Gimp 2.8 no Ubuntu 12.04

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Muitos pediram e enfim saiu o Gimp 2.8 com as tais janelas unificadas. Esta opção é opcional e por padrão nada muda, as janelas continuam separadas.

Para instalar abra o nosso tão conhecido terminal, usaremos ele por ser mais rápido, pressionando Ctrl+Alt+t e digite os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-get update
sudo apt-get install gimp

Abra o gimp e vá no menu Janelas -> Modo de janela única. A mudança na interface é imediata.

Publicado em 30 de maio de 2012 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. Wadilson disse:

    Um problema aconteceu comigo e com outros usuários também, pelo que vi em comentários em outros sites, como o OMGUbuntu, por exemplo.

    Se o GIMP já estiver instalado na máquina recomendo fortemente que ele seja desinstalado antes de fazer a instalação do novo 2.8 .

    Após instalar a versão 2.8 em meu computador (que já tinha a versão anterior), nada funcionava direito até que desinstalei o GIMP e refiz a instalação.

    Assim, recomendo cuidado aos usuários que queiram instalar a versão nova mas já possuam o GIMP instalado, isso pelo menos até o novo GIMP 2.8 aparecer na Central de Programas, quando a atualização se dará pelo Gerenciador de Atualizações.

    De todo modo, o novo GIMP possui muitos outros recursos, além do modo de janela única. Cada vez menos preciso recorrer a programas da Adobe para fazer o que preciso. O GIMP é fantástico, e junto com o Ikscape consigo produzir tudo em meu estúdio.

    • Wadilson,

      Muito obrigado pelas informações, PPA sempre tem seus perigos. Eu já tinha o Gimp instalado antes de atualizar para a 2.8 e não tive problemas, mas não faço uso muito grande, só o básico mesmo.

  2. Aqui funcionou tudo muito bem! Instalei por cima mesmo e foi tranquilo. Obrigada pela dica, Ubuntero!

  3. Marcos Yoshihiro Nakamine disse:

    Valeu pela dica.

  4. Thiago disse:

    PPA OFF
    O novo ppa agora pode ser encontrado no seguinte link
    https://launchpad.net/~gimps/+archive/gimp

  5. marcus disse:

    Valeu pela dica! usei o ppa “velho” mesmo assim funcionou certim

  6. osvaldo disse:

    Não sei se isso aconteceu com todos, mas ao instalar ele deixou de salvar os arquivos em JPG. Isso é normal?

  7. osvaldo disse:

    Descobrir que ao invés de “salvar como”, devemos agora é “exportar”. Porém, o que isso realmente significa? Antes salvava sem nenhuma preocupação. Qual foi o ganho?

    • A ideia é que agora se trabalha com um projeto gráfico e não com um arquivo plano. Para ser bem sincero eu prefiro como está agora, já perdi tempo por salvar em uma imagem achatada na pressa ao invés de um projeto que eu poderia alterar com mais facilidade.

  8. Natã Vieira disse:

    Para mim tb é muito melhor o uso do exportar, assim fica mais “profissional” e mais claro o que salvar um arquivo e converte-lo “compactando”.

  9. Rodrigo disse:

    Valeu foi de primeira já fazia uma meia hora que eu procurava uma solução!!!!

  10. Franklin disse:

    ótima dica. funcionou perfeitamente no ubuntu 12.04. valeu

Deixe seu comentário

Website