Videocast 20 – Ubuntu Gnome Remix 12.10

Categoria: Ubuntu, VídeoCast | Palavras-chave: , , , , , , ,

Passada uma semana de uso com o Ubuntu Gnome Remix 12.10, aqui está o vídeo que mostra as minhas impressões sobre o sistema. Em resumo posso dizer que a equipe que fez o trabalho estava com muita preguiça de adicionar o mínimo de qualidade ao sistema. Por padrão o sistema não tem nenhum programa gerenciador de pacotes instalado e precisei instalar muito software básico para poder trabalhar, nem falo dos programas específicos, estes todos sabemos que temos que instalar.
O Gnome Shell melhorou bastante desde a última vez que utilizei, isto já era de se esperar, mas ainda deve muito em produtividade em relação ao Unity. Muito espaço na tela é perdido, o que se nota principalmente por quem usa notebooks com telas pequenas.

Assistir no Youtube

Publicado em 29 de outubro de 2012 | 9 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

9 Comentários

  1. Everaldo Canuto disse:

    Não, não foi preguiça não, nós trabalhamos com muito afinco por semanas com um equipe reduzida e embora você claramente discode, o resultado final agradou a muitos.

    Quanto ao gerenciador de pacotes, no seu vídeo você passou várias vezes por um ícone chamado “Programas”, clique nele e verá o esperado gerenciador.

    A ideia para essa primeira versão foi ter uma distro com uma experiência GNOME pura, nas discussões para a 13.04 estamos vendo possibilidades como inclusão de plugins, LibreOffice e algum outro navegador além do Web (Epiphany).

    • Everaldo,

      Para quem não sabe como foi feito, como eu, pareceu que não deram atenção por ter faltado muitos programas. Sabendo agora até mudo um pouco de ideia, mas não totalmente. Se prestar atenção vai ver que eu disse que instalei muita coisa e o “programas” que esta no vídeo só apareceu depois que instalei o synaptic e a central de programas do ubuntu via apt na linha de comando.
      Nas próximas versões eu estarei fazendo novo review e ficarei muito contente se os problemas que constatei estiverem resolvidos.

  2. Everaldo Canuto disse:

    Só confirmando, acabei de checar novamente e o ícone “Programa” (Software no caso de en-US) vem instalado por padrão e inclusive está disponível até na sessão “Live”.

    A discussão sobre a inclusão da Central de Programas foi longa e um dos problemas é que a aparência não ficava legal no tema Adwaita (padrão do GNOME). Um outro ponto que alguns levantaram é que se tivesses a Central de Programas, o Firefox e o LibreOffice alguns reclamariam que é a apenas um “Ubuntu com GNOME Shell instalado”.

    Quanto a plugins do GNOME Shell por padrão, eu pessoalmente gosto da ideia e convido você para as discussões da versão 13.04, em especial os Blueprints:

    https://blueprints.launchpad.net/ubuntu/+spec/topic-r-flavor-gnomebuntu

    Lembrando ainda o endereço da lista de discussão (em inglês):

    https://launchpad.net/~ubuntu-gnome
    http://lists.launchpad.net/ubuntu-gnome

    • Não tenho como olhar de novo agora, mas assim que sobrar alguns minutos vou dar uma olhada. Se eu me passei pode ter certeza que farei a correção no próximo vídeo no final de semana. Estes endereços que passou também vou divulgar no site para que não só eu possa acompanhar.

  3. Parabéns pelo vídeo, Fuzzer!
    Sou fã número 1 do shell.. e pra mim é mais rápido que o Unity. (Mas não tenho preconceito. ;) )
    Abraços,
    Fábio Nogueira

  4. Dacio disse:

    Creio que você está equivocado quanto ao dizer que ele não vem com um programa gerenciador de pacotes. Ele tem sim procure por “PROGRAMAS” e ele aparecerá. E pessoalmente prefiro o gnome-shell.

  5. Josiel disse:

    Realmente algumas coisas são de gosto.

    Pra mim foi ótimo ter vindo sem muitos programas instalados, e ainda poderia ter vindo sem outros.

    Achei bem melhor que Unity e XFCE, está funcionando perfeitamente aqui.

  6. Júlio C. Brito disse:

    Pois é Fuzzer, deixou passar sim. Essa distro é de longe mais leve e mais estável que a própria distribuição oficial. O boot é rápido e o shell é leve, roda sem necessidade de placas aceleradoras. O “Programas” já vem instalado com “certeza”.

    • Pois é, já estou com a reparação gravada e editada, só aguardando pela finalização do videocast que não teve jeito de gravar direito durante o final de semana, mas hoje a noite eu consigo gravar e enviar para o youtube.

Deixe seu comentário

Website