Visualizando arquivos .pdf no Mozilla Firefox

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: ,

No Ubuntero on Air 1 comentamos sobre a possibilidade de visualizar/abrir arquivos .pdf dentro do navegador Mozilla Firefox, uma funcionalidade que já existe no Google Chrome e que também será nativa nas próximas versões do Firefox.

Para quem quiser habilitar a opção de abrir arquivos .pdf no Firefox, siga as instruções a seguir:

1) Abra o Firefox e na barra de url digite: about:config e depois aperte ENTER.

visualizar pdf no firefox (passo 1)

(clique para ampliar)

2) Irá aparecer uma mensagem pedindo para você tomar cuidado com as modificações que irá fazer, clique em “Serei cuidadoso, prometo!

visualizar pdf no Firefox (passo 2)

(clique para ampliar)

3) Na barra de Localizar, digite: pdfjs e nas opções que irão aparecer, dê dois cliques sobre o item pdfjs.disabled. Essa ação irá mudar o valor de true para false.

visualizar pdf no Firefox (passo 3)

(clique para ampliar)

Após o procedimento acima, é só fechar e abrir novamente o Firefox e pronto. Agora durante a navegação, ao clicar em um link que contenha arquivo .pdf, ele irá abrir diretamente no navegador.

Se você não gostou dessa nova funcionalidade, poderá desabilitar refazendo os passos acima, e no passo 3) dê dois cliques novamente sobre o item pdfjs.disabled. Essa ação irá mudar o valor de false para true. Depois é só fechar e abrir novamente o Firefox para não abrir mais arquivos .pdf diretamente no navegador.

Testado no Ubuntu 12.04 e 12.10 com Firefox versão 15.

Publicado em 1 de outubro de 2012 | 8 Comentários

Rudinei Weschenfelder

Rudinei Weschenfelder

Técnico em informática, desenvolvedor web, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Líder do Time de Documentação do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR-DOC), membro do Time de Tradução do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR) e do LoCo Team Ubuntu-BR-RS.

Mais posts do autor (15)

8 Comentários

  1. Realizei esse procedimento assim que a versão 15 foi lançada. Também gosto da função click-to-play que faz a mesma função da extensão flash block e a outra que coloca a janela de preferências em uma aba. Vejam mais em http://goo.gl/jH8xe.

  2. Diego Alves disse:

    Valeu pela dica, um problema chatinho que tinha a algum tempo.

    Falouuu!!!

  3. O Chrome tem o READER DA ADOBE integrado ao navegador, enquanto o Mozilla tem um leitor de pdf feito com JS feito pela comunidade.

    Fica aí a dica da diferença

  4. Fábio Rodrigues Ribeiro, obrigado pelo seu comentário.

    Como você lembrou, o leitor de pdf do Firefox é uma implementação que usa JS juntamente com HTML5.

    Já o visualizador de PDF do Chrome é um plugin/feature nativo do próprio navegador, chamado “Chrome PDF Viewer”. Digitando na url do Chrome “chrome://plugins/” (sem as aspas), serão listados os plugins, entre eles, o “Chrome PDF Viewer”.
    Mesmo se não tiver o Adobe Reader instalado, será possível visualizar pdf’s direto no navegador, caso o plugin nativo estiver habilitado.

    Antes desses navegadores implementarem a visualização de pdf, se o usuário quisesse poderia instalar o plugin do Adobe Reader no navegador, assim quando clicasse num link com .pdf chamaria o plugin da Adobe para visualizar o arquivo.

    Em alguns casos quando está ativado o plugin do Adobe Reader e o plugin do Chrome PDF Viewer costuma dar conflito e não abrir os arquivos, e para isso tem uma solução em http://support.google.com/chrome/bin/answer.py?hl=en&answer=142056

    Resumindo: Plugin do Adobe Reader para abrir pdf no navegador é uma coisa e Chrome PDF Viewer é outra, mas cumprem a mesma função, visualizar arquivos pdf direto no browser.

  5. Ou seja, é fruto da parceria para melhorar o plugin

  6. Cerebro Vasconcelos disse:

    muito bom me ajudou bastante, so lembrando que se você tiver um plugin pra leitura de pdf ele pode tomar conta e você não verá essa funcionalidade, desabilite-o!

  7. Miriam disse:

    Obrigada pela dica. Estava com este problema e isto resolveu. Valeu!
    Deus te abençoe!

  8. China disse:

    Essa dica salvou meu dia, só que ao contrário eu queria desabilitar esta visualização embutida. Essa josta vem habilitada por padrão nas versões mais novas do firefox pra Ubuntu, e sempre causa problemas. Prefiro mil vezes fazer o download do PDF pra ver no Okular.

Deixe seu comentário

Website