Gnome Shell no Ubuntu 11.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

O Unity continua tendo seus amantes e seus odiadores. Para os que odeiam, ou apenas querem conhecer mais uma opção, mostramos aqui como instalar o Gnome Shell no Ubuntu 11.10.

Para dificultar um pouco, abra o terminal pressionado a tecla Super e digitando terminal, ou pressionando as teclas Ctrl+Alt+t e digite o seguinte comando:

sudo apt-get install gnome-shell gnome-themes-standard gnome-sushi gnome-contacts gnome-tweak-tool

Não, não é brincadeira, apenas isso é preciso. Depois de instalado é só encerrar a sessão e na tela de login clicar na engrenagem e selecionar GNOME, digitar sua senha e entrar no Gnome Shell.

Testei esse procedimento em uma máquina com VGA ATI e não recomendo que façam o mesmo, o resultado não foi nada legal, muita coisa ficou zoada na tela. Em outra máquina com VGA NVIDIA tudo rodou tranquilamente.

Veja abaixo um vídeo rápido e sem edição(KDEnlive ainda não teve o bug corrigido) motrando o Gnome Shell rodando nesta máquina com VGA NVIDIA.

Publicado em 19 de outubro de 2011 | 20 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

20 Comentários

  1. Andre Almeida disse:

    O Ubuntu 11.10 vem com algum tema “padrão” do Gnome? Algo mais parecido com aquele tema do Fedora?

    Outra coisa muito legal que descobri neste post é o Crtl+Alt+t não conhecia este atalho. \o/

    • Andre,

      Tem um tema que é instalado junto com ele mas não muda muita coisa, tem como instalar outros.

      O atalho para abrir o terminal é tão automático para mim que nunca tinha me ligado de por em outros artigos.

  2. Diogo Domanski de Souza disse:

    Há 2 anos que resolvi tornar o Ubuntu o meu S.O. principal. Por sinal, estou muito satisfeito.

    Contudo, tenho uma placa de vídeo ATI Radeon Mobility HD 5450 e na versão 11.10 ela não está 100% funcional. Não estou conseguindo usar os recursos 3D do Unity, por exemplo. No Gnome Shell estou tendo o mesmo problema relatado pelo Ivan neste post.

    Já tentei várias soluções propostas, mas nenhuma delas surtiu efeito… É uma pena ter uma placa com 1GB de memória e não poder ver seu potencial em ação.

    Parabéns pelo post.

  3. Carlos Vinicius disse:

    Tentei instalar o gnome-shell no ubuntu 11.10 com uma placa ATI HD4850 e não obtive sucesso o estranho nisso é que fiz o teste com o fedora e tudo funcionou perfeitamente.

  4. erasmo disse:

    Ivan,

    eu estava tão acostumado ao yakuake(F12), quando passeia a usar o mint, passei a usar o guake(F12); mas
    este Crtl+Alt+t é muito legal.

  5. millemiglia disse:

    Meu notebook tem uma placa de vídeo ATI Mobility Radeon HD4250 e também tive problemas ao rodar o Gnome 3. O Unity 2D rodou bem mas não gosto da interface do Unity. Desinstalei o globalmenu que faz o menu dos aplicativos subir para a barra superior e estou usando Gnome/OpenBox com uma dock AWN como lançador como lançador de aplicativos.

  6. Em um netbook fica muito melhor o gnome shell do que a interface unity.

    Só uma pequena observação, alguém ja notou semelhanças do gnome shell 3 com a interface do android 3.0?

  7. Eu estou preferindo o Gnome shell ao Unity, acho mais funcional, sem falar no sistema de notificações que é um grande diferencial…

  8. Jack disse:

    ubuntu linux #DESISTO tudo que se tenta fazer gera algum erro tudo após instalado requer mais atenção pra isso ou aquilo na boa outras distros são melhores…

  9. Gustavo Henrique disse:

    Também estou concordando com você Jack, pra mim o ubuntu ta fugindo um pouco da ideia linux de ser um sistema robusto. Atualizei a versão do meu Ubuntu e tive alguns problemas, perdi uns 2 dias consertando isso. Mas mesmo assim, como sou novo no mundo linux, ainda estou usando o Ubuntu, já que tem muito mais suporte. Mas eu já instalei o fedora na minha máquina, estou experimentando novas distribuições agora.

    Viva o software livre!

    • Gustavo,

      Volto a me repetir, quer estabilidade e robustez? Use versões LTS, qualquer outra é desenvolvida exatamente para ser instável e para testar novidades para as versões LTS.

  10. Gustavo Henrique disse:

    Ivan,

    Eu estava usando a 11.04 e pensei em esperar a 12.04 pra poder atualizar meu ubuntu, mas acabei migrando pra 11.10. Mas quando sair a 12.04 eu vou ficar com ela até uma nova LTS (14.04).

    Obrigado pela dica. Abraços!

  11. Cailon F. de Castro disse:

    como faço pra deixar o botão “desligar” sempre visível quando uso Gnome Shell no Ubuntu 11.10?

  12. Quem quiser pode me ajudar a criar outra alternativa.
    O meu projeto Singularity ta na metade.

    https://groups.google.com/forum/?fromgroups&hl=pt-BR#!forum/gibi-forum

  13. Gileno disse:

    Qual foi o software utilizado para gravação de tela? Eu estou tendo problemas com o Desktop Recorder e o Kazam.

    O Desktop Recorder está distorcendo a gravação quando por exemplo uso a tela inteira e dou um alt tab ou outra coisa semelhante.

    E o kazam não está exportando o arquivo de gravação.

Deixe seu comentário

Website