Webapps no Ubuntu 12.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

 

Depois de usar por um longo tempo as tais webapps eu finalmente me sinto tranquilo para falar o que achei desta “grande” novidade do Ubuntu 12.10.

A conclusão pode se resumir a duas palavras: Sem sentido.

Exatamente isso, não estou exagerando. As webapps foram conclamadas como uma grande revolução, imaginem, apps que integrariam sites ao sistema de notificações e os usuários poderiam fazer várias coisas por elas. Usei a webapp do youtube, google docs, google+ e launchpad e a única real alteração notada foi uma pequena travada no navegador na primeira vez que entro em cada um dos serviços.

Quando ainda é novidade é até interessante ter no controle de volume o vídeo que está assistindo no youtube, ver que tem mensagens não lidas no google+, mas em poucos minutos isso passa a ser totalmente supérfluo e você nem olha mais estas informações, afinal, você está no site onde tudo isto está melhor organizado.

Sei que muitos me odiarão por falar mal desta nova funcionalidade, mas a minha opnião é que a funcionalidade não faz sentido algum.

E vocês, já testaram? O que acharam? Deixem suas opiniões nos comentários.

Publicado em 2 de outubro de 2012 | 22 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

22 Comentários

  1. Alex Moreira disse:

    me parece que vc deu Ctrl+v duas vezes.

  2. Juca disse:

    Queria ver como o gmail iria se comportar, mas ainda não funcionou… não abre opção de “webappizar” o gmail…

    No resto que eu testei, twitter, facebook, g+, concordo contigo. ! Web apps, qual o propósito?

  3. NetHell disse:

    Penso que muitas implementações que houveram no sistema tem apenas o objetivo de cumprir com um design e, desta forma, tornam-se até sem sintido, como você citou.
    Um exemplo disto foi a busca no dash, reclamado por muitos usuários que passaram a desconhecer muitas das aplicaçõesinstaladas e disponíveis em seus sistemas;
    Outra foi a Central de programas, que visando facilitar novos usuários, retirou destes uma possibilidade de maiores informações sobre a instalação de aplicações;
    Agora… o WebApps. Mais uma coisa que poderia ser omitida e no entanto torna-se uma novidade que, certamente, será inútil para muitos.
    Sou fã de carteirinha do sistema, mas acho que a turma deveria repensar na visão geral de dispor um sistema prático, rápido e seguro. Inovações como estas deveriam ser efetuadas a gosto dos usuários e não inseridas por padrão como estão sendo.
    Desculpem-me a sinceridade.

  4. Alex Moreira disse:

    o ctrl+v foi só para zoar mesmo!

  5. Ursula disse:

    Oi Ivan,

    Eu testei e posso dizer que penso o contrário de vc: os webapps fazem todo sentido com o uso do Unity. A idéia dos webapps é fazer com que o uso do sistema seja ainda mais intuitivo, considerando que hoje em dia no desktop muita gente nem usa mais clientes dedicados, apenas paginas web. Por exemplo: facebook, grooveshark, launchpad; em um celular faz todo sentido ter um aplicativo dedicado pra cada, no desktop nem tanto, então pq não facilitar?
    Eu praticamente não uso o mouse com o unity, tudo pelo teclado; facilita muito minha vida conseguir acessar as abas do meu browser com os sites que uso (facebook, twitter, launchpad, grooveshark) usando alt+tab. Acho legal também a integração com o menu, não preciso ficar olhando em algum outro lugar por notificações e posso controlar o audio de onde quer que esteja vindo pelo mesmo menu. É como ter teclas globais, o que eu acho sensacional e muito util pra não desviar do foco do que se está fazendo.

    Eu achei uma ótima idéia, estou usando desde quando foi publicado o PPA e fez bastante sentido pra mim.

    Abraços,

    • Ursula,

      Talvez até tenha me expressado mal. O que quero dizer é que do jeito que está agora, é inútil. A integração com os apps que eu citei, e foram os que testei, não tem sentido nenhum, não acrescentam nem melhoram minha navegação. Mantendo apenas as abas com as aplicações abertas tive o mesmo efeito, sem a travadinha no primeiro acesso, e com mais informação.
      Como não uso o grooveshark, não posso falar nada sobre ele e a integração, posso apenas falar das que citei e que não acrescentaram nada, continuei com as mesmas ferramentas que tenho só com as abas abertas nos sites.
      Estou torcendo para que os desenvolvedores queimem minha língua e esta integração seja muito melhorada e passe a fazer sentido para estas apps que eu citei no post.

  6. Adriano disse:

    Eu acredito que todas essas implementações poderiam ser opcionais. O Ubuntu está se tornando pouco produtivo e lento. No meu computador o Ubuntu 12.04 consome os mesmos recursos que o windows7. Também não gostei das sugestões de compra, claro que a Canonical tem que ganhar seu dinheiro, mas poderiam ser mais discretos, né?

