Lentes do Unity

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Você sabe o que são as lentes, ou lenses, do Unity? Vou assumir que você já saiba o que é o Dash, caso não saiba, assista ao VideoCast #13 que tudo se explicará.

As lentes são uma espécie de “aba” com adição de funcionalidades no Dash do Unity. Como dito, estas “abas” adicionam funções ao Dash como listar e procurar conteúdos em sites específicos, acessar arquivos e aplicativos tanto instalados como disponíveis para instalação, entre tantas outras funções. Por padrão o Unity vem com 5 lentes instaladas e configuradas.

A primeira lente, que é mostrada simplesmente pressionando e soltando a tecla Super, é a lente Home. Nesta lente podemos acessar os aplicativos e arquivos usados recentemente.

Lente Home

A segunda lente pode ser acessada pressionando as teclas Super+a e mostra os aplicativos utilizados recentemente, aplicativos instalados e sugestões de aplicativos a serem instalados.

Lente Aplicativos

A lente de arquivos pode ser acessada pressionando as teclas Super+f(de file do inglês, que significa arquivo), nesta lente podemos ver os arquivos abertos recentemente, downloads e pastas.

Lente Arquivos

A próxima lente é a de músicas que pode ser acessada pressionando as teclas Super+m. Nesta lente são mostradas as músicas disponíveis no sistema e os álbuns.

Lente Músicas

A última lente é a de vídeos e foi adicionada na versão 12.04. Nesta lente podemos pesquisar por vídeos disponíveis no disco e vídeos disponíveis em canais da internet como vimeo e youtube.

Lente Vídeos

Esta foi apenas uma introdução as lentes do Unity, nas próximas postagens mostraremos como adicionar lentes e principalmente mostraremos lentes interessantes.

Publicado em 4 de junho de 2012 | Deixe seu comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Deixe seu comentário

Website