha pedido ajuda aqui antes, e nos fale onde procurou ajuda também.

  5. mdfiszer disse:

    Instalei o Ubuntu 11.04 quando saiu a versão alpha 3 sem problemas, desde então tenho atualizado ele normalmente com tudo funcionando, porém tem um detalhe que está me incomodando nesta versão. Neste pc tenho Ubuntu 10.10, Mandriva 2010.01, Windows XP, todos sem problemas e quando mando o pc reiniciar a partir de qualquer destes sistemas vai na boa , mas com o Ubuntu 11.04 a reinicialização trava, a luz do dvd, da placa de rede, etc ficam piscando e se ouve um clique persistente no pc, o único jeito de sair disso é desligando o computador. Com os outros sistemas instalados isso não acontece. Vocês tem alguma idéia do que pode ser? Alguém passou por isso? A configuração de reinicialização desta versão é diferente da 10.10?
    Caso este problema não seja resolvido até a data do lançamento, infelizmente terei que ficar na versão 10.10

    • mdfiszer,

      Não passei por este problema nos 3 computadores onde tenho o 11.04 instalado, mas acredito que seja algo ligado a acpi. Não tenho detalhes mas é importante que esse problema seja relatado no launchpad para que seja resolvido.

  6. mdfiszer disse:

    Vou fazer isso então, obrigado pela dica.

  7. Bartolomeu Lemos disse:

    Boa noite Pessoal,

    Gostaria de saber como fazer o download do WPonto, pois nos links postados todos estão com erro.

    Obrigado a todos e parabéns pela iniciativa.

  8. Bartolomeu Lemos disse:

    Boa noite Ivan,

    Muito obrigado pela resposta.

    Pórem não teria como baixar para eu realizar teste.

    Se puder me enviar por favor.

    Agradeço antecipadamente.

  9. Bartolomeu Lemos disse:

    Ivan,

    Você teria algum outro semelhante ao WPonto?

    O Sisponto é legal, porém não consegui me entender com ele direito .. *rs

    • Bartolomeu,

      O wPonto era um fork do sisponto, e infelizmente faz muito tempo que o projeto foi descontinuado, não tenho mais os fontes, mas vou tentar pegar o mesmo em uma empresa onde eu trabalhava.
      Não vai ser a última versão que lancei, terão alguns bugs, mas já vai dar para usar.

  10. Bartolomeu Lemos disse:

    Bom dia Ivan,

    Muito obrigado mesmo.

    A finalidade maior será de teste mesmo, digamos que não será nada de Produção.

    Agradeço antecipadamente.

  11. bmprado disse:

    Desculpe, mas ficou uma duvida em “Toda versão que não é LTS não é recomendada para o dia-a-dia principalmente se utiliza o computador para trabalhar. Estas versões intermediárias entre as LTS são recomendadas apenas para entusiastas que gostam de ter as últimas novidades em mãos”. A 10.04 é LTS, ou estou enganado

  12. bmprado disse:

    Quiz dizer q a 11.04 vai se LTS, ou não

  13. Bartolomeu Lemos disse:

    Boa noite Ivan,

    Poderia me dizer o porque da esse erro no Sisponto quando tento inserir funcionário.

    ” Impossível inserir dados na base de dados! ”

    A unidade eu consegui cadastrar.

    Ah! Se puder me ajudar no Wponto ..

    Obrigado.

  14. Mandrake disse:

    Não utilizei muito, mas já sofri um pouquinho.
    O lado bom é que a barra do Unity fica onde eu utilizava o Docky então deu no mesmo, porém a edição que era facílima no GPanel não é mais onde era.

    A gestão de áreas de trabalho ficou muito mas muito melhor do que era, agora da pra usar diagonal e chegar na area correta facilmente.

    O Panel “absorver” o menu das aplicações me lembrou bem mac, e curti bastante por economizar espaço.

    Achei interessante, mas a travada do GPAnel me deixou chocado.

    Depois vou caçar como jogo ele pra baixo e como add meus CPUs =D

    Belo post.
    Abraço.

Deixe seu comentário

Website