Pacotes otimizados para o seu computador

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Se você é louco por desempenho e tem bastante tempo para compilar uma aplicação, o apt-build foi feito para você. A sintaxe do programa é muito parecida com o apt-get, no entanto, o apt-build utiliza os pacotes de código fonte(dev) para fazer as instalações, fazendo com que se ganhe um pouco com desempenho, nem sempre este desempenho ganho vale o tempo para recompilar a aplicação.

Para instalar o apt-build não precisamos adicionar nenhum repositório, ele já faz parte do Ubuntu. Para isto abra o terminal pressionando Crl+Alt+t e digite os seguintes comandos:

sudo apt-get install apt-build

Selecione o nível de otimização que deseja, o nível forte irá levar mais tempo para compilar os programas, mas é o indicado para quem deseja ter o máximo de desempenho com a compilação.

Aceite quando for pedido para adicionar a linha do APT em seus repositórios.

Selecione o seu tipo de processador que será utilizado nas otimizações.

Depois disto é só utilizar o programa na linha de comando. Veja abaixo alguns comandos que serão interessantes para seu uso.

  • apt-build update – atualiza a lista de pacotes
  • apt-build upgrade – atualiza o sistema
  • apt-build install programa – instala um programa
  • apt-build world – recompila todos os pacotes do sistema

Utilizei o nível forte e fiz a instalação do mysql-server em um processador core 2 quad e o tempo de compilação durou um pouco mais de 4 horas.

Fonte: Daniel Costa – TechBlog

Publicado em 16 de novembro de 2011 | 11 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

11 Comentários

  1. Daniel disse:

    Já fez as contas para “medir” quando terá essas 4 horas de volta no uso do banco? hehehe brincadeira
    Mas seria interessante testar uma instalação completa do Ubuntu via build assim como o Gentoo faz. Ficaria legal :D

    Abs!

    • Daniel,

      Com certeza neste caso não valeria a pena, por isso fiz questão de postar o tempo que levou. Pensei em fazer no sistema inteiro, mas se só o mysql já levou 4 horas, precisaria de uma semana para o sistema todo!

  2. Daniel disse:

    Certamente! Mas como faria para fazer em todos os pacotes? Na unha mesmo? ou o apt-build upgrade já faz em tudo sozinho?

  3. Smoke disse:

    Aiaiai , Fiz isso aí , depois tentei retirar e com um sudo apt-get –purge remove e olha o que deu;
    Baixados 3.988 B em 6s (591 B/s)
    W: Falhou ao buscar file:/var/cache/apt-build/repository/dists/apt-build/main/binary-i386/Packages Arquivo não encontrado

    E: Alguns arquivos index falharam ao ser baixados. Eles foram ignorados, ou cópias antigas são usadas ao invés.
    Nem fazendo o procedimento estou conseguindo retirar o erro…
    Será que teria que colocar athon64 desde que uso core 2 quad (64 bits).
    Deu conflito no drive da placa de video , desde que o drive da Nvidia é o 2.85 e na compilação pergunta se quer usar suporte a 32 bits e respondi que sim!e agora?kkkkkkkkkkkk

    • Smoke,

      Tentou remover o que? Se foi o apt-build, você tem que abrir a Central de Programas, ir no menu Editar >> Canais de software e na aba outros procurar pela linha do apt-build e remover ela. Depois pode atualizar os repositórios que o erro relacionado ao apt-build não irá mais aparecer.
      Se você está usando um core 2 quad, deve informar processador core 2, caso contrário a otimização dos pacotes será feita para um processador diferente do seu.
      O problema da placa de vídeo vou ficar te devendo uma solução, não sei te responder.

  4. Smoke disse:

    Valeu Ivan Brasil Fuzzer!
    Fiquei confuso , meus cpu estavam meio maluco aqui , acho que é o kernel!(tipo como é quad ele dispara 1 núcleo e não disriubui entre os outros, nisso deixa o pc lerdo)Quando eu desisntalei o apt-bluid ele retirou arquivos que foram usados na compilação do drive de video(começou a dar pau no video) , então tive que reinstalar e deixa-los lá quieto , retirei ele dos repositórios e ficou bala denovo!
    Obrigadão cara!O erro sumiu!

    • Utilizar um ou mais núcleos depende mais da aplicação do que do processador. A aplicação tem que ter suporte a multi-thread e a tarefa que está sendo feita tem que ter esta possibilidade também!

  5. Daniel Costa disse:

    Viva,

    Eu testei com duas máquinas virtuais, em que numa fiz o apt-build world para recompilar o sistema todo, e na outra fiz a instalação igual mas sem o apt-build world.

    Obtive menos 20 mb de memória ocupada num sistema basico instalado de raiz sem serviços adicionais.

    Pareceu-me bom, e se pensarmos que por vezes uma pequena optimização num processo, quando repetida milhares de vezes num serviço significa muito tempo de produtividade para os utilizadores!

    Abraços, e obrigado pelo Ping Back ;)

    Daniel Costa

  6. Christopher disse:

    Eu não achei o tipo do meu processador na lista, é um AMD Phenom 2 X4. Fui no site do fabricante e não encontrei nada. Como vou saber o tipo correto do processador, seja ele qual for?

Deixe seu comentário

Website