Com a morte do Google Reader decretada, use o Liferea

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Leitor de notícias Liferea para Ubuntu

Eu sei que muitos amantes do Google estão desesperados porque o Reader será morto, mas espera aí, a empresa demoníaca que não quer saber o que seus usuários querem é a Canonical, ou eu estou enganado? Agora dá para pensar bem não é?

Tirando este pequeno desabafo, não se desespere, existem alternativas para o reader, inclusive nunca precisei usar ele. Como dica, deixo para vocês o Liferea que está disponível nos repositórios do Ubuntu.

Para instalar, abra a central de programas, procure por Liferea e clique em instalar, pronto, ao final do download você terá um leitor de notícias no seu computador. O programa é simples de ser usado, tanto para leitura quanto para adicionar novos feeds.

Este programa é tão fácil de usar que não faz sentido ensinar a usar, mas posso fazer isso no futuro se for de vontade da maioria. Veja algumas telas do programa abaixo.

leitor de notícias Liferea leitor de notícias liferea leitor de notícias liferea

Publicado em 13 de março de 2013 | 12 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

12 Comentários

  1. Herbert disse:

    tive que instalar ele aqui, gostava tanto do Google Reader =(

  2. Anderson Silva disse:

    Hoje eu sou usuário Mac, mas eu usei MUITO o Liferea e não tenho do que me queixar. Na verdade, queria um leitor RSS tão bom quanto, já que no Mac o mais próximo, que é o NetNewsWire, não é tão inteligente =/

  3. Rubem Luiz disse:

    Mas… mas… Liferea é local, GoogleReader é via web, acesso de qualquer terminal e vejo o que marquei com estrela, o que ainda não lí. Liferea não tem disso. O que farei eu agora? :-(

  4. O Reader é o segundo serviço do Google que eu mais uso, mas agora com a descontinuação do serviço estou testado a algum tempo o Liferea e também