Ubuntu 11.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Demorou um bom bocado mas o vídeo do 11.10 finalmente saiu. O vídeo não tem muita edição pois o programa que uso para edição não está funcionando no Ubuntu 11.10, bug que já foi relatado e reconhecido, está aguardando a correção apenas.

Antes de assistir ao vídeo quero agradecer a todos que votaram no site para o TOPBlog 2011. Mesmo sem divulgação conseguimos passar para as segunda fase e agora esperamos pelos votos nesta fase.

Outro recado é que nossa primeira promoção está chegando ao fim e logo faremos o sorteio. Você tem até o dia 31 as 19:00 horas para se cadastrar. Para saber mais detalhes sobre o sorteio vá até a página da promoção em http://www.ubuntero.com.br/sorteio.

Fique com o vídeo desta semana:

Publicado em 23 de outubro de 2011 | 32 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

32 Comentários

  1. Leo disse:

    Ivan tenho uma placa da Nvidia tbm e nao esta conseguindo reconhece-la, simplesmente ele só instala aquele driver recomendado mais nao reconhece lá nas infos do sistema, vi que o seu reconheceu mais no video vc fala q teve q ir pra linha de comando como faço pra instalar o driver certo e assim reconhecer a placa de video assim como esta a sua?? açs!

    • Leo,

      Primeiramente preciso saber o modelo da sua placa de vídeo. Posta o resultado do comando:
      lspci |grep VGA
      Não fiz a instalação da placa de vídeo pela linha de comando, foi da placa wireless.
      Com a informação do lspci vai ficar mais fácil tentar te ajudar.

  2. Leo disse:

    Ivan,
    após o comando obtive o seguinte:

    01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G98 [GeForce 8400 GS] (rev a1)

    porem no system info e graphics esta como desconhecido, inclusive baixei um novo driver direto do site da nvidia mais ele é extensão .RUN e não consigo instala-lo.

    abraços.

  3. Leo,

    Esqueci um detalhe, está rodando no Ubuntu 11.10?

  4. Leo disse:

    Sim sim, instalei faz 2 dias…

  5. Leo,

    Achei muita coisa mas a maioria relacionada a instabilidade deste modelo. A única coisa que teria que fazer é instalar o pacote nvidia-current e ir nos drivers adicionais para ativar a sua placa.

    Instalar o driver que você baixo em .run precisa que saia par ao terminal(ctrl+alt+1), digitar seu usuário e senha.
    Depois digitar o comando:
    sudo /etc/init.d/lightdm stop
    Por garantia, mude a permissão do arquivo para execução.
    chmod +x arquivo.run
    e então rode o arquivo com o comando:
    sudo ./arquivo.run
    Isto se o arquivo estiver no mesmo local onde o baixou, se não estiver entre no diretório primeiro com o comando “cd diretorio”.

    Vá seguindo o que é informado na tela e ao final reinicie o computador.

    Infelizmente acho que é o que posso fazer por enquanto!

  6. Leo disse:

    quando vc diz ativar o diver nos divers adicionais vc fala p ativar o recomendado ou outro pois tem alguns lá… qual seria o certo para ativar???

  7. Leo disse:

    na vdd aqui no meu tem current(recomended) e outros currents como post-release e outros. no momento estou na faculdade e nao consigo upar uma imagem mais chegando em casa postarei pra vc ver.

  8. Leo disse:

    olha esta da seguinte for e por exemplo mesmo ativando um driver la na parte do systema ele nao reconhece e fica como standard.

    segue a imagem dos driver q são reconhecidos.

    http://imageshack.us/photo/myimages/841/screenshotat20111024230.png/

  9. Leo disse:

    e quando eu tento instalar o driver q baixei do site da Nvidia acontece o seguinte:

    http://imageshack.us/photo/myimages/269/screenshotat20111024232.png/

    oq posso fazer p reverter esta situação

  10. Leo disse:

    tentei varias maneiras aki mais nao consigo rodar o RUN

  11. Leo disse:

    formatei o pc e comecei do zero e o mesmo erro persiste ao tentar rodar o run e ao dar o comando: /etc/init.d/lightdm stop simplismente vai pra uma tela preto com alguns [ok] ao lado direito e simplesmente nao consigo dar comando algum e tenho q reiniciar a maquina.

