Psensor – Uma forma fácil de verificar a temperatura do processador

Categoria: Geral, Ubuntu | Palavras-chave: , , ,

Olá pessoal!

Dessa vez venho trazer uma dica interessante e bastante simples para quem precisa saber a temperatura do processador. O aplicativo Psensor.

Se você assim como eu, sofre com o notebook esquentando, seja no colo, seja na mesa, seja em qualquer lugar que for e se preocupa com a temperatura de sua máquina, o Psensor poderá ser uma ajuda e tanto para evitar que seu PC saia fritando coisas por aí.

Este software retorna em tempo real a temperatura dos núcleos de seu processador. Em uma janela, além das informações de temperatura, ele também gera um gráfico que inclui o uso da CPU. Esse recurso é bem interessante para quem está monitorando a alteração de temperatura na hora da troca de sistemas em dual boot por exemplo.

Gráfico e temperatura no lançador

Entretanto, para não precisar ficar abrindo o software várias vezes para verificar qualquer alteração, o Psensor utiliza-se de um indicador no painel do Unity com as temperaturas e, mesmo se a janela não estiver aberta (mas o software estiver em execução) ele tem a opção de ativar a exibição de temperatura no próprio ícone no lançador do Unity. Basta ativar nas configurações.

Preferências Psensor

Para instalá-lo é simples, basta executar no Terminal:

sudo apt-get install psensor

Ou, se preferir, procurar por ‘Psensor’ na Central de Programas do Ubuntu e instalá-lo diretamente por lá.

Espero que a dica seja útil à vocês assim como foi para mim! E desde já, se você conhece outro software, melhor, mais prático ou mais completo, manda a sugestão aí nos comentários.

Abraços.

Publicado em 14 de Janeiro de 2013 | 4 Comentários

Daniel Quirino

Daniel Quirino

Pernambucano, cristão, amante da tecnologia e do software livre. Usuário do Ubuntu a 3 anos e estudante de Gestão da Informação pela UFPE.

Mais posts do autor (5)

4 Comentários

  1. Paulinho Dos Santos disse:

    Legal, Valeu.

  2. Legal a dica… Mas tava precisando de um que “regula-se” o sistema por que estou com problema na BGA do Notebook… Quando uso Windows até esquenta um pouco mais não desliga… Porém quando uso Ubuntu e esquenta um pouco e o Note desliga sozinho por segurança…

  3. Dorotheu disse:

    o meu psensor não detecta a temperatura do processador phenon II X4

  4. Lucianno Santtos disse:

    Um ótimo aplicativo, para quem precisa monitorar a temperatura da CPU, no Ubuntu!!

Deixe seu comentário

Website