Ubuntu 11.10 alpha 3

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

A próxima versão do Ubuntu já está em desenvolvimento a algum tempo e hoje vamos dar uma olhada no que já temos pronto, ou quase pronto.

No vídeo abaixo podemos ver a nova tela de login que agora roda sobre o LightDM e não mais sobre o GDM. Também podemos ver o novo menu do Ubuntu que foi novamente reformulado mas segue o mesmo esquema do Ubuntu 11.04, alteração do alt+tab que pessoalmente não gostei e o me-menu que foi retirado. Foram adicionadas funções ao menu de desligar, ainda acho que estas funções estão no lugar errado.

Veja o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

Publicado em 15 de agosto de 2011 | 19 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

19 Comentários

  1. Glauco disse:

    Sobre o que você chamou de “menu de desligar”, não acho que as opções adicionadas estão no lugar errado, pois isso não é o “menu de desligar” é o menu de sistema, então o que eu acho que está errado é o ícone, não as opções.

  2. Olnei Araujo disse:

    Aqui para nós, ficou muito agradável o visual!

  3. nerdsabetudo disse:

    a evolução da versão 10.10 (que uso) para a nova 11.10 está acontecendo a passos largos. Legal ver o Ubuntu em busca da sua personalidade e se distanciando das demais distros que são apenas um kernel Linux com GNOME ou KDE.

  4. Julio Brito disse:

    Eu ainda não consigo conceber essa barra lateral que fica constantemente visível ao lado esquerdo. Na minha opinião é uma falha terrível no design do unity. Ela deveria aparecer somente quando o mouse passar pelo canto esquerdo, além de poder ser reposicionada.

    • Julio,

      A barra fica visível apenas se nenhuma janela ocupar aquele espaço, com janelas maximizadas ou que estejam posicionadas naquela região a barra só aparece com o mouse sendo posicionado ou pressionando a tecla Super.

  5. Julio Brito disse:

    Justamente. Só some se algo ocupar seu espaço no canto esquerdo. Deveria ser o contrário. A barra incomoda. É uma opinião pessoal. Comparando com o gnome 3, essa barra só aparece quando a tecla super é pressionada, dessa maneira o desktop se torna muito mais espaçoso. O unity é vantajoso para displays pequenos de netbook. Em um monitor de 22 polegadas(que é o meu caso) se torna horrível.

    • Julio,

      O contrário seria aparecer sempre, mas é sua opinião e eu respeito. Agora dizer que o Gnome 3 é mais espaçoso é um grande exagero, tem a barra de título da aplicação e dos menus que ficam sempre ali e ocupam mais espaço, principalmente em monitores widescreen.
      Já usei o Unity em monitores de 22 polegadas mas não achei horrível, achei naturalmente confortável, mas continuo respeitando a sua opinião.

  6. Julio Brito disse:

    Não, o contrário seria aparecer quando o mouse atingisse a posição esquerda da área de trabalho, Ivan.

    A barra de título das aplicações estão presentes assim como no ubuntu, só não se fundem com a barra superior(o que virá na versão 3.2 em setembro).

    Venho usando o ubuntu desde o Dapper e achei o unity uma regressão total de design, não de funcionalidades.

    Também respeitando sua opinião claro.
    Acredito que a Canonical está no caminho certo em querer sua própria identidade e o seu próprio shell, mas precisa investir mais no desenho.

    Tamém respeitando sua opinião

  7. Julio Brito disse:

    É como você disse, uma questão de gosto, mas acabei achando o gnome shell mais leve(em termos de desenho)

    http://browse.deviantart.com/?qh=&section=&global=1&q=gnome3+themes#/d3erqkz

    • Eu utilizei o Gnome Shell no Fedora por alguns dias e não gostei do visual e de outras coisas, o que gostei foi do sistema de notificação que poderia muito bem ser copiado para o Unity.

  8. Julio Brito disse:

    Eu também usei com o fedora. O caso sendo fedora uma distribuição muito “enxuta” e gnome shell estar no princípio.
    Existem coisas que não gosto também. Para o ubuntu ficar perfeito só faltam alguns detalhes, sendo essa barra lateral um deles. Precisa de polimento.

  9. leandro disse:

    o buntu deveria lança jogos ai sim ele acabaria com a microsoft

  10. leandro disse:

    se vc esta lendo esse comentario criadores de linux faz jogos do windows xp para linux leia minha mensagem tenho esperaça que esse dia VAI CHEgA POR FAVOR NAO DEMORE o que vc esta esperando lança em 2012 isso seria bom e muito bom o linux ia crecer mais

    • Leandro,

      Seu texto está muito confuso, mas acredito que entendi o que quis dizer.
      Seu recado tem que ser dado aos desenvolvedores de jogos e não aos desenvolvedores do Linux, ou você acha que são os desenvolvedores do Windows que desenvolvem os jogos para a plataformas deles?
      Mande emails e se manifeste nas redes sociais direcionando seus comentários para as empresas que desenvolvem os jogos, senão seu grito será ignorado.

  11. Allan disse:

    Acabei de baixar o alfa 3 do para testar, mas está diferente da versão do vídeo, nao aparece o LightDM nem o novo menú, poderia me informar de onde baixou eu baixei do seguinte endereço:
    http://cdimage.ubuntu.com/releases/oneiric/alpha-3/

    De onde baixou a iso do vídeo?

  12. Allan disse:

    Valeu pela dica Ivan, vou aguardar a versão beta.

    Mas só por curiosidade, seria instalar a esta versão que eu tenho usar o gerenciador de atualizações?

    • Allan,

      Eu costuma fazer pela linha de comando com os comandos:

      sudo apt-get update
      sudo apt-get dist-upgrade

      Dessa meneira remove o que tem que ser removido e adiciona o que tem que ser adicionado.

Deixe seu comentário

Website