Customizando o gerenciador de inicialização

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , ,

Já precisou fazer alterações no GRUB( gerenciador de inicialização) e ficou perdido no meio dos arquivos de configuração?

Muita gente sente a necessidade de fazer pequenas alterações na inicialização do sistema e se depara com os amedrontadores arquivos de configuração tradicionais do Linux. Estes arquivos são maravilhosos quando se domina a configuração de algo, mas quando se quer fazer coisas simples e não tem tempo de conhecer um aplicativo a fundo, estes arquivos se tornam apenas um bom motivo para se falar mal do sistema todo.

Para resolver este pequeno problema a Canonical desenvolveu o Ubuntu que já traz muita coisa boa sem a necessidade de se trabalhar diretamente com arquivos, mas ainda falta integrar muita coisa que para a maioria não tem tanta importância assim, mas para alguns se faz necessário. No caso do GRUB, não é necessário fazer alteração para a maioria esmagadora dos usuários, mas uma pequena parcela precisa e pode contar agora com o Grub Customizer.

Para instalar o Grub Customizer no Ubuntu 11.04 e 11.10 abra a Central de Programas do Ubuntu pressionando a tecla Super e digitando, sem aspas, “Central de programas” e pressionando Enter.

Vá no menu Editar >> Canais de Software, depois vá na aba “Outro Software” e clique no botão Adicionar. Na linha do apt digite ou copie o seguinte:

ppa:danielrichter2007/grub-customizer

Clique no botão “Adicionar fonte”, digite a sua senha, fecha a janela dos canais de software e aguarde os repositórios serem atualizados. Após atualizar procure por “grub customizer” no campo de pesquisa. Clique em instalar no segundo programa que é mostrado na lista e aguarde o download e instalação que são bem rápidos.

Depois de baixado e instalado, pressione a tecla Super e digite “grub customizer” e pressione Enter. Será solicitada a sua senha novamente. Agora é só brincar com as opções de configurações oferecidas.

Publicado em 11 de outubro de 2011 | 3 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

3 Comentários

  1. Roberto Santos disse:

    Muito bom artigo, excelente e bem direto, ja tinha feito varias modificações no grub, mais com gerenciador, ficou show, agora para os mais atrevidos é preciso um pouco de calma se não, a ferramenta pode se transformar numa faca de dois gumes. E vc pode travar o sistema. Parabéns.

  2. Artur Canabarro disse:

    Olá Ivan! Será possível instalar o Grub Customizer no Ubuntu 13.4?
    Desde já agradeço.

Deixe seu comentário

Website