Melhorar qualidade de som de vídeos

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Editando o último vídeo feito para o Ubuntero, tive a necessidade de melhorar a qualidade do som no vídeo final. O que acontece é que as placas de som da maioria dos computadores é analógica e isso por si só já é o suficiente para sempre ter algum ruído no sinal, independente da qualidade da placa ou do microfone usado para a gravação.

Durante a gravação isto pode ser amenizado utilizando microfones de melhor qualidade e regulando de maneira adequada o volume. Mesmo assim, sempre terá um pouco de ruído quando utilizarmos qualquer sistema analógico no processo.

Para resolvermos o problema do ruído precisaremos utilizar pelo menos 3 programas que podemos instalar abrindo o terminal(Ctrl+Alt+t) e digitando o seguinte comando:

sudo apt-get install winff audacity openshot

Depois dos programas editados, abra o winff pressionando a tecla Super e digitando winff.

Clique no botão Adicionar e selecione o vídeo que quer melhorar o som. O que faremos será separar o som do vídeo para editarmos no audacity depois. Na imagem abaixo você pode ver como deve selecionar as opções para gerar o arquivo de áudio separado.

Depois de selecionar o arquivo e as opções conforme a imagem, clique no botão “Converter”. Uma janela do terminal será aberta e a conversão começará a ser feita. Quando aparecer a frase “Pressione enter para continuar” no terminal, faça o que está sendo pedido e seu arquivo terá sido convertido.

Agora vamos a edição para reduzir o ruído do arquivo de áudio que separamos do vídeo. Abra o audacity pressionando a tecla Super e digitando audacity e pressionando Enter.

Vá no menu Arquivo >> Importar >> Áudio e selecione o arquivo que acabamos de separar do vídeo. Após importado, clique na ferramenta de lupa e vá clicando nas ondas do áudio até que a escala seja de um segundo. Selecione novamente a ferramenta de seleção e selecione uma parte do áudio que tenha apenas o ruído que deseja remover.

Agora vá no menu Efeitos >> “Remover Ruídos” e clique no botão “Get Noise Profile”. Agora selecione o áudio todo com o atalho Ctrl+a e volte no menu Efeitos >> “Remover Ruídos”, mas desta vez clique no botão OK. Neste ponto já pode conferir a diferença visual das ondas e poderá ouvir o áudio sem ou com muito menos ruído.

Para finalizar o processo, temos que exportar nosso áudio limpo para podermos usar no próximo passo. Vá no menu Arquivo >> Exportar. Selecione o local onde vai guardar o arquivo, pode ser o mesmo local onde está o som que extraímos do vídeo e com o mesmo nome, basta dizer sim quando for perguntado para substituir. Uma janela para digitar informações sobre o áudio será aberta, estes dados não são obrigatórios mas podem servir para identificar a autoria do mesmo. Editando ou não, clique no botão OK e aguarde o final da exportação.

Agora que nosso áudio está devidamente limpo, vamos juntar tudo com o vídeo. Poderíamos gerar um vídeo sem o áudio também e com um comando juntar novamente o vídeo com o áudio sem o ruído, mas este procedimento não se demonstrou preciso com as ferramentas disponíveis. Como alternativa preferi inserir o vídeo e o áudio em faixas diferentes no Openshot e deixei o áudio do vídeo mudo, ficando assim com o áudio que tratamos em outra trilha, mas em sincronia com o vídeo.

Este procedimento foi testado com vídeos no formato OGV e pode ter sido isto que não manteve a sincronia entre vídeo e áudio na tentativa de juntar os dois no final do processo, por isso fiz da maneira que mostro neste tutorial. Talvez com vídeos em outros formatos o problema de sincronia não aconteça, mas isto poderá ser motivo para um outro tutorial em um outro momento.

Publicado em 24 de outubro de 2011 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Valeu, cara muito útil, Obrigado !

  2. Romário Alves disse:

    Ótima dica, ajudou bastante. Obrigado!

  3. […] no vídeo Mr. Postman #32 lá no Youtube. O áudio ficou quase sem ruído graças ao Audacity e ao ótimo tutorial que encontrei no Ubuntero. Então aí está o vídeo Tirando da caixa: […]

  4. Robson disse:

    Muito bom, obrigado”

  5. Muito obrigado, me ajudou bastante.

Deixe seu comentário

Website