Ubuntu em telefones, tablets, TV’s e qualquer lugar

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , ,

Em seu blog, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical que por sua vez é a empresa por trás do Ubuntu, fala sobre o futuro do Ubuntu e promete que o nosso pinguim estará disponível em todo tipo de dispositivo até 2014.

Além disso, já nos premia com a data da próxima versão LTS após a 12.04. No artigo ele já confirma que a versão 12.04 será LTS.

Como já havia falado em um artigo no lançamento do Ubuntu 11.04, primeira versão com Unity no desktop, o foco da nova interface são os dispositivos móveis como tablets, telefones e equipamentos que utilizem telas sensíveis ao toque.

Opinião pessoal. Acho importantíssimo que o Ubuntu esteja em todo o tipo de dispositivo, desde que funcione direito. O fato de Mark Shuttleworth dizer que estão trabalhando diretamente com Intel, ARM e AMD me deixa um pouco mais tranquilo de que o produto final será bom. O que me incomoda é o tempo para que isto aconteça. O tempo dos dispositivos móveis é hoje e esperar até 2014 é muito arriscado, o mercado pode não ter paciência para esperar até lá e outras plataformas vão abocanhar este mercado. Espero estar totalmente errado e que o Ubuntu consiga entrar em grande parte destes dispositivos, e que entre com qualidade para permanecer com sucesso.

Publicado em 1 de novembro de 2011 | 1 Comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Um comentário

  1. Jean disse:

    Concordo contigo quando diz que o mercado pode não ter paciência para esperar até 2014 pra lançar o Ubuntu para tablets e smartphones, mas também acho que a Canonical não pode ter pressa demais e lançar um produto inacabado, pois isso “queimaria” a imagem do Ubuntu. Pode até ser que 2014 seja muito tempo, mas acho que até lá saberemos se os tablets são uma moda passageira, ou se vieram para ficar. Lembre-se que tivermos uma “onda” de netbooks a menos de dois anos, só que eles não passam de uma moda passageira.

Deixe seu comentário

Website