Dois monitores no Xubuntu 12.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Como todos sabem, pelo menos quem acompanha o Videocast, estou testando vários sabores do Ubuntu, passando uma semana em cada uma. Isto está gerando algum material com as dificuldades e facilidades que cada interface oferece.

Uma das coisas que estou testando em todos é a utilização de dois monitores e no Xubuntu, por enquanto, temos o pior gerenciamento desta funcionalidade.

A tela de configuração de monitores não oferece as configurações necessárias para trabalhar com os dois monitores com tela extendida, ele simplesmente espelha as duas telas e para conseguir extender os monitores eu tive que apelar para configurações que mostro aqui.

Tela de configuração de múltiplos monitores sem opção de posicionamento.

Para fazer a configuração precisamos apelar para um editor de configurações que já está presente por padrão no sistema. Para isso vá no menu do Xubuntu e vá na opção “Gerenciador de Configurações“.

Menu de configuração de múltiplos monitores no Xbuntu

Role a tela até o final e clique no ítem “Editor de Configurações“.

Editor de configuração de múltiplos monitores no Xbuntu

O editor já abrirá na parte que precisamos, pelo menos foi assim comigo. Agora você tem que saber a resolução do seu monitor principal. Procure pelo seu segundo monitor, no meu caso é o VGA1, e na opção Position -> X dê um duplo clique para editar. O valor que terá que informar é onde começa esta tela, como eu deixo o monitor a direita, informei a resolução do meu monitor principal que é 1366, se quiser deixar no lado esquerdo terá que informar um valor negativo.

Editor de configuração de múltiplos monitores no Xbuntu

Para que as configurações tenham efeito você precisará encerrar e iniciar sua sessão novamente. Na primeira tentativa eu reinicie o computador e não tive resultado, apenas quando encerrei a sessão a configuração realmente ficou.

Fonte: Ubuntubuzz

Publicado em 7 de novembro de 2012 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Ricardo disse:

    Também estou testando o Xubuntu 12.10. Liguei minha TV via HDMI e nada aconteceu, entretanto, na configuração de monitores pude ativar e definir a posição. A TV funcionou na hora, sem precisar sequer sair da sessão.
    Veja imagem: http://minus.com/mRAVUa4wJ8TG0

  2. Ricardo disse:

    Ivan,

    Também pensei nessa possibilidade de ter diferença entre VGA e HDMI / TV… Resolvi testar ligando um monitor via VGA e… não teve diferença.
    Imagem: http://minus.com/lbqse1VCBOBeSr

    No meu Xubuntu instalei o xubuntu-restricted-extras e fiz a atualização para o Thunar 1.5.1, que adiciona um repositório de desenvolvimento.

  3. BalgkarBr-Leon disse:

    Lembrando é claro que no driver da placa de vídeo isso é feito de forma besta né.
    Aqui eu utilizo 3 monitores e arrumo eles só com o HOLD & DRAG ou seja, agarrando e arrastando o monitor.
    Oque deixa tri besta, eu tinha uma outra placa de vídeo da ATI só que é bem mais difícil lidar com o driver da ati nessa questão, daí, preferi usar a placa de vídeo Nvidia que embora mais fraca doque a ATI que eu tenho aqui me dá uma facilidade TREMENDA e várias ótimas opções no COMO organizar os meus monitores né.
    E esse organizador de monitores nativo do Xubuntu, que eu ACHO que ainda é o mesmo que o Ubuntu usa, eu JAMAIS usei por que é de péssimo a pior.
    Mas como eu digo, através do driver das placas de vídeo tanto da ATI quanto da NVIDIA é bem mais fácil, embora no da Nvidia seja brincadeira SEMPRE.

    • Não é o mesmo gerenciador não, o configurador nativo que está no Ubuntu é bem moleza de configurar também, este que está por padrão no Xubuntu que é uma coisa, para não falar palavrão. A VGA que estou usando nos testes é Intel.

  4. Ricardo disse:

    Ivan,

    Pelos seus comentário parece que a experiência com Xubuntu não está sendo das melhores. Confesso que depois de 24h voltei para o Ubuntu (Unity), estou muito (mal) acostumado já com Unity e roda bem na meu note. Interessante que vejo muitos artigos em blogs e vídeos no youtube falando muito bem do Xubuntu. Eu até gostei, acho que se me esforçasse mais ficaria com ele.

    Meu notebook usa video da Intel também. Agora, uma coisa eu preciso fazer: defender o configurador do Xubuntu. Em um aspecto ele é melhor que do Ubuntu: tem a opção “Taxa de atualização” (50 Hz, 60 Hz) que no do Ubuntu não tem ou não apareceu para mim. E isso me é importante posto que quando ligo a TV no Ubuntu sempre fica com 50 Hz e tive que fazer um script para setar em 60 Hz. Já no Xubuntu pude definir isso pelo gerenciador de monitores. Deal with it.

    Se alguém tiver o mesmo problema, segue comando que define resolução e a frequência (ou taxa de atualização) do monitor / tv, neste caso em 60 Hz:

    xrandr -s 1280×720 -r 60

  5. Rodolfo disse:

    Deu certo! Obrigado.
    Como meu monitor principal tem resolução de 1920 x 1080, defini o X do monitor 2 como 1920 e deu certo, ficou no lugar certinho.
    Deixei o monitor habilitado também na parte “Monitor”, no gerenciador de configurações.

Deixe seu comentário

Website