Post 4 em 1

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , ,

É isso mesmo que está escrito no título, hoje o post é 4 em 1. Ao invés de postar várias dicas ao longo dos dias, resolvi fazer esse “pacote”. São duas dicas com relação ao VLC e outra será a apresentação, para os que não conhecem, do Kazam.

Assistindo DVD com menu no VLC

A situação foi a seguinte, há alguns meses atrás, comprei o DVD de UP – Altas Aventuras (filme bacana, quem não assistiu assista) e hoje resolvi assistir novamente pois estava com insônia. Para minha surpresa, o DVD nem sequer saiu da tela de avisos de direitos autorais, ficou ali, congelada, e acabei fechando o VLC. Pensei que poderia ser algo do DVD, então fui na sala pegar um disco da primeira temporada de Friends e o mesmo que ocorreu com UP aconteceu no disco da série. Então comecei a procurar soluções e encontrei uma bastante simples, que é a seguinte. Vá na Central de Programas do Ubuntu e lá, procure por Ubuntu Restricted Extras. Instale. Após isso, rode o seguinte no terminal:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Resolvendo possível Erro 404 na hora de instalar o VLC

Quando eu fiz a instalação do 11.04 no meu notebook em dual boot com o 10.10 e fiz a primeira atualização acabou que uma dessas atualizações, mais precisamente a do plymouth, interferiu no meu 10.10 deixando o mesmo quase impossível de ser utilizado. Resolvi por formatar meu notebook, pois nada do que havia tentando funcionou. Por esquecimento, não salvei todos os meus arquivos de instalação – utilizando o APTonCD – num CD e acabei perdendo tudo. Depois de alguns instantes, acabei a instalação, iniciei, coloquei um xorg pra minha placa e voltei a iniciar o sistema. Quando fui instalar o VLC me deparei com um problema: ao final do download, um arquivo de exatos 126kb deu erro, dizendo que não pode ser encontrado. Até aí tudo bem, baixei o código fonte do VLC e tentei compilar, coisa que não obtive sucesso. Utilizei primeiramente o Build Essential, e em seguida um que tem no tutorial de instalação do próprio programa. Não deu certo e então começou o desespero… No Totem, não consigo rodar DVD algum, então necessito do VLC pra tal. Até que em um momento, lembrei que alguns meses antes, tinha ocorrido a mesma coisa, por causa de uma queda nos servidores aqui do Brasil, então o que fiz foi simplesmente trocar o servidor dos repositórios do Brasil para o principal. Como se faz isso? Simples… Vá no Gerenciador de Pacotes Synaptic, digite sua senha de administrador e em Configurações vá em Repositórios e no campo Baixar de troque de Servidor – Brasil para Servidor principal. Clique em Recarregar e pronto, instale o VLC normalmente.

Removendo todos os pacotes do kubuntu-desktop

Resolvi eu mais uma vez por pura teimosia instalar o pacotes kubuntu-desktop em meu 10.10 para ver todos os avanços, mesmo sabendo da quantidade exorbitante de pacotes que há para ser instalado. Para variar, após alguns instantes de utilização me arrependi, pois a interface acabou ficando muito lenta. Daí, voltei ao Gnome e por lá no terminal digitei sudo apt-get remove kubuntu-desktop e ele disse que vai remover o pacote de mesmo nome. Mas aí fica um grande problema… E os pacotes instalados com o kubuntu-desktop? Todos eles, tirando o de mesmo nome, ficam instalados na máquina. Mas descobri um modo de removê-los, que resolvi compartilhar aqui no Ubuntero. Vá no Synaptic e lá procure por kdebase e uma lista de pacotes será mostrada. Marque todos ali para remoção completa e quase pronto, terá todos os pacotes do KDE removidos. Agora para que não ocupem espaço em disco, basta que utilizem um simples comando no terminal:

sudo apt-get autoremove

Kazam, um excelente gravador de desktop

Fiz um comentário no post do Renato Monteiro (que me perguntou se uso o beta 1 no 11.04 e sim, eu uso, inclusive, depois irei demonstrar o Unity 2D no beta 1) sobre o Recordmydesktop acerca do Kazam e então para apresentar o programa a vocês resolvi colocá-lo nesse post. Como o Kazam não faz parte dos programas que estão nos repositórios oficiais do Ubuntu, para instalá-lo basta que rode o seguinte num terminal:

sudo add-apt-repository ppa:and471/kazam-daily-stable && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade && sudo apt-get install kazam

Assim que instalado, o programa se encontrará no menu multimídia do Ubuntu. É descomplicado para utilizar. Abra o Kazam a a tela vista será essa:

Selecione a segunda opção para ter o áudio também gravado. Outra coisa é que o Kazam tem um editor próprio pra seus vídeos. Quando terminar seu vídeo, selecione a segunda opção no menu que abrir, e ele será salvo em .MKV e na primeira opção para abrir o editor do programa. Fica aqui concluído esse post, espero que tenham gostado.

Publicado em 5 de abril de 2011 | 2 Comentários

Anderson Henrique

Anderson Henrique

Estudante de programação onde aprende tudo pela internet, também é nerd e sonha criar uma distribuição Linux que seja tão intuitiva quanto o Ubuntu. Esporte predileto: tentar converter as pessoas a usarem Linux em especial Ubuntu... mesmo que com pouco sucesso.

Mais posts do autor (24)

2 Comentários

  1. Ótimo post e obrigado pela referência.
    Vou testar o Kazam quando chegar em casa.
    Abraços.
    Meu twitter é @renatobluesboy

  2. Renato Monteiro disse:

    O repositório do KAZAM está fora.
    O mantenedor do ppa deve estar atualizando alguma coisa :-(
    abraços

Deixe seu comentário

Website