    • Adriano,

      As webapps são opcionais, quem não quiser não usa. Quando entrar em um site que tem suporte, uma mensagem será mostrada no navegador perguntando se quer instalar o suporte para aquele site.
      As sugestões de compras não me incomodaram, mas a opção de desabilitar será muito bem vinda.

  7. daniel disse:

    sou assinante do ótimo serviço de streaming de músicas Rdio
    mas ele nao tem um player nativo para linux, meu SO padrão na empresa.

    porém acessar pelo browser é tão bom quanto ao player nativo que uso no macbook pessoal.
    um webapp dele seria ótimo para eu trocar de música sem precisar maximizar o Chrome, ir pra aba do Rdio para então trocar de música.

    mas confesso que vejo utilidade apenas para isso nisso.. um webapp do Rdio.. de resto tambem nao vejo grande utilidade

  8. Bitetti disse:

    Realmente esses complementos que falam que vão integrar a web ao sistema são supérfluos, veja o caso dos widgets do Windows Vista.

    Isso funciona mais como chamariz para iniciantes, uma “modinha” de que tudo que é bom tem que ter web. Mas esse conceito não é muito fácil de conciliar.

  9. Glauco disse:

    Ainda não testei, mas acho que são úteis sim.
    Olha esse caso de uso:
    Estou trabalhando e o meu Browser está minimizado com o Gmail aberto, quando chegar algum e-mail vai ter uma notificação de sistema me avisando, sem isso, eu teria que olhar de vez em quando se chegou alguma coisa.
    Outra utilidade é para sites de streaming de música, eu posso escutá-las, pausar, passar para a próxima, voltar, etc. tudo sem precisar ir na aba do site, assim não perco o foco no que estou fazendo.

    • Como podem ver, não usei nenhum para sites de streaming de músicas, nem o gmail que é um serviço que dispenso.
      Para dar um exemplo, o google+ mostra que tenho mensagens não lidas, mas ao clicar na notificação sou levado até a aba do google+ e tenho que clicar nas notificações do site para ler, não sou levado diretamente as notificações.
      Como disse no comentário para a Úrsula, estou esperando ter a língua queimada ainda, e estou torcendo para que isto aconteça.

  10. Theneus disse:

    Prezados,

    Se esqueceram que esta ferramenta é totalmente nova, como o Unity a algum tempo… estão aos poucos incluindo novas funcionalidades e adaptando as necessidades e corrigindo possíveis bugs. Vejo a ferramenta com inovadora sim, pois ao pouco ira integrar todo o sistema com ferramentas cloud…este é o futuro….

  11. Thiago Silva disse:

    Concordo com o artigo.
    Penso que tudo o que essa ferramenta faz, com exceção da integração do Grooveshark, é totalmente sem utilidade.

    Ainda voto por uma melhora na aparência dos menus dos applets do painel, deixando-os mais próximos da aparência dos menus do Gnome-shell [isso sim seria algo útil na minha opinião]

  12. O mesmo acontece em alguns recursos que somem do ubuntu =D

    Ninguem usava ou mesmo nova-os até saberem que foram tirados. KKK

    Tem muito projeto que a ideia parece boa mas na hora da pratica simplesmente não funciona.

  13. […] pontos sobre o Opencast, agradecer aos votos para o prêmio TopBlog Brasil 2012 e comentar sobre a crítica que fiz sobre as webapps do Ubuntu […]

  14. Natã Vieira disse:

    Pode ser que tenha até alguns usos interessantes, nada muito diferente de outras ferramentas que ja existiam antes. Na verdade estou mesmo preocupado é com essa escalada comercial do ubuntu, como integração amazon por exemplo.
    Fique com uma curiosidade. Qual serviço de e-mail vc utiliza Ivan? Porque não o gmail?
    Valeu e parabéns pelo trabalho.

    • Uso servidor pago, o Gmail já me deixou na mão muitas vezes, perdi alguns trabalhos por causa dele e outros fiquei por um triz de perder. Pelo menos com um servidor pago eu tenho a quem cobrar se isto acontecer, o que nunca aconteceu.

  15. Wadilson disse:

    Usei alguns por um tempo, nenhum foi eficiente e nem tanto útil assim. Talvez um dia ainda encontre uma boa maneira de usar isso.
    Mas o pior é que por ora o serviço está ruim: ocupa muita memória e o browser fica louco. Tive que desligar todo o WebApp para usar a máquina sem travamentos.

  16. Para usuários comuns, realmente pode ser inútil, acessar Facebook, Gmail. Mas para desenvolvedor, é quase um sonho realizado.

    Esperem Window8 e OS X adotando isso também (se não me engano Windows8 já tem). É tendência nos celulares e vai ser no desktop também, até porque ambos estão convergindo para um único equipamento.

Deixe seu comentário

Website