Firefox 18 é lançado com poucas novidades

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

O Mozilla Firefox 18 veio sem grandes novidades visuais, somente correções de segurança e melhorias em performance no suporte ao JavaScript. O melhor desempenho do JavaScript ocorreu devido a troca da engine compiladora, utilizando agora a IonMonkey.

Usuários do Mac que possuem tela de Retina em seus equipamentos notaram grande melhoria no visual, agora o Firefox passa a suportar completamente a nova tecnologia da Apple.

Outra novidade que ainda não está pronta mas já foi colocada em testes é o suporte a WebRTC – Web Real-Time Communication. Em breve será possível fazer chamadas por VoIP, chat em vídeo e compartilhamento P2P sem a necessidade de plugins nos navegadores de internet. Como a tecnologia ainda está em desenvolvimento ela não está habilitada por padrão, mas para quem quiser ver como é a WebRTC poderá habilitar digitando about:config na barra de navegação, depois procure por media.peerconnection.enabled, media.navigador.enabled e media.navigator.permission.disabled e mude o campo valor para true.

Habilitar webrtc no Firefox (1) Habilitar webrtc no Firefox (2)

Assista ao vídeo abaixo e veja o WebRTC em ação:

Assistir no Youtube

WebRTC é um projeto livre e aberto com iniciativa e apoio pelo Google, Mozilla e Opera.

Mais novidades estão previstas para o Firefox 19 que será lançado em breve, entre elas o visualizador de PDF direto no browser, que será possível abrir arquivos PDF sem a necessidade de aplicativos de terceiros.

Publicado em 12 de janeiro de 2013 | Deixe seu comentário

Rudinei Weschenfelder

Rudinei Weschenfelder

Técnico em informática, desenvolvedor web, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Líder do Time de Documentação do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR-DOC), membro do Time de Tradução do Ubuntu Brasil (Ubuntu-BR) e do LoCo Team Ubuntu-BR-RS.

Mais posts do autor (15)

Deixe seu comentário

Website