Falha no Startup Manager no Ubuntu – e a solução: GRUB Customizer

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Os que fizeram a última atualização do Kernell do Ubuntu 11.04 ontem (14 de julho) e utilizavam o “startupmanager” para configurar o GRUB notaram que o mesmo não funciona mais neste Kernell.

Ou seja, ao inicializar um computador com dual-boot (no meu caso, Windows + Ubuntu) o sistema livre ficou novamente como padrão para inicialização e o startupmanager não consegue mais reconfigurar. Resumindo: o startupmanager NÃO funciona nesta versão do Ubuntu, com o Kernell atualizado.

Um pouco de história
Lá pelos idos de 2008-2009 quem utilizava o Ubuntu configurava o Grub editando o arquivo “menu.lst” e ali (em um arquivo texto) definia qual era o sistema padrão para inicializar. Mas com as novas versões do Ubuntu veio o Grub2 e este arquivo não é mais editado da mesma forma, tornando o processo um pouco mais complicado (nem o explicarei aqui). Então os usuários passaram a utilizar o Startupmanager.

A SOLUÇÃO

Graças a Deus temos uma comunidade muito interativa e colaborativa, e pesquisando um pouco na Web eu encontrei a solução e aqui replico para vocês (até porque a encontrei em um site que ainda não conhecia).

1)Abra um terminal e adicione o seguinte repositório:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer

2)Atualize os repositórios:

sudo apt-get update

3)Instale o software:

sudo apt-get install grub-customizer

O aplicativo se tornará disponível em: Acessórios > Ferramentas de Sistema > GRUB Customizer. Se você está utilizando o Ubuntu Natty com o Unity, aperte “super” (a famosa tecla “Windows”) e na caixa de texto digite “grub”. Ele aparecerá logo abaixo.
Agora, dentro do aplicativo, você terá todas as configurações do GRUB, além de ter opções como colocar imagem no fundo de tela, modificar as cores, o tempo de espera e muito mais.

Todos os créditos vão para:
http://www.dihitt.com.br/barra/como-configurar-o-grub-utilizando-a-interface-grafica-no-ubuntu

Por que utilizar o dual-boot?

Meu caso é bem simples: eu utilizo Linux há três anos e nele faço tudo o que preciso, em nível profissional e pessoal. Porém, minha esposa prefere o Windows e para ela eu quis deixar as coisas bem simples: ela liga o computador e entra direto no sistema que ela deseja sem precisar intervir no teclado com nenhuma instrução. Mas para outros casos, muitos desenvolvedores trabalham com softwares para as duas plataformas e necessitam do dual-boot. Outra necessidade, por exemplo, é o mercado de trabalho (uma grande porcentagem ainda utiliza Windows somente).

Observação: não preciso nem lembrar que as melhores distros Linux enxergam as partições NTFS do Windows.

Abraços a todos, e fiquem com Deus.

Twitter: @renatobluesboy

Publicado em 15 de julho de 2011 | 13 Comentários

13 Comentários

  1. Marcelo Alves disse:

    Sobre o GRUB Customizer, escrevi na Wiki do Portal Linux Mint Brasil um artigo que pode complementar esta dica. Confiram em: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/grub_customizer.

    Outra (ótima) opção, que, aliás, é a que eu uso, é o BURG. Sobre ele, escrevi aqui: http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/burg

  2. Valderei disse:

    Cara, to com o mesmo problema, só que maior…meu ubuntu 10.10 quando incia aparece apenas o wallpaper, mais nada…e tava tudo bem redondinho, ontem de manhã fiz a atualização e foi pro espaço…
    O que posso fazer para reverter??? Nada, to pensando em reinstalar o sistema outra vez..uso em dualboot com win7..esse ta tudo ok…

    Um abraço e gostaria de saber qual caminho seguir.

  3. Bom não passei por essa situação, até pq estou com o Ubuntu 11.04. Mas em todo o caso, quando vc usa dual-boot ele é gerenciado pelo GRUB, ok? vc não consegue entrar em versões anteriores do Kernell?

  4. Klaibson disse:

    Boa Noite.

    Meu nome é Klaibson e consegui seu link através do blog Espaço Liberdade.

    Quero propôr uma troca de links entre meu blog http://www.broffiparaleigos.org e o seu.

    Caso aja interesse, escreva para klaibson@gmail.com

    Aguardo breve retorno.

  5. Klaibson,
    seu blog já está nos links do freelinux-br.blogspot.com. De qualquer forma estou te enviando 1 email tb, como pediste.
    Um forte abraço!
    Renato.

  6. Rafaell Rocha Guimarães disse:

    Olá.
    Tive problemas na instalação. Recebi a seguinte mensagem no terminal: “Err http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty/universe libhal1 i386 0.5.14-5+svn1
    404 Not Found
    Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/h/hal/libhal1_0.5.14-5+svn1_i386.deb 404 Not Found
    E: Impossível buscar alguns arquivos, talvez executar apt-get update ou tentar com –fix-missing?”

    Alguém pode me ajudar??

  7. Rafaell Rocha Guimarães disse:

    Olá, Renato.
    Bom, eu adicionei o repositório pelo terminal, mas não adiantou. Eu também instalei o Burg, porém não consegui instalar o gerenciador, para que pudesse colocar o Windows como preferencial. Sendo assim, eu peguei o meu CD e reinstalei o Ubuntu. Quando eu conseguir instalar o customizer, aí eu atualizo o kernel novamente.

  8. Tzeverino disse:

    Muito bom este post. A maioria das coisas que tem na internet sobre isso ja estão um pouco desatualizadas.

    Valeu, Renato!

  9. murilo disse:

    pessoal não consigo salvar as alterações no grub customizer, alguem pode me ajudar? ele pede para eu entrar como root, mas mesmo como root ele não permite salvar

  10. Marcelo Brito disse:

    Muito Obrigado!! já estava puto da vida aqui! uhehue