Opencast #8

Categoria: OpenCast, Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , , , ,

Depois de muitas tentativas e parecer que o mundo estava conspirando contra a gravação do episódio #8 do Opencast, finalmente conseguimos finalizar a gravação e enfim fazer a publicação.

Neste episódio apenas eu(Ivan) e Diego nos juntamos novamente e conversamos um pouco sobre o que aconteceu no mundo do software livre. Neste episódio você não ouvirá música de fundo durante o episódio, apenas na abertura. Isto é para que vocês possam votar melhor na enquete que está rolando no Facebook.

Links do episódio

Assine o feed do Opencast adicionando o endereço http://www.ubuntero.com.br/opencast no seu player favorito.

Publicado em 24 de março de 2012 | 14 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (818)

14 Comentários

  1. Ivan disse:

    Caras, parabéns , o episódio teve um bom conteúdo como sempre, os fones que vocês usam causam algum ruido mas não chegou a atrapalhar, mas não ter a música de fundo realmente fez a diferença, muito melhor.
    E torço para que vocês consigam trazer o pessoal do projeto #UniaoLivre para expliar melhor a ideia deles.

    • Ivan,

      Verifiquei e reverifiquei por ruído e não consegui encontrar o ruído ao qual está se referindo. Em alguns momentos tem alguns sons externos que realmente não tem como retirar, mas só consegui identificar isso.

  2. Ivan disse:

    Ivan, acho que não fui claro, não me refiro a ruídos no sentido de chiados, mas no de qualidade de som, não foi algo que considerei um problema, mas foi uma percepção, é como a diferença ao falar com um headset, falar com um fone de lapela e um fone de mesa, ou mesmo quando você conversa com alguém no viva voz do celular, a qualidade vai caindo a cada tipo de ferramenta.
    Como não tinha música concorrendo com a voz de vocês não chegou a incomodar, é mais uma questão de recursos mesmo, não uma falha de edição.
    Pelo menos foi essa a interpretação que tive, no mais foi muito bom, vocês foram objetivos, divertidos, mas sem dar prioridade a piada em lugar do conteúdo, e acrescentaram opiniões relevantes, que é o que de fato interessa.

    • Ivan,

      Eu não uso headset para gravar, uso um microfone para podcast mesmo, hoje o Diego gravou pelo celular. Mais tarde vou utilizar um fone comum para ouvir para ver se identifico algo. Não digo que não exista, mas no fone que uso durante a gravação e para a edição não deu para identificar nada.

  3. Ivan disse:

    Mistério esclarecido, estou ouvindo o episódio novamente, e realmente seu áudio está bom, mas o do seu colega está com aquele som de quem fala no telefone, como eu disse não chegou atrapalhar mas foi perceptível a diferença de qualidade.
    :)

  4. Mário RPG disse:

    assisti todos os outros podcasts e te garanto que esse ultimo foi o VERDADEIRO Opencast de todos os tempos, bom demais.

    agora com som de fundo seria um pouco melhor mesmo, mas também não vai fazer diferença não, o que importa é só os assuntos da pauta.mi

    sobre o som do microfone, está sem problema nenhum, talvez nosso amigo aé deve ter um ouvido muito sensivel, kkkkkkkkk

    valeu demais.

  5. Mário RPG disse:

    mandei uns 10 contos aé pra continuação de seu trabalho meu caro, pode deixar vou repetir isso mais vezes, valeu ( o dinheiro deve cair na segunda feira)

  6. [...] Neste episódio apenas eu (Ivan) e Diego nos juntamos novamente e conversamos um pouco sobre o que aconteceu no mundo do software livre. Neste episódio você não ouvirá música de fundo durante o episódio, apenas na abertura. Isto é para que vocês possam votar melhor na enquete que está rolando no Facebook.” [referência: ubuntero.com.br] [...]

  7. kkk ouvido muito sensível LOL
    – Não ouço ruídos! Concordo que com ou sem musica não interfira em nada, mas votei pra ter musica.
    – O Mais Visitados o “Speed Dial” do Google Chrome sempre foi nativo, sei pois uso desde o dia de lançamento.
    – Desde que ouvi a entrevista do Ivan no Castalio passei a ouvir diariamente o OpenCast e este foi o melhor.

    Gostei de ouvir sobre a Ministra, sou ligado em política mas não tava por dentro disso sobre o ECAD.
    Depois de ouvir o podcast sobre os agrupamentos regionais enviei um e-mail para o grupo de MT, mas até hoje não recebi resposta.
    Sou estudante de geografia, não pretendo trabalhar com programação, e fiquei encantado pela filosofia livre, GNU etc
    Já consegui que minha mãe e mais 2 amigos instalassem Ubuntu desde as férias quando comecei usa-lo prioritariamente.

    • Magnun,

      Valeu pela correção sobre o Chrome, não sou usuário dele então estas coisas acabam passando.
      Legal saber que o Castalio te trouxe aqui, gosto muito do trabalho do Og.
      Nossa ideia é passar o que de importante acontece e interfere no mundo do software livre, e isso inclui a política que sempre interfere.
      Os grupos regionais estão sendo reformulados e o contato com alguns é complicado como o próprio Thiago falou.
      O mais legal da tua resposta foi o relato de que não é da área de tecnologia, mas mesmo assim utiliza software livre. Poderia nos dizer como a tua área é alimentada por software livre? Existem alternativas ou tem que usar muito software proprietário?

  8. Então, procurei onde terá o FLISOL mais próximo de mim, encontrei um pessoal em Sorriso – MT e já entrei pro grupo no Face.

    No Laboratório de Geotecnologias (LabGEO UNEMAT) onde fui bolsista IC-CNPq o principal software nas máquinas é o SPRING utilizado para processamento digital das imagens de satélite (trabalho pesado) entre outras funções, to vendo que existe até uma distribuição na qual ele já vem instalado – Poseidon Linux 3.0. Ele é produzido pelo Inpe, por ser governamental tem uma licença GNU e o pessoal diz não ter outro mais confiável no exterior ou proprietário.

    Depois para dar acabamento nos mapas as máquinas utilizam o ArcGIS da ESRI, programa em inglês com uma licença carérrima comprada pela universidade, e também comprado pelo IFMT no laboratório deles na cidade.
    Isso porque o similar livre (QuantumGIS) é pouco conhecido, e mesmo quem sabe que existe não investe tempo para aprender.

    Todas as máquinas usam W7 licenciados, com telas com mais 20 polegadas – lol – e antes de eu sair ouvir dizer que iriam ter um servidor que que apenas nele usariam linux.

    Atualmente me afastei da pesquisa técnica em geografia e estou me voltando mais pro ensino, pois apenas de gostar de tecnologia e estar sempre atualizado, faço por hobby, não levo jeito pra trabalhar com maquinas e sim com pessoas…

  9. Ivan disse:

    Pessoal, nem queria retomar esse assunto, mas parece que o elogio que fiz foi sobreposto pela observação à qualidade do som, então vou tentar deixar claro meu ponto.
    O Opencast é ótimo, não tenho nenhuma observação sobre o carisma, o conteúdo, a duração dos episódios, só observei que quanto ao som poderia melhorar, como de fato já vem melhorando desde o primeiro episódio, nem mesmo quanto à música tenho nada contra, desde que seja usado, como foi na edição 9, a favor do conteúdo, não música aleatória que fica tocando do nada, funcionando basicamente como um ruído de fundo, este incomoda.
    Não tenho “ouvido sensível”, tenho referência.
    Estes podcasts são referências pra mim em qualidade de edição e formato,
    http://www.castalio.info/
    http://grokpodcast.com/
    http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/
    http://imasters.com.br/perfil/databasecast
    http://cocatech.com.br/category/podcast
    http://cinemasmorra.com.br/
    http://matandorobosgigantes.com/

    alguns com músicas, outros sem, não acho que o Ivan tem obrigação de fazer igual ou melhor que estes, mas como ouvinte tento estimular que o programa melhore sempre, dentro do possível.
    Não quero ofender, menos ainda desestimular alguém, e não tocarei mais neste assunto.

    • Ivan,

      Discutimos bastante sobre o assunto nos comentários e te garanto que pensei bastante no assunto. Se ofendi com a brincadeira ao ler o comentário, me desculpe, não era a intensão.
      Se prestar atenção, verá que tem música durante o episódio inteiro, mas em volume um pouco mais baixo do que eu vinha utilizando. Sempre que possível usarei músicas que não destoem muito do assunto e sempre darei preferência a músicas licenciadas sobre CC ou alguma outra licença livre.
      Acredito que tenha notado que desde que começou a comentar eu dei atenção as suas colocações, argumentando quando acho que não são bem o que eu penso ou ouço, mas sempre dando atenção. Quero que continue comentando sendo para criticar, sendo construtivo, ou elogiar.

Deixe seu comentário

Website