Ubuntu 12.10 sem Unity 2D instalado por padrão?

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Em sessão do UDS(Ubuntu Developer Summit) foi decidido que o Ubuntu 12.10 não terá mais o Unity 2D instalado na instalação padrão. Isto significa que a Canonical deixará de dar atenção a versão do Unity para computadores mais modestos.

O que me preocupa neste caso é que a versão mais acessível do Unity é exatamente a versão 2D, o que me faz torcer com todas as forças que a promessa de concentração no desenvolvimento do Unity 3D sejam realmente cumpridas. Para quem tem necessidades especiais devido a deficiência visual, o Unity 3D é totalmente sem sentido, já que firulas visuais não são vistas por estes usuários.

Pensando nestes usuários, eu achei que esta é uma decisão equivocada, claro que sei que estas pessoas podem usar outras interfaces, mas não é o que eu gostaria de ver, já que o Ubuntu é, por padrão, usuário do Unity e não de outras interfaces. Ainda espero que esta decisão seja revista.

Fonte: Ubuntu-BR-SC

Publicado em 9 de maio de 2012 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Ney Fabrício disse:

    Realmente é uma decisão totalmente sem sentido: minha experiência, até agora com o 12.04 foi nula, considerando-se o bug no driver da nVidia que deixou o Unity rodar somente em 2D. Tive de voltar para o 11.10, que rodava liso, liso…

  2. Wadilson disse:

    Vai ser exatamente isso que vai acontecer: usuários terão que usar outras interfaces

    Na minha rede local, tenho um PC bem antigo, mas que supre bem as funções de servidor de arquivos; o HD fica lá rodando e ainda faz backups. Como a placa de vídeo e outros recursos são muito simples, só roda com o 2D.

    Para não ficar desatualizado, provavelmente irei instalar outra distro nessa máquina. Linux Mint? Fedora? Debian?
    Vantagens e desvantagens todos tem, todos sabemos. Mas se Ubuntu 12.10 for assim , com certeza terei outra distro rodando por aqui.

  3. Andre disse:

    Lembrando que há a possibilidade de continuar com o 12.04 (que tem suporte por 5 anos). 5 anos é bte tempo para desenvolverem melhor o Unity 3D a ponto de nao precisar aceleração.

    Uso o Unity 2D em 2 computadores da familia, acho muito bom e muito responsivo. Recebo a noticia inicialmente com pesar, mas fico tranquilo pois só penso em trocar de distro na próxima LTS. Senti na pelo o quanto são mais estáveis..

    • Andre,

      Claro que temos o suporte estentido do 12.04, mas como eu disse, minha preocupação não são os usuários com máquinas não muito poderosas, mas sim com os usuários com deficiência visual onde o Unity 3D não serve de nada e é um campo onde o Unity 2D se sai muito bem, só quero ver a acessibilidade 100%, ou próximo disso, no Unity 3D também. Aí sim eu perco minhas preocupações.

  4. bruno oliveira disse:

    Passei o ubuntu 11.04 usando o gnome classic sem efeitos, o 11.10 com o 2d e agora no 12.04 o mesmo. vou ficar orfão de interface gráfica no ubuntu em outubro pois apesar de ter um notebook que aceite o compiz nunca usei esse programa. acho que isso foi mancada da canonical pois vejo em muitos fóruns todo tipo de erro na versão 3d e usuários postando dúvidas dizendo que tão logados no 2d que está funcional. O 2d vez ou outra é até uma válvula de escape para muitos usuários não abandonarem de vez o ubuntu que dependendo de uma configuração errada naquele ccsm nem deixa subir a interface gráfica e sem a versão 2d vai subir o quê no ubuntu 12.10? Abraço amigo e parabéns pelos videos!

    • Bruno,

      Acho que esse nem é o caso, usar o ccsm é como amarrar um maçarico perto de um pavio de uma dinamite, uma hora vai dar estouro, até por isso ele não está instalado por padrão. Mas concordo que uma maneira que não utilize o compiz ou qualquer outro efeito tem que ser disponibilizado, não pra quem tem hardware “diferenciado” ou antigo, mas para quem realmente não precisa de tais efeitos.

  5. Sidney disse:

    Copiando e colando o que postei na LoCo Ubuntu BR:
    —-
    Só pra ninguém achar que a Canonical seria totalmente inocente assim:

    Unity 2D is likely to be dropped. Unity 3D will be made capable of running on lower-end hardware via ‘Gallium3D llvmpipe’.
    (fonte: http://www.omgubuntu.co.uk/2012/05/uds-q-summary-bye-bye-unity-2d-hello-gnome-shell-spin)
    Ou seja, o Unity 3D vai ser capaz de executar em hardwares mais ‘fracos’ através do citado ‘Gallium’.

    Agora, se este “ser capaz” significará “ser realmente capaz”, aí só esperando pra ver.
    —-

  6. Kleber disse:

    Bom,eu vim até aqui para fazer um comentário no mesmo sentido do comentário feito pelo Sidney,então…simplesmente:
    Sidney já disse tudo. A questão não é parar de dar suporte aos computadores mais modestos,mas sim, fazer com que funcione a versão 3D nestes.

Deixe seu comentário

Website