Canonical no Fisl 2011

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Passado o Fisl 2011 e novamente eu não pude estar lá, mas o twitter está aí para informar a todos nós em tempo real.

Algumas palestras elogiadas, também muitos eventos comunitários, mas o que mais me chamou a atenção foram alguns relatos sobre mal atendimento no stand da Canonical.

Entrei em contato com as pessoas que relataram os problemas para me darem mais detalhes para então divulgar no blog. Um dia se passou e estas pessoas não me enviaram detalhes.

Curiosamente a Canonical, através de um funcionário e organizador do stand, entrou em contato rapidamente escrevendo o seguinte:

“Olá,

Me chamo Mauricio Pretto e acompanho seu blog regularmente, desde ontem vim acompanhando a questão do destratamento de usuários no fisl pelo twitter, mas como não tenho uma conta só consegui acompanhar lendo as informações, vi que você se interessou pelo acontecido então resolvi lhe contar o meu lado, pois fui o responsável pela organização do evento na Canonical.

Vamos lá há alguns fatos.

Primeiramente apoiamos diretamente a comunidade no fisl e em outros eventos, nunca fazendo destratamento com ninguém, no fisl por exemplo demos para a comunidade Ubuntu-BR:

Durante o evento distribuímos no stand da canonical sem fazer qualquer filtro mais de 1500 cd’s , 500 porta crachás, pen-drives, etc …..

Não houve nenhuma regra para atendimento diferenciado, demonstramos no nosso stand equipamentos rodando ubuntu para todos.
Se houve qualquer destratamento de alguém faço questão de ter contato com a pessoa para entender o que aconteceu e poder ajudar.

Os usuários do ubuntu são a alma da canonical e nunca iremos tratar alguém com descaso estaremos sempre próximos para apoiar e incentivar as iniciativas da nossa comunidade, e a primeira participação da canonical no FISL só vem reforçar o quanto o Brasil é importante para nós.

Abraço”

Logo depois o Andre Noel também me escreveu um relato que acredito, pode ter dado origem ao “mal atendimento”, mas acho totalmente aceitável. Segue o email que o Andre me enviou:

“O FISL foi show de bola, e no Ubuntu-BR estávamos com uma equipe bem reduzida, mas foi muito bom.

Eu não conhecia o pessoal da Canonical pessoalmente, e o Maurício, que é o responsável, eu nunca tinha conversado com ele.

Quando cheguei, passei só para dar um “oi” e ele já me deu diversos brindes para distribuir entre a comunidade.

Eles querem dar atenção à comunidade, mas o foco deles são os negócios. Afinal, a Canonical não é o Ubuntu, a Canonical é a empresa.

Apesar de eles terem poucos brasileiros no stand da canonical (curiosamente ninguém quer conversar com os gringos :P), vi o tempo todo eles atendendo a usuários e curiosos, além dos contatos empresariais que faziam. Mas eles tinham muita coisa a tratar. Várias vezes eu quis falar com o Maurício e ele estava que nem o papa-léguas, resolvendo um monte de coisas, conversando com um monte de gente… Consegui conversar mesmo só quando eu estava indo embora e o fisl já estava vazio.

Além disso, uma coisa que aprendi em outro FISL: Num evento de 5 mil pessoas, você não consegue garantir que são 5 mil pessoas de boa índole. Com isso, “levaram” algumas coisas do stand da canonical (mouses, equipamentos). Daí o Maurício teve até que colocar seguranças lá para cuidar enquanto não estavam e isso pode ter contribuído a essa visão de que não se podia mexer em nada. E também tinha material delicado e caro.”

Atualização

Abaixo um vídeo mostrando a distribuição de brindes no stand da Canonical.

Ainda estamos com as portas abertas caso alguém tenha alguma reclamação para fazer, afinal, este blog é da comunidade.

Publicado em 4 de julho de 2011 | 6 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

6 Comentários

  1. Eu vi a sua chamada no twitter quanto ao destratamento do pessoal da Canonical, mais não tive tempo de mandar a minha versão.. Eu entendo que a Canonical estava bem apurada com o pessoal. Quanto aos CD’s eu consegui um com o Andre Noel e foi sem problemas, ele ainda falou: “É claro, estai”… Quanto a Canonical a mocinha que estava a frente falou que CDs era somente para empresas, não culpo ela, pois estava seguindo ordens.. Depois de algum tempo conversando com ela, ela falou: “Pega aqui mais não fala para ninguém que eu te dei o CD”… Mais isso é só um detalhe..
    A coisa que mais me deixou estrigado foi com o Celular que estava conectado num dock em exposição.. Tinha um teclado/mouse ligado nele(ou pelo menos parecia que estava), só que não funcionou. Foi então que uma amiga pegou ele na mão para ver, no mesmo momento chegou um cara(cujo o nome eu não sei, mas posso identificar por foto, lembro bem da carra dele) e pegou da mão dela, disse: “Não pode tirar daqui” e virou as costas sem mais nem menos.
    Ele poderia ter ao menos explicado o que era, ou sei la.. Pelo menos ser educado. Ou se não era para mexer mesmo, simples, coloque um papel escrito: “Favor não mecha”, nem isso tinha.

  2. Mauricio Pretto disse:

    Oi Laercio,
    Vou tentar me informar quanto ao que aconteceu exatamente quanto ao fato do teclado, tivemos alguns problemas com o equipamento que chegou a sumir por alguns minutos, pois era um teclado e mouse sem fio, mas não é motivo para ser indelicado, pelo qual lhe peço desculpas em nome da Canonical.
    Quanto ao cd’s, como distribuímos +/- 1700 (entre o stand da Canonical e do ubuntu br) em alguns momentos tivemos que segurar a distribuição, pois tivemos mais de 7000 pessoas no evento para 1700 cds, talvez o que lhe foi dito foi para não ser indelicado.
    Fico a disposição para algo mais que queira nos contar, e peço desculpa novamente .

    Abraço
    MP

  3. Boa iniciativa.

    Desde o começo no twitter eu me manifestei contra os que disseram que a Canonical e sua equipe destratou mal os que estavam na FISL.

    Até fui chamado de ” puxa saco”, o quanto ao meu comentário. Mas desde o começo eu ja sabia que a equipe era reduzida (como esta no meu twitter @aprigiosimoes).

    Mas eu, ja sendo informado por tudo o que acontecia, mesmo não estando ali, ja sabia que a equipe era reduzida e que não poderia dar conta de tantas pessoas.

    É claro que, devemos entender que de 10 pessoas alí presentes, 9 conhecem o Ubuntu e pelo menos 6 são usuários de Ubuntu ou ja foram. Se tratando de um evento que atrai praticamente o maior público de usuários e administradores de Linux.

    E é evidente que o stand da Canonical fosse o mais procurado, eu mesmo teria o stand como o primeiro lugar para ir visitar.

    Gostaria de parabenlizar a Canonical por estar lá e eu confio que o investimento de hoje no Brasil, esta sendo muito importante, desde que vale lembrar, que o mercado de TI, preferecialmente do Ubuntu, tem crescido bastante nas empresas e para com o usuário, em favor da comunidade Ubuntu.

    Meus parabens a equipe do Ubuntu-br e da Canonical.

    Obrigado;

    Aprígio Simoes

  4. Mauricio Pretto disse:

    Obrigado pelo apoio Aprigio!!!

  5. maudy disse:

    Desencontros e equívocos. Nada mais que isso. Bola para frente, moçada.
    Parabéns a Canonical-BR pelo esfoço e trabalho no FISL11
    É nóis.

Deixe seu comentário

Website