Paginação no LibreOffice

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , ,

Tenho ajudado minha esposa nos vários trabalhos que ela tem para entregar na Faculdade e uma coisa bem chata de se fazer no LibreOffice é a simples tarefa de numerar páginas. A maneira que eu utilizava até ontem para esta tarefa é a maneira considerada difícil, mas encontrei uma maneira mais fácil no viva o Linux.

Como eu fazia

Posicionar o cursor na última página da página anterior de onde você quer começar a numerar. Se quer pular a capa e começar a numerar a página 4, posicione o cursor na última linha da página 3.

Clique em Inserir >> Quebra Manual. Marque a opção “Quebra de página”, em estilo selecione Índice, marque a caixa “Alterar número de página” e digite o número 4. Confirme pressionando o botão OK.

Clique dentro do cabeçalho que foi criado, e vá no menu Inserir >> Campos >> Número de página.

Pronto, o documento está com a numeração de página como queríamos, mas existe outra forma muito mais fácil.

Maneira fácil

A maneira mais simples e fácil é utilizar o plugin Paginator. Para instalar o plugin faça o download em http://extensions.services.openoffice.org/en/project/pagination. Abra qualquer programa da suíte LibreOffice, pode ser o próprio Writer e vá no menu Ferramentas >> Gerenciador de extensão. Clique no botão Adicionar e selecione a extensão recém baixada. Pronto, o pagination já está instalado.

Para usar vá no menu Inserir >> Número de página. Configure conforme deseja que a numeração apareça e clique no botão Ok. Pronto, muito mais fácil que a maneira anterior.

Fonte: vivaolinux.com.br

Publicado em 19 de outubro de 2011 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Flavio disse:

    Ótima dica! Obrigado!

  2. Daniel disse:

    Muito legal esse poste!!! Já é mais um ponto positivo para o software livre. A ajuda que todos nos damos a quem precisa.

  3. Ron disse:

    Nossa, muito mais fácil! Não conhecia esse!

    Obrigadão! =)

  4. Guilherme disse:

    Muito obrigado! Era disso que o Libre Office precisava.

  5. C disse:

    Olá

    Tentei os dois métodos que você indicou neste pequeno tutorial e nenhum deles deu certo (a extensão foi instalada corretamente, mas não está funcionando, provavelmente por problemas de compatibilidade com a nova versão, 4.0). Alguma forma de paginar na versão 4.0? Obrigado!

  6. Harlan Rodrigo disse:

    Eu já conhecia o Paginator e é realmente muito prático. No entanto, a numeração da página ocupa o espaço da nota de rodapé e o número acaba ficando dentro dos limites da margem da página e não fora. Isso acaba desformatando todo o documento. Existe alguma solução para isso?

    Obrigado!

  7. Daniel disse:

    Muito bom! obrigado por compartilha essa informação. há muito tempo procurava uma forma mais prática para numera os meus documentos. Parabéns.

  8. Leandro disse:

    Cara… finalmente consegui resolver essa bagaça. Vc não tem noção do quão frustrado isso me deixava, pois trabalho com formatação e diagramação de livros e perdia um tempo absurdo nesse e em outros detalhes bobos.

    Casa comigo!!!…rsrs

  9. julienne matos disse:

    Obrigado pelo tutorial, paginei o meu trabalho como precisava.

Deixe seu comentário

Website