LIM resolve o seu problema com o menu global?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: Sem palavras-chave

Ainda ouço muita gente reclamando dos menus globais, que eles dificultam o uso por deixar os menus longe das aplicações não maximizadas entre outras reclamações.

Para isto foram criadas duas alternativas, mas uma delas ainda está em processo bem inicial e não recomendo o uso exclusivo. Esta alternativa se chama HUD. Para quem não gostou ou está de birra com estas duas soluções já mostradas, menu global e HUD, a Canonical está trabalhando para trazer mais uma opção que se chama LIM.

LIM significa Locally Integrated Menus(menus integrados localmente em tradução livre) e é uma maneira de manter o menu sempre junto a aplicação, mesmo quando esta não está maximizada. Este menu não funciona como os menus antigos, não teremos uma linha com todos os menus da aplicação, o que teremos será um ícone de menu junto a barra de título onde os menus da aplicação serão mostrados.

A princípio este menu não estará disponível para o lançamento do 12.04, mas isto não significa que o Precise não terá o menu. Os desenvolvedores ainda não resolveram alguns problemas e alguns não sabem como resolver, principalmente com janelas muito pequenas.

Gostou desta nova opção? Ou prefere o HUD ou menu global? Deixe sua opinião nos comentários.

Publicado em 14 de março de 2012 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Estou experimentando o Ubuntu 12.04 através de um liveUSB persistente e já na primeira atualização de cerca de 300 MB deu umas falhas de dependência e vários pacote não puderam ser atualizados. Entre eles pacotes do kernel como linux-image-3.2.0-18-generic-pae, linux-image-generic-pae e linux-generic-pae. Isso é muito esquisito porquê estou com os repositórios oficiais e em atualizações de seguranças problema com dependência não deveria ocorrer.
    Até o momento a única vantagem dessa nova versão do Ubuntu é o HUD, isso quando ele funcionar de verdade pois aqui ele não está nem a 30% da operacionalidade descrita pela Canonical.

    • Na verdade isto é bem normal, versão BETA pode apresentar todo o tipo de falha, inclusive em atualizações. A responsividade do Unity também está muito melhor, se já atualizou para a versão 5.6, além de o suporte a multi-monitores estar extremamente melhor.

      Concordo que o HUD está muito cru, muitas aplicações não são devidamente suportadas para tal funcionalidade. Poderiam ter esperado mais para implementar esta funcionalidade.

  2. Celio Silva disse:

    Aqui no meu notebook o 12.04 está redondinho… mas sim, o HUD ainda está meio crú… mas pelo q me recordo das aplicações antigas (Lotus 123) que interagiam de forma parecida, o HUD vai ser viciante!!!

  3. Rodrigo disse:

    Por mim eles poderiam concentrar os esforços no LIM ao inves do HUD, acredito que seria mais proveitoso.

  4. Na minha opinião esta é talvez a melhor das várias opções, tanto da clássica como a do Unity e a do HUD.

    Bom, para mim, o melhor é uma qualquer sem ser a clássica. Porque? Utilizo muito pouco os menus, nem mesmo quando era mais iniciante no Ubuntu eu utilizava muito os menus. Aliás, creio que a não ser o Gimp, que efetivamente acho que é interessante um HUD, nunca utilizo os menus das aplicações.

    Como eu creio que a maioria do pessoal também não utiliza e a verdade é que utilizar através deste método é a mesma coisa e tem-se uma grande vantagem de se ficar com mais espaço para trabalhar no nosso pequeno monitor!

  5. Celio Silva disse:

    O menu do Unity deixa a tela “limpa”… o que pra mim é muito importante… assim como a barra na lateral… pois na vertical fica limitado e na horizontal sobra espaço…

  6. millemiglia disse:

    Não. O que resolve é o menu clássico. Podem me chamar de conservador mas ainda acho o menu clássico mais fácil de operar e com uma melhor distribuição de opções. Outro detalhe é que ele ocupa menos espaço na interface do que um menu vertical (caso do LIM) e é mais prático de acessar que o global menu pois é mais próximo do usuário ao estar localizado na própria aplicação em vez de estar no painel superior.

    Na verdade, para mim, essa questão de escolher entre HUD, Global Menu ou LIM não tem a mínima importância pois não uso o Unity.

    • Acredito que o seu comentário foi totalmente sem sentido. Se não usa algo, não tem como dizer o que é bom ou deixa de ser bom.
      Dizer que um ícone ocupa mais espaço do que uma barra inteira é o legítimo argumento de quem está de mimimi. Mais próximo que o HUD é algo quase impossível, só não é impossível porque esta palavra não deveria existir.

Deixe seu comentário

Website