Ubuntu 11.10 sem Synaptic

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Ícone da central de programas do UbuntuSe você é da antiga deve gostar de usar o Synaptic e não a Central de Programas do Ubuntu. Para você tenho uma má notícia, o Ubuntu 11.10 não trará o Synaptic em sua instalação padrão.

No lugar teremos apenas a Central de Programas do Ubuntu, que deve ser redesenhada e as funções do Synaptic, que ainda não estão presentes na Central de Programas, devem ser implementadas para.

Se mesmo assim você não se acostumar a usar a Central de Programas, não fique triste, o Synaptic continuará disponível nos repositórios e poderá ser instalada via “apt-get install synaptic” ou pela próprioa Central de Programas do Ubuntu.

O que nos resta por enquanto é aguardar pelas implementações na Central de Programas do Ubuntu para ver se ele consegue substituir com a mesma qualidade este ancião do gerenciamento de pacotes.

Publicado em 24 de junho de 2011 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. Anderson Henrique disse:

    Eu tinha ouvido rumores de que o Synaptic iria sair já agora na versão 11.04, o que seria estupidez, pois a Central de Programas do Ubuntu, não chega nem perto do bom e velho Synaptic. Mas se suas funcionalidades forem implementadas de fato na Central, não vejo problema na retirada.

  2. Filipe Nogueira de Souza disse:

    Cara a idéia da central de programas é legal mas a central não se compara ao Synaptic que é muito melhor na minha opinião eles deveriam implementar as funcionalidades do Synaptic na central primeiro e manter os dois para ver a reação dos usuários..

  3. nerdsabetudo disse:

    usei muito o Synaptic no passado quando não havia a central de softwares como a conhecemos. Hoje nem lembro mais qual foi a ultima vez que em que usei o Synaptic. O mesmo não vai fazer falta como default no sistema e para aqueles que desejarem será só instalar pela central de programas visto que continuara nos repositórios.

  4. O problema é que a Central de Programas é lenta, se comparada ao Synaptic… mas se ainda estiver nos repositórios está bom.
    O mesmo digo para o Ubuntu classic, tomara que esteja disponível nos repositórios ou com alternativa na instalação default também… nem todos gostam tanto assim do Unity.

  5. Quem realmente é das “antigas” usa aptitude. Synaptic sempre foi inferior e nunca teve vantagem alguma – exceto talvez a interface gráfica. A burrice dele é comparada a do apt-get – que não é lá muito esperto para resolver dependências quebradas, diferente do aptitude e do smart (http://labix.org/smart) que tem motores melhores para resolver dependências.

    Eu acho que esse POG ambulante vai tarde. Se é pra fazer algo gráfico, faça, mas não faça mais do mesmo como é o synaptic.

  6. Olnei Araujo disse:

    Até o alpha 3, o synaptic continua firme ! Esta mudança não deve ocorrer nesta versão.

  7. clodoaldops disse:

    Synaptic não tá fazendo falta no ubuntu 11.10!

  8. xGrind disse:

    Até hoje uso o Synaptic e prefiro ele. A Central de Programas ajuda no caso de você não saber o nome de algum programa, ou quiser ver comentários a seu respeito.
    O Synaptic mostra o que irá ser instalado, como os ‘recomendados’, por exemplo, e também podemos remover configurações que não usamos mais. A Central de Programas ainda não tem isso.

Deixe seu comentário

Website