Opencast #16 – Distribuições Linux

Categoria: OpenCast, Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , , , , , , , ,

Neste episódio, eu (Ivan), Diego, Rudinei e Og Maciel falamos um pouco sobre o mundo de distribuições Linux existentes no mundo. Escolhemos algumas distribuições para falar um pouco mais como Ubuntu, incluindo uma polêmica, Red Hat, Slackware também entraram na discussão. Conversamos também um pouco sobre ser ou não ser bom ter este número gigantesco de distribuições.

Não deixe de votar no Ubuntero para o Prêmio TopBlog Brasil 2012.

Links do episódio:

Twitter: @tecnologiaabert

Facebook: http://www.facebook.com/tecnologiaaberta

Google+: Tecnologia Aberta

Youtube: Tecnologia Aberta

E-Mail: opencast@tecnologiaaberta.com.br

Feed do Opencast: http://tecnologiaaberta.com.br/feed/opencast/

iTunes: http://itunes.apple.com/br/podcast/id424732898

 

Publicado em 27 de agosto de 2012 | 14 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

14 Comentários

  1. Mário RPG disse:

    para quem acha dificil compilar kernel no ubuntu, fiz um script que faz tudo automatico, especifico para ubuntu de 64 bits, vale a pena testar

    http://sourceforge.net/projects/scriptkernel/

    http://sourceforge.net/projects/scriptkernel/files/scriptkernel-3.5.3.sh/download

    o programa se chama scriptkernel, e acrescenta o patchs BFS e BFQ ( ambos usado para aumentar peformance do ubuntu) e mais a cflag -Ofast do gcc-4.6 que dobra a velocidade do sistema, da uma olhada aé.

    parabéns pelo epsódio, o OG é dos antigo como eu, muito bom saber disso, um abraço a todos.

    valeu demais

  2. Fala galera, Muito bom o cast gostei muito, só um problema é que o formato .ogg dificulta bastante já que meu cel só le mp3 e como só posso ouvir podcast atraves do meu cel… bem seria uma mão na roda.
    Vlw, sucesso.

  3. Parabéns pelo epsódio.
    Muita nostalgia e informação.

  4. Itaman Cavalcanti disse:

    Bacana esse episódio, algumas distros q vcs citaram ainda não testei. Faltou falar da estabilidade do Slackware (sempre tem um chato pra falar q falta alguma coisa kkkkkkk), qnd tive problemas com o Ubuntu, resolvi “radicalizar” e instalei o Slack e desde então ele nunca me deixou na mão. Continuo com Ubuntu em dual, mas só tô acessando ele pra atualizar e ver alguma novidade.

    Flw!

  5. Leonardo Reis disse:

    Existe uma diferenca entre desinstalar (remove) e exterminar/purgar (purge) pacotes na debian.

    O gerenciamento de pacotes foi criado na debian e nao tenho duvidas quanto a que eh a equipe que tem mais savoir-faire nesta area.

  6. Leonardo Reis disse:

    Arquivos de configuracao do sistema sao eliminados, mas se for em um diretorio HOME (veja que estah em maiusculas) o purge nao pode (e nem deve) eliminar este arquivo.

    Acontece tambem de se criar arquivos de configuracao para gerar um comportamento e depois querer que ele seja eliminado automaticamente na eliminacao do pacote.

    Bem eu nao vou garantir 100%, mas nas vezes que eu testei, o purge funcionou como deveria.

  7. André Tinoco disse:

    Gostei muito do podcast sobre distribuições e, de todas faladas, eu testei e usei muitas:)
    Só mais uma coisa, poderiam deixar um link para baixar o podcast no formato ogg, porque eu só estou baixando no rhythmbox via feed, e ele vem só mp3, teria um endereço somente para o formato ogg?

    • Se usar o sistema atom para feed o ogg estará lá. Resolvi que daqui em diante teremos apenas o formato mp3 para melhorar a compatibilidade com vários dispositivos. Manter os dois é complicado devido ao espaço que utilizam.

  8. Antonio Novaes disse:

    Sobre a utilização do gerenciador de pacote (apt-get e aptitude) e remoção de pacotes e dependencias:

    “As versões mais antigas do Debian utilizavam o gestor de pacotes apt. As versões actuais do debian tendem a utilizar o gestor aptitude que, embora seja um front-end do apt, tem bastantes vantagens, nomeadamente o facto de manter um registo (log) das acções efectuadas, o que permite remover pacotes de uma forma mais “limpa”. Para maior comodidade, são listados abaixo os comandos aptitude com os equivalentes comandos em apt. No entanto, neste guia, será dada preferências à utilização do aptitude.”

    Fonte: http://servidordebian.wikidot.com/squeeze:config-software-aptitude#toc5

  9. como conseguir o CD do Ubuntu em Porto Alegre, pois estou por ir a Porto Alegre e poderia passar para comprar.

Deixe seu comentário

Website