Ubuntu for Android no FISL 13

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Olá Ubunteros, fiquei um tempo sem postar nada no site, o Edigley salvou a semana com um ótimo artigo que consegui publicar entre uma conversa, instalação ou correção de algum problema durante o FISL.

Em um dos raros momentos que consegui sair do estande do Ubuntu-BR, aproveitei os minutos do almoço, passei pelo estande da Canonical e o Adilson Oliveira gentilmente gravou este vídeo falando e mostrando um pouco do Ubuntu for Android.

Mais detalhes sobre nossa participação no Fisl 13 serão dadas em breve no VideoCast e no Opencast.

Publicado em 30 de julho de 2012 | 15 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

15 Comentários

  1. Eu sou um super herói… Eu sabia… (risos)

    Devido as nossas tarefas extras, sempre bate aquela pausa nas atividades do blog. Além de manter meu blog pessoal, estou escrevendo guest post em outros blogs, aí o bicho pega. :D

    Vou tentar postar outros artigos com mais frequência.

    Abraço!

  2. Daniel Varga Muccillo disse:

    “entre uma conversa, instalação ou correção de algum problema durante o FISL”

    Só na parte dos problemas eu incomodei duas vezes com os drivers da placa de rede ethernet! =)

  3. victor disse:

    Pow impressionante, estou louco por isso dai. Mas acho que oque falto pergunta e se aparelhos tipo um atual de agora sei la… um motorola razr vai receber alguma atualização pra possibilitar o ubuntu e quando o produto vai ser lançado

  4. marcio disse:

    No final do video alguem perguntou se tem fabricante interessado no brasil ?
    isso ? ou entendi errado a pergunta no video
    bem
    a minha pergunta é se vem pro brasil isso ou não ou nunca ou daqui 30 anos vem ou ninguem perguntou se vem pro brasil essa tecnologia

  5. Adilson Oliveira disse:

    Olá pessoal, o Ivan pediu para eu dar uma passada aqui e responder às perguntas.
    Antes de mais nada, infelizmente não posso citar especificamente marcas e modelos por razões contratuais. O que posso dizer é que os os bits do Ubuntu estão lá, são software livre e vão continuar sendo mas sem o apoio dos fabricantes não tem como fazer o que eu mostro no vídeo. Como os fabricantes querem que você compre aparelhos novos, não acredito que haverá alguma atualização que permita rodar Ubuntu for Android nos aparelhos atuais apesar de ser perfeitamente possível tecnicamente.
    Esperamos que já no final deste ano, começo do próximo tenhamos já aparelhos com Ubuntu embarcado.
    Sim, existe uma operadora Brasileira interessada mas não posso citar nomes como falei acima.
    Em resumo, a Canonical não tem como fornecer um binário que possa ser instalado pois depende dos bits fornecidos pelos fabricantes mas garanto que assim que os primeiros começarem a aparecer vai aparecer gente que vai conseguir juntar os pedaços e fazer um backport ;)

  6. Bruno N. Zanette disse:

    Putz, agora fiquei triste de não poder ter ido nesse FISL. Eu paguei a inscrição e ia com a caravana da UFPR (U.Federal do Paraná), mas por causa da ocupação da Reitoria pelos estudantes não foi possível fazer os pagamentos necessários e a viagem acabou sendo cancelada.

    Mas acho esse negócio MUITO legal!!! Nunca tive celular “Smart” e sempre optei pelos mais baratos, e esse tipo de sistema foi o primeiro a me fazer querer comprar um!!! Só precisa realmente de um HW um pouco mais robusto, mas nada que essa nova geração não possa oferecer.
    E algo que acabei de pensar… Enquanto o celular está no Dock, ele esta sendo carregado? Se sim, isso é simplesmente perfeito!!!

    Vlws!! Mto legal o Blog e Viva o Ubuntu!!!

  7. Adilson Oliveira disse:

    Sim, o dock carrega o celular enquanto está sendo usado. Aliás, ele nada mais é que uma caixinha com conectores, não tem nenhuma função ativa.

  8. Maico disse:

    O Ubuntu roda usando o kernel Linux do Android?

    Isso é, não é virtualizado sobre o kernel do Android?

  9. Adilson Oliveira disse:

    Conforme digo no vídeo: direto no metal, sem virtualização, usando o mesmo kernel.

  10. Adilson Oliveira disse:

    E quem fizer, por favor, seja bonzinho e não me traduza literalmente pois a a dicção foi horrível :-D

  11. […] sobre as novidades que estão por vir.   Clique aqui para assistir o vídeo no http://www.ubuntero.com.br   E não foi só isso, a empresa Ovni VFX, que é especializada em […]

  12. […] sabemos que o grande anúncio é o Ubuntu Phone OS. Assim como já havíamos mostrado no Ubuntu for Android, o Ubuntu Phone precisa de um hardware moderno para rodar totalmente. Um processador ARM A9 e 1 GB […]

Deixe seu comentário

Website