Versões LTS, continuar ou não?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Dia 28 de Abril chegando, lançamento de mais uma nova versão do nosso querido Ubuntu.

Muitos usuários e entusiastas assim como eu não aguentaram esperar e já instalaram a versão Beta, alguns já usam desde a versão Alpha.

Mas muitos também perguntam: E a versão LTS? Continuo nela ou não?

Bom, isso depende do ponto de vista e necessidade de cada usuário.

Para quem quer ter todos os softwars atualizados e as últimas novidades disponíveis, podem atualizar para a última versão. Mas o legal do Ubuntu em geral, é que mesmo com a versão LTS, nada impede que você também instale as novidades. Todas estão disponíveis nos repositórios e você tem a total liberdade de deixar o sistema com a sua cara. Você poderá até mesmo deixar ele idêntico a última versão.

Mas aí vem a pergunta? Qual a vantagem e a desvantagem de ficar com o LTS fazendo isso?

Respondo: Estabilidade e maior tempo de suporte.

Essa é a maior vantagem de usar versões LTS, pois tem um suporte maior e maior estabilidade em relação as outras versões. Como o linux em geral me dá total liberdade para fazer a modificação que eu quiser no sistema, posso usar uma versão mais antiga e deixar ela igual a nova sim.

Claro que um software ou outro pode não funcionar com o mesmo desempenho devido a algumas bibliotecas serem mais atualizadas, mas posso ter certeza que meu sistema estará estável e seguro.

Agora, se não ligam para estabilidade, ou suporte a longo prazo, pode e deve instalar a última versão disponível. Não quero dizer com isso que a última versão não é estável, mas como é recém lançada devemos ficar atentos caso algum bug ou problema maior aconteça.

Não devemos esquecer também, que muitas mudanças estão acontecendo de uma versão para a outra. A principal delas é a polêmica interface Unity. Digo polêmica pelo fato de muitos odiarem e muitos também a amarem. Assim também foi quando os botões passaram do lado direito para o lado esquerdo. Hoje não vemos mais comentários sobre os botões. Provavelmente assim também será com o Unity daqui a algum tempo. O KDE 4 também passou por essa mesma fase na época de seu lançamento, e hoje muitos que o criticaram usam normalmente.

O Ubuntu está em fase de mudanças, mas é porque está querendo mostrar para o mundo que tem identidade própria e não precisa copiar nenhum outro sistema ou interface para mostrar que pode chegar lá.

O resto? É questão de adaptação. Claro que tem muita gente que não quer se adaptar e prefere deixar as coisas como estão, devemeos respeitar a opinião desses usuários também. Pois como dito antes, o Ubuntu nos dá a total liberdade de fazermos o que quisermos de modificações no sistema.

E você? Vai continuar nas versões LTS ou não?

Espero que tenham gostado do artigo.

Um grande abraço a todos.

Autor: Rodrigo Namias

Publicado em 24 de abril de 2011 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Acho que só vou atualizar para a versão 11.04 quando comprar meu notebook novo. Eu testei um dia desses o Unity e não gostei muito, dizem que, muita gente vai mudar de opinião…vamos ver, tomara que sim rsrs

    Abraço!

  2. Na obscuridade da idade média, quando eu ainda utilizava o windows, vivia sofrendo do angustioso mau da ansiedade das contínuas atualizações – tanto de segurança como de versões. Encontrei descanso no Linux para isso, mas só até conhecer o Ubuntu. Você passa seis meses tentando deixar o desktop com a sua cara e quando pensa que conseguiu surge uma nova versão e tudo começa novamente.
    Cansado disso resolvi voltar ao bom e velho Debian, onde configuro como quero e não me preocupo com atualizações durante uns dois anos (só com as de segurança, mas isso o update manager resolve por conta própria). Até porque, sistema operacional foi feito para nos servir e não o contrário.

  3. Ricardo disse:

    vai ser c/ uma dor no coração que vou migrar do excepcional, Ubuntu 10.04LTS p/ o 11.04, muito mais por causa de já ir começando a me adaptar a uma nova realidade de interface. mas hoje, dia sou um adepto das versões LTS do Ubuntu.

  4. JoseRenan disse:

    Nunca consigo ficar muito tempo com a mesma versão da distro ou com a propria distro, a versão 10.10 usei uns 3 meses então instalei o openSUSE e dia 30 (o dia que eu vou ter um tempinho) instalarei o 11.04, como tenho a partição home separada não estou meas e configurações q serão perdidos, até gosto de ficar baixando e instalando os programas (estranho, não?).
    Poderia ter ficado com o LTS, mas curto novidades. E outra, na minha opinião 6 meses é pouco tempo para o desenvolvimento, podia ser de 8 em 8 meses ou até mais.

  5. Bezerra disse:

    Concordo com você. Baixei o 11.04 e fui testar o tal de Unity. A gente minimiza e quando abre o navegador, a página vem junto. Ouço muitas rádios online e não gostei. Dei uma olhada no São Google e voltei com o bom e velho Gnome. Ícones, eu sempre usei o do 7.10, Tema, ídem. Gosto muito daquela cor amarelada, não sei bem. Então, assim que ponho a nova versão, corro pro Synaptic e atualizo e faço do meu jeito, até a Canonical dispuzer.

  6. JosephDiniz disse:

    Acho que sou um dos poucos pacientes aqui.

    Desde do 8.04 adotei a regra de só utilizar as versões LTS e tenho me mantido assim.

    Infelizmente minha vida atual não me permite ficar instalando um novo sistema a cada seis meses ( caso contrário continuaria no windows :P) por isso gosto da sensação de segurança e tranquilidade que os LTS me passam e, aliado a uma boa lista de PPAs, mantenho os meus programas de uso sempre atualizados, novinhos em folha.

  7. Ramon disse:

    Eu estou tirarndo o Windows do Meu Pc hj e deixando somente o Ubuntu vou testar o 11.04 e se eu naum gostar ou ele naum parecer estavel eu fiko com o 10.04LTS ateh sair o12.04LTS
    muito obrigado por tirar minha Duvidas

    Amo o LINUX

  8. Denilson Villar disse:

    Hoje eu quero sossego, por isso só uso as versões LTS. E, como amigo acima, utilizo as PPAs para manter o sitema o mais atualizado possível. Agora, instalar uma nova versão, somente em 2013!!

Deixe seu comentário

Website