  12. Leo disse:

    então dps de formata-lo nao instalei nenhum driver esta todos desativados, sera q é por isto? pq simplesmente quando dou stop no lightdm a tela inteira fica preta e nao tenho acesso alguem ao meu desktop e qlq comando que eu tente nesta tela preta ele não funciona e apos um control+alt+del ele escreve algumas informações e reinicia a maquina.

    • O stop é para a interface gráfica parar mesmo! Por isso depois vá para outro terminal com o ctrl+al+2, digite usuário e senha novamente e execute o arquivo.run que irá instalar o driver na interface texto mesmo.

  13. Leo disse:

    mesmo tentando ctrl+alt+3 ele apenas aparece alguns caracteres como }}]@^ e não deixa eu utilizar linha de comando… =[

  14. Leo disse:

    consegui acessar o terminal com ctrl+alt+ F1 o arquivo deixei salvo com nome de nvidia.run no meu desktop e agora como faço para acessa-lo e roda-lo???

    • Perdão, não sei onde estava com a cabeça! Abstraí a falta do F na frente do número.
      ele está no seu Home, ou está em outra pasta? Se estiver no Home é só digitar os seguintes comandos:
      chmod +x nvidia.run
      sudo ./nvidia.run

  15. Leo disse:

    bem consegui rodar o arquivo porem no começo da instalação ele fala sobre um tel de Noveau e não prossegue com a instalação… =[ oq posso fazer? desculpa te enxer o saco..

  16. Leo disse:

    consegui instalar o driver agora, até que enfim, no erro do noveau voltei pra linha de comando e dei um reboot e dps rodei a instalação denovo e agora esta instalado o mais novo driver da nvidia, agora só pra perguntar, é normal la na parte de aditional driver ficar todos os drivers desativados e na parte de system info como graphics ficar unknow e experience standart? ou ainda o driver nao esta ativado pq o gerenciamendo da nvidia roda normal, tenho q colocar o driver pra iniciar com o sistema ou algo assim????

  17. Leo disse:

    alem disto apos atualizar todo o sistema ele inicia com unity mais como se fosse unity 2d e nao reconhecendo, no entanto a visual do alt+tab fica muito simples e nao como o novo do 11.10 oq pode ter aontecido..

  18. whitemage3 disse:

    Muito bom vídeo. Na minha opinião, depois destas últimas 4 versões o Ubuntu perdeu muito. A versão 11.10 é uma das piores em termos de velocidade, praticidade, agilidade, adaptabilidade, drivers e pacotes embutidos. Pequenas partes na interface gráfica (gui) ficaram mais modernas, mas é só. Parece que jogaram todos os demais pacotes fora. Na minha modesta opinião, acho q nossa vida é muito curta, prá gastar tempo criando uma conta e sincronizando pacotes de programas que tem q ser previamente escolhidos pelo usuário, fala sério. Teria q ter várias opções de pacotes de aplicativos já todas previamente instaladas, e vc só trocaria as de sua preferencia. Ou ainda, escolher os aplicativos uma única vez na 1ª instalação e já criar a conta automaticamente com os dados do usuário. Mas o pior mesmo é ficar com uma única interface gráfica “pelada” dessas, com pouca velocidade, prá quem já viu anteriormente o q o Ubuntu é capaz de fazer. E esse painel de controle com uma miséria de opções. A impressão q dá pro usuário é q o projeto só será modernizado mesmo depois de umas 20 novas versões. Prá mim, a melhor versão lançada até hoje foi a 9.04 juntamente com a instalação pacote Compiz Fusion + Beryl. O resto é mera tentativa. É isso ae. Grande Abraço !

  19. Alcides disse:

    Concordo com o colega, Whitemage3, nao gostei muito dessa versao 11.10, pra mim, a melhor ate agora foi tambem a 9.04, essa versao 11.04 esta bem mais pesada e com um painel de controles que o usuario perde bastante tempo procurando os aplicativos, e existe muito pouca interatividade entre eles.

  20. Felipe disse:

    cara se arrependimento matasse eu tava morto, o firefox do 11.10 tah muito lento e tem um bug que aas vezes nãome permite digitar em campos de busca.
    O que posso fazer uanto a isso?

    • Felipe,

      Maior lentidão eu não notei no Firefox 7, apenas não notei as melhorias que tanto falaram. Bug de não funcionar campos de busca, melhor passar alguns sites como exemplo para que eu possa ter uma ideia do que acontece e do que pode ser feito.

  21. Everton disse:

    Não gostei do Ubuntu a partir do 11.04, atualmente estou usando a 10.10 irei fazer um downgrade para a 10.04 a fim de utilizar o periodo de suporte e quando o mesmo terminar ou largo de vez o linux ou migro para outra distro, mais no momento ainda não encontrei uma que pudesse substituir o Ubuntu, gosto desta distribuição mas com as mudanças que ocorreu e vem ocorrendo creio não ser possível continuar com ele.

  22. yulio disse:

    desde o 11.04 que não sei mais o que é efeito grafico da minha placa nvidia 9400 512mb. No 11.10 ainda ta pior pois não uso um efeito sequer.

  23. Fabio Perez disse:

    # Ola boa tarde
    # Bom queria resaltar que estou rodando o Ubuntu 11.10, ate agora esta normal,
    # oque e mais incrivel e isso:
    # tenho um dell para testes na seguinte configuração:

    Em informação do sistema ( aparece assim)

    ——- Memoria 368,4 MIB
    ——- Processador Intel Pentium(R) 4 CPU 2.40GHz
    ——- Gráfico VESA:R128
    ——-Tipo OS 32-bit
    ——- Disco 38,6GB

    # lembrando que levei 1:30 horas para instalar
    —— fiz umas 3 tentativas frustradas ate descobrir que não estava conceguindo instalar por um problema que sempre aparecia:

    —–Kernel panic ( no qual ficava em uma tela travada)
    —–Troquei de HD umas 3 vezes. depois de muito fuçar e pesquisar, achei a sulução
    ___ Para algumas maquinas antigas ( lembrando que não testei em maquinas novas, so em uma maquina virtual (virtualbox) que rodou perfeito. o Ubuntu 11.10 por algum motivo tem dificuldade em ler midias CD,CDRW .
    # então comprei uma mida boa e usei o nero smart para criar o cd
    # pronto era os cds que estavam ruins.
    # provalvemente o Ubuntu 10.04 que tambem estava apresentando problemas se devia a isso, pois virtualmente ele roda bem sem problemas.

    • Fabio,

      Pela descrição está mais para qualidade da mídia mesmo ou erros na gravação do CD. Eu costumo instalar utilizando pendrive mas em um notebook eu sempre tenho que utilizar CD e não foi diferente disto para a 11.04 e 11.10.

  24. heriton disse:

    ola intalei o ubuntu 11.10 no meu pc, apos 2 meses d uso no navegador google crome ou monzila nao consigo acessar as paginas do sites uol.com.br, terra.com.br e os sites da globo.com, porque isso eles nao podem ser visualizados no sistema linux? por favor mim ajudem nestes sites aparecem o dominio o mesmo e a pagina outra coisa

    • Heriton,

      Ultimamente muitos servidores DNS tem sido envenenados e lavado os usuários a falsas páginas. Tente alterar o servidor DNS do seu computador para ver se consegue acessar as páginas normalmente.
      Prometo que ainda hoje de manhã faço um tutorial sobre como fazer esta alteração, caso não saiba como.

Deixe seu comentário

Website