Remover PPA

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

É inevitável ficarmos sem adicionar algum PPA em nossos Ubuntu, sempre tem algum software que não está nos repositórios oficiais ou que a versão não é a mais atualizada. O problema é que alguns PPA’s são experimentais e nem sempre o resultado é agradável e para remover nem sempre lembramos quais foram os pacotes adicionados. Para resolver o problema e voltar os pacotes para as versões originais dos repositórios oficiais, podemos utilizar o programa ppa-purge que está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Para instalar este pacote, abra a Central de Programas do Ubuntu e procure por “ppa-purge”, apenas um programa aparecerá e é só clicar em instalar.

Para facilitar, vou dar um exemplo. Eu adicionei o ppa “ppa:ojno/unity-minimize-on-click” e não gostei do resultado, neste caso eu preciso voltar a versão de alguns pacotes referentes ao Unity e eu não sei mais quais são estes pacotes.

Central de programas do Ubuntu

Para poder remover este PPA e voltar os pacotes as versões oficiais, abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+t e digite o seguinte comando, lembrando que é apenas para o exemplo citado acima:

sudo ppa-purge ppa:ojno/unity-minimize-on-click

Pronto, só reiniciar a sessão que estarei com as versões oficiais dos pacotes e o ppa removido da minha lista de repositórios.

Se você digitar apenas ppa-purge no terminal, verá que terá todas as opções do programa e que existem outras maneiras de remover os PPA’s, no entanto as outras não funcionaram para mim em meus testes com o repositório de exemplo.

ppa:ojno/unity-minimize-on-click

Publicado em 28 de março de 2012 | Deixe seu comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Deixe seu comentário

Website