Kubuntu á primeira vista

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou estreando aqui no Ubuntero, e o meu objetivo é falar sobre o Kubuntu, que nada mais é que o Ubuntu usando KDE como ambiente gráfico.

Para começarmos, algumas telas do KDE com efeito Plasma

alguns widgets que já vem no Kubuntu

 

Search and Launch. Uma outra home screen feita especialmente para quem tem netbooks (opcional).

Ele vem também com um ótimo motor de sombras, oferecendo a possibilidade de suportar sombras em hardware mais antigo ou onde o OpenGL é limitado. Várias operações de desenho foram atualizadas, usuários de computadores mais lentos devem perceber as melhorias desde a ultima versão.

Como o Ubuntu, o Kubuntu vem com vários aplicativos junto com o ambiente gráfico, entre eles os principais:

Kopete

O mensageiro web do KDE, ele suporta os mensageiros: AIM, Bonjour, gadu-gadu, ICQ, Jabber (XMPP, jabber e google talk) Meanwhile, QQ, SMS, skype, MSN, Winpopup e Yahoo. Mesmo tendo essa grande lista de mensageiros, ele não me agradou muito por ser difícil de mexer e não ter um visual tão agradável.

 

  

 

Konqueror

Ele é 6 em 1, navegador web, gerenciador de arquivos, cliente FTP, cliente SVN, editor de texto e editor de planilhas. Você pode fazer varias tarefas de uma só vez usando a mesma janela.

 

Dolphin

Um ótimo gerenciador de arquivos, na esquerda ele mostra as pasta padrões para acesso rápido que pode ser alterada. Na direita mostra as informações do arquivo selecionado junto com um preview com suporte para vários arquivos, mp3, mp4, avi, txt, html… etc. Ele também tem um terminal incluso que pode ser acessado pressionando F4

Também há vários modos de visualização que podem ser alternados conforme preferencia do usuário.

  

 

 

Exaile

Esse foi um dos programas do KDE que me desapontou inicialmente, pelo fato de não vim com os plugins, você tem que entra na Central de Programas do Ubuntu e procurar por GStream e colocar os Plugins para instalar.

Tirando esse chato problema, o Exaile é um ótimo player de musica, até porque você pode fazer player lists e deixar em abas,  diminuindo o trabalho de procura-las novamente.

Mais um ponto positivo dele, é que você pode adicionar as pastas onde ele vai buscar as musicas e ele organiza elas pelo álbum referente a musica, mesmo que elas estejam todas misturadas. Um pequeno detalhe,  é que ele automaticamente procura e baixa as cover-arts das suas musicas, não é uma grande função, mais também não é qualquer tocador que faz isso.

  

 

 

Parole

Um ótimo player de videos, mas inicialmente ele desanima porque também necessita de instalar os plugins manualmente pelo Centro de Programas do Ubuntu, precisa dos mesmos plugins do Exaile (menos mal), depois disso ele funciona normalmente.

Admiro muito esse player por causa que ele reproduz os vídeos nos principais formatos (avi, mp4, 3gp, rmvb, etc), além de também reproduzir diretamente em ISO e via Streaming, suporte a legendas (arquivo separado ou não) e configurar a qualidade da imagem (muito bom em monitores LCD).

 

 

 

Terminal

Konsole, bom, não tenho muito a falar sobre o konsole, ele permite que você abra vários terminais em abas, pode mudar sua aparência de uma maneira simples e que faça mais de uma tarefa simultânea. Fora isso, ele só é um terminal, nada de diferente.

 

 

Um vídeo mostrando os efeitos do novo KDE 4.7:

 

Caso tenha gostado do Kubuntu  e queira instala-lo, só precisa abrir o terminal e digitar:

sudo apt-get install kubuntu-desktop

Em suas versões antigas ele é muito pesado, se puder, atualize-o.

Tenha um bom dia.

Autor: Jefferson da Conceição Ferreira

Publicado em 27 de outubro de 2011 | 16 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

16 Comentários

  1. andreduartesp disse:

    O review ficou bem legal, mas seria mais interessante se fosse baseado nos programas default da distro, por exemplo o Amarok, player de áudio default tem instalação automática de codecs, bem como o dragon player, player default de vídeo. Outro exemplo que pode decepcionar é a ausência do Konqueror após a instalação do pacote kubuntu-desktop, pois o browser default atualmente é o rekonq.

