Indicador de Uso de CPU, Memória e Rede no Ubuntu 11.04

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

OBS: O PROGRAMA PODE CAUSAR VAZAMENTO DE MEMÓRIA OCASIONANDO UM USO DE MEMÓRIA EXORBITANTE PELO COMPIZ.

Uma das coisas que me desagradou no Ubuntu 11.04 foi exatamente não ter um applet para visualizar em tempo real o que estava acontecendo com meu processador, memória e rede. Hoje, foi divulgada uma solução que mostra apenas os gráficos, sem tooltip com velocidades e porcentagens, que descrevo abaixo:

Indicador de uso de cpu, memória e rede

Por enquanto não existe um PPA para  a instalação dos pacotes mas basta fazer o download do arquivo conforme a sua plataforma:

Depois de feito o download, dê um duplo clique no arquivo .deb baixado e clique no botão Instalar. Depois de instalado pressione a tecla Super e solte e digite System Load Indicator. A primeira, e provavelmente única, opção que aparecerá será a aplicação que deve ser iniciada.

Caso saia um PPA eu volto a postar informando a todos.

Fonte: Web Upd8

Publicado em 3 de Maio de 2011 | 11 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

11 Comentários

  1. Vitor Gatti disse:

    Muito obrigado por essa ótima notícia! Aos poucos vou me acostumando com o Unity… estou realmente dando uma chance pra essa interface gráfica agilizar minha produtividade… se isso não acontecer, paciência, volto pro GNOME :)

  2. Rodrigo disse:

    Faço minhas as palavras do Vitor… Esta um pouco complicado acostumar com essa nova interface. O pesoal de desenvolvimento do Ubuntu poderia pelo menos habilitar o posicionamento livre da barra e do lançador ou melhor ainda, permitir que a barra fosse “ocultada” como o lançador.

  3. Wadilson disse:

    Instalei o novo Ubuntu 11 em meus dois desktops, no netbook e laptop, de uso pessoal; e também no computador que uso na empresa.
    Depois de muito penar, consegui rodar e inicializar o Screenlets, programa escrito em Python que coloca widgets na tela, à maneira do Conky, mas muito mais bonitos (apesar de bem menos personalizáveis)

    Em todas as máquinas tive vários problemas. O sistema apresentou-se um pouco instável, vários bugs, sempre dá erro no tratamento das janelas.
    A falta de personalização em muitos itens irrita. Muitos programas estáveis deixam de funcionar ou apresentam erros, pela maneira diferente com que o Ubuntu 11 usa pastas ou desenha a tela. E lá vamos nós mudar parâmetros, scripts, instalar novos repositórios, hackear enfim.

    Enfim, não fiquei satisfeito nem contente com o novo 11.04 ; espero mesmo que esses erros sejam minimizados com as atualizações e que no 11.10 o sistema se mostre muito mais estável.

    Além do Screenlets, é possivel ainda instalar os indicadores de sensores (precisa instalar o sensors), de clima e indicador de memória e uso de CPU.

    Esses três são descritos nesses links:
    http://www.webupd8.org/2011/04/indicator-sensors-displays-cpu.html
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/02/indicator-weather-puts-temperature-on-panel/
    http://blog.mypapit.net/2011/04/cpu-and-memory-monitor-on-ubuntu-panel-and-unity-on-ubuntu-11-04-natty-narwhal.html
    Assim como todo o resto, no Ubuntu 11.04 esses indicadores até funcionam, mas sempre aparece um bug aqui ou ali, além de ter que mudar muitos parâmetros originais, para que os programas achem o caminho de casa e possam rodar a contento.

    Em algumas dessas minhas máquinas terei que fazer a instalação limpa do Ubuntu 10.04 , pois são usadas para desenvolvimento e trabalho, e os bugs são tantos que atrapalham o rendimento.

    Saudações

    • Wadilson,

      Só aconselho a nunca instalar uma versão não LTS em um computador que você usa e depende para o trabalho.

      O sistema ainda tem alguns bugs chatos mesmo, a mudança de paradigma foi muito grande, algumas coisas nem precisamos tanto mas estamos tão acostumados a fazer que parece que nos tiraram um braço, outra são importantes mesmo e também acredito que não precisavam ter tirado.

      Como não é uma versão LTS, tenhamos paciência, pois ela está no mercado exatamente para ser testada e alterada para a próxima LTS.

      Não podemos esquecer de citar os problemas no launchpad ou no askubuntu.com.

  4. Wadilson disse:

    Ivan, que rápida a resposta!

    Vc tem toda a razão. No computador na empresa fiz uma aposta, mas perdi. Enfim, confiei demais. Afinal, em todas as atualizações sempre tive gratas surpresas e recebi muitas melhorias.

    Os erros que tenho visto me parecem, na maioria, relacionados ao X.

    Ah. e os problemas estão sendo relacionados no Launchpad sim, obrigado!

  5. wbalves disse:

    Senhores, estou fazendo o download em 64 mas na instalação diz erro interno! O que será?

  6. Bruno Emanuel disse:

    Já saiu o ppa.
    ppa:indicator-multiload/stable-daily

    Ou
    deb http://ppa.launchpad.net/indicator-multiload/stable-daily/ubuntu natty main
    deb-src http://ppa.launchpad.net/indicator-multiload/stable-daily/ubuntu natty main

Deixe seu comentário

Website