Atualizando o Libreoffice via PPA

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

O Ubuntu costuma ter versões novas dos programas, mas algumas atualizações podem demorar um pouco para entrar na distribuição e outras podem não entrar. No caso do LibreOffice temos um PPA que nos ajuda a manter a suíte de escritório sempre atualizada.

Para adicionar o PPA abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+t e digite os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:libreoffice/ppa

Pressione Enter quando for pedido e digite os seguintes comandos após terminar de adicionar o PPA:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Publicado em 9 de novembro de 2011 | 6 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

6 Comentários

  1. Renato disse:

    Fiz isso, mas meu libreoffice continua 3.4.2.
    Não atualizou?

  2. Fernando disse:

    A dica é ótima mas eu gostaria do contrário: tendo uma distro atual com este LIXO, teria como instalar o Opennofice 3.2.1??? existe algum deb??

    Libreoffice é uma aberração, um horror de pesado e incompatível de formatos, tantas horas de programação para um programa medíocre como esse.

    Esta suíte foi ótima do 2.0 até 3.2.x, e felizmente o Ubuntu 10.04 vem com uma destas.

    • Fernando,

      Acho totalmente o contrário. O Openoffice vinha sendo muito ruim, sempre atrasado na questão de compatibilidade de formatos, engessado ao desenvolvimento da Sun, agora Oracle. O Libreoffice ganhou em velocidade de desenvolvimento, compatibilidade, estabilidade e principalmente em velocidade. O Openoffice levava uns 10 segundos para abrir no meu computador, já o Libreoffice no mesmo computador leva entre 1 e 2 segundos, sem nenhuma alteração de hardware.
      Se quiser voltar no tempo e instalar a suíte antiga, ela pode ser encontrada no site do projeto em http://www.openoffice.org , se não me engano foi doada para a fundação Apache.

  3. Fernando disse:

    Pelo menos para a plataforma Windows o Libreoffice até agora está um fiasco, não testei ainda no Ubuntu

    No Windows o 3.2 demora 2 segundos na primeira, já o Libre demora uns 10 a 12 segundos, fora perda de formatação nas planilhas espero que para o Linux seja bem melhor

    Agora o comentário da Sun/Oracle creio que seja um ressentimento que muitos programadores tem, mas para o usuário final o que interessa é que funcione e não seja pesado.

    Testei o Loo 3.3 e 3.4 e me arrependi do download enorme do instalador, prefiro voltar no tempo do que ficar com um aplicativo que não me atende direito as necessidades

    • Fernando,

      Me parece que seu caso é bem isolado. Onde trabalho o Openoffice era a suíte padrão até lançarem o Libreoffice. A compatibilidade do Libreoffice foi absurdamente maior no Windows também. O mesmo digo da velocidade que nada se difere da versão para Linux.
      O comentário da Sun/Oracle não é nenhum resentimento, tanto uma quanto a outra sempre travaram o desenvolvimento do Openoffice. Eram tantas regras que acabavam sempre bloqueando novas funções e melhorias no programa. Em um mês de desenvolvimento do Libreoffice se conseguiu implementar muito mais coisas do que em um ano nas mãos destas empresas.

  4. Paulo disse:

    Como faço para ficar em português, para mim atualizou via ppa, mas ficou em inglês.

Deixe seu comentário

Website