  2. HearthBreacker disse:

    Eu nunca fui muito fã do KDE, más concordo que depois do Plasma ele está ficando mais atraente, más o que me irrita no KDE é o ponteiro do Mouse com o ícone do programa piscando e seguindo ele e também o fato dele parecer demorar para carregar os aplicativos depois de clicar neles…

  3. oldrockmustard disse:

    Sempre usei o kde legal o guia, não conhecia o parole

    • @jefferson_big disse:

      eu tinha instalado o xubuntu e depois o kubuntu via repositorios, ele acabou não vindo com os pacotes certos e o parole acabou vindo no meio…

  4. renato disse:

    Não consigo imaginar coisa mais tosca e não-funcional do que o Ubuntu com o KDE…

  5. andreduartesp disse:

    A escolha do ambiente desktop é algo bem pessoal, cada um tem suas necessidades e espectativas ao usar o computador…….

    É sempre bom ter escolhas, no caso da família ubuntu temos as opções do GNOME, Unity, LXDE, KDE, XFCE……

  6. Santiago disse:

    Eu sempre adorei muito o Gnome, mas não curti muito o Gnome3, apesar de muitas inovações, o que achei mais chato foi a parte de customização que ficou muito limitado. Atualmente estou usando o KDE plasma e estou muito satisfeito, possui muitas opções de customização, fora que evoluiu muito desde a ultima vez que havia utilizado, na versão 3.

  7. Rafael disse:

    No lugar do Exaile eu colocaria o Clementine, ele é baseado no Amarok 1.4, sendo bem leve e tendo uma bela interface

  8. Gilson Filho disse:

    A renderização das fontes no KDE melhorou? Uma das coisas que não mudei é por isso. Como eu trabalho no computador o dia todo, as mesmas tem que ser confortáveis aos olhos no meu caso.

  9. Frederico disse:

    Tenho uma dúvida: Como faço para que o Kubuntu não fique com o “Search and Lauch” como desktop, quando em um Netbook?

  10. @jefferson_big disse:

    segura a tecla do windows + TAB

  11. @jefferson_big disse:

    Não sei dizer, comecei usar o kde a uns 2 meses desde que eu peguei um notebook com hardware melhor

  12. Fred disse:

    Obrigado :)

  13. Marcks disse:

    Olá obrigado pela postagens esta ajudando muito. Acabei de atualizar do ubuntu 13.10 para o 14.04. As coisas ficaram mais lentas principalmente abrir e fechar janelas e piorou os Mídias Players (VLC, SMplayer, Mplayer) ficaram com as imagens lentas e o SMplayer tem horas que só aparece o áudio e nada de video. Por sugestão de amigo falou que o Kubuntu ambiente KDE seria melhor para meu CPU arcaico e realmente esta funcionando bem melhor tudo muito mais rápido e os mídias players estão funcionando perfeito. Na versão 13.10 os mídias players funcionavam perfeitamente quando atualizou piorou tudo, será que o sistema atualizado não suporta minha placa gráfica ultrapassada? Más porque no Kubuntu funciona bem e no Ubuntu não?? porque no 13.10 era tudo bom e no 14.10, mesmo sendo mais estável fica tudo meio lento, principalmente os midias Players???. No Kubuntu KDE esta tudo perfeito muito rápido e dinâmico isso é normal de acontecer??? Tem como só utilizar o ambiente gráfico KDE sem o Gnome?? teria que fazer uma instalação limpa já com o Kubuntu??? O Kubuntu funciona bem sem a base do Ubuntu? Se puder me ajudar ficarei muito grato. Configuração do Desktop:
    SO Ubuntu 14.04
    Memória: 2.0 GIB
    Tipo de Sistema: 32-Bit
    Processador: Intel Atom CPUD525 @ 1.80 GHZ x4
    Gráficos: Intel IGD x86/MMX/SSE2
    Disco WG de 500 GB