Servidor DLNA Ps3MediaServer

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Já mostrei em um artigo anterior como montar um servidor DLNA utilizando o servidor Serviio. Nos comentários foi sugerido utilizar o servidor Ps3MediaServer e eu prometi que um dia faria um artigo mostrando ele e enfim este dia chegou.

Antes de mostrar como fazer para instalar, alguns comentários. Como eu imaginei pela descrição, o Ps3MediaServer é mais fácil de instalar, mas o produto final não é tão bem acabado como o Serviio. Explico. Com o Serviio, ao acessar os vídeos, me é mostrada apenas a pasta de vídeos, o mesmo acontece com as fotos e músicas. O mesmo não acontece com o Ps3MediaServer. Acredito que estas são os dois grandes pontos que me chamaram a atenção sobre os dois serviços.

Antes que me condenem, estou com poucos formatos de vídeo para testar mais o Ps3MediaServer, mas o deixei como servidor pela facilidade de instalação e também por ele não precisar ler todos os diretórios toda a vez que o computador é reiniciado, coisa que me deixava bastante nervoso no Serviio.

Vamos a instalação. Como sempre mostro pela velocidade, abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+t e digite os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:happy-neko/ps3mediaserver -y
sudo apt-get update
sudo apt-get install ps3mediaserver -y

Para abrir o programa pressione a tecla Super(também conhecida como tecla Windows) e digite ps3 e dê Enter, mas isto se o primeiro programa da lista for o “Ps3 Media Server”.

Se estiver usando o Unity como interface gráfica, o ícone do Ps3MediaServer não irá aparecer na bandeja do sistema. Para que apareça você terá que digitar mais um comando no terminal:

gsettings set com.canonical.Unity.Panel systray-whitelist "['all']"

Agora é necessário encerrar a sessão e iniciar novamente para que o ícone passe a aparecer.

Fonte: Wiki Ubuntu

Publicado em 20 de agosto de 2012 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Sergio Ricardo disse:

    Muito bom, uso a muito tempo. Assisto a vídeos em 1080p via wi-fi tranquilamento.

  2. Tom disse:

    Tenho instalado aqui no meu ubuntu e é um excelente programa. Obrigado por compartilhar.

Deixe seu comentário

Website