Review Semanal #10 – Wine

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Há muito tempo eu queria fazer um post sobre o Wine e neste final de semana consegui fazer para o Review Semanal. Não reparem para a falta de qualidade da imagem quando algum programa aparece rodando pelo wine, o gravador de tela resolveu sacanear só nestas partes, mas as janelas aparecem normal no programa.

Publicado em 19 de março de 2012 | 7 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

7 Comentários

  1. Eu jogo World of Warcraft xD, adoro Wine ele me ajudou a retirar o Windows de vez do pc.

    No Ubuntu ja tem o Wine Tricks que ajuda muito :)

  2. jefferson disse:

    ubuntu tour!

  3. Adam disse:

    O leitor Anderson, escreve : “… Wine ele me ajudou a retirar o Windows de vez do pc”.
    Se considerarmos apenas o sistema operacional, pode-se dizer que está correto. Por outro lado, se considerarmos que se trata de um programa de forma isolada, tal como um aplicativo, um game, a afirmação não é de toda correta, explico:

    Um programa quando concebido sob uma plataforma de hardware ou de software, usa bibliotecas e/ou chamadas ao sistema, de tal forma usufruir do recursos dos quais precisa e já estão incorporados ao sistema operacional e seus módulos e bibliotecas.

    Sob esta ótica, a afirmação de ter retirado de vez o Windows do PC não é exata, pois muito dos recursos tiveram que ser providos pela excelente ferramenta WINE.

    • Adam,

      Só acho que pode dizer que não precisa do Windows, pois as chamadas ao sistema são no formato esperado pelo Windows, mas as mesmas não são feitas para o Windows. Posso não estar conseguindo expressar o que penso, mas a ideia é que acho que ele não precisa do Windows mesmo.

  4. Rodrigo disse:

    Ivan, parabéns pelo pelo trabalhos no blog.
    Tenho uma dúvida em relação ao post… Para ter o Office rodando corretamente vou precisar instalar o Wine e também o PlayOnLinux, certo?
    Depois a instalação do Office é feita pelo PlayOnLinux?
    Grato.

  5. Rodrigo,

    Não é necessário instalar o PlayOnLinux, mas eu recomendo fortemente porque é muito trabalhoso instalar o Office resolvendo os problemas manualmente.
    A instalação é feita pelo PlayOnLinux para facilitar. Qualquer problema ou dificuldade entre em contato para que eu possa tentar te ajudar.

Deixe seu comentário

Website