Reportar bugs

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Quando um erro em um programa gera uma exceção que “quebra” a execução, como no exemplo acima, fica fácil reportar o problema diretamente para a Canonical, mas como fazer quando o problema não envolve travamento de programas?

Eu passei por este problema ao verificar que após atualizar o meu Desktop para o Ubuntu 12.04. No meu caso tudo funciona, menos o microfone que não tem jeito de captar sons. A primeira coisa que fiz foi verificar se o problema não é com o microfone mesmo e pluguei ele em outro computador, como ele funcionou, tentei com um live CD do Ubuntu 11.10 e o microfone também funcionava normalmente. O que restou então foi relatar o bug para que a Canonical possa investigar e arrumar, mas como fazer isso?

A tarefa é simples. Pressione Alt+F2 e digite o seguinte comando:

ubuntu-bug

Pronto, na janela que abre você começa a descrever o seu problema.

Como as opções estão em inglês, segue a tradução de cada opção:

  • Monitor(X.org) – para relatar problemas relacionados ao vídeo como problemas com drivers.
  • Dispositivos de armazenagem internos ou externos – para problemas relacionados a discos e pendrives ou cartões de memória.
  • Problemas relacionados a segurança – acho que não preciso explicar.
  • Sound/audio related problems – relatar problemas relacionados a som que foi o meu caso.
  • Outros problemas – acredito que também não preciso explicar.

No meu caso selecionei a opção relacionada a som. Nas próximas telas é bom saber um pouco de inglês ou ter o google translate a mão para saber o que está escrito. Abaixo veja os passos que segui para relatar este bug:

Clicando no botão “Enviar”, os dados serão enviados para o launchpad e você finaliza o relato como em qualquer outro bug que já tenha registrado.

Publicado em 30 de Abril de 2012 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Daniel San disse:

    Muito legal esse poste ^^. Valeu mesmo pela diga, irei usar pois acabei de achar um bugzinho no Unity.

    Uma outra coisa, me desculpe minha ignorância mas onde eu posso relatar um bug que o meu skype não esta aparecendo nem na bandeja nem no menu de mensagens? É por esse método mesmo? Eu estou usando o Ubuntu 12.04 amd64 e me parece que o x86 não tem esse problema

  2. Daniel San disse:

    Cara valeu mesmo pela ajuda ^^. Funcionou aqui direitinho o 2º comando do link que você mando ;).
    Troquei ‘YOUR_APPLICATION’ por ‘skype’ com o s minúsculo mesmo e agora esta funcionando!!!
    Muito Obrigado mesmo *-*

  3. joão disse:

    fui atualizar para 13.04 ,,a area de trabalho ficou sem nenhum icone,,e agora”””

Deixe seu comentário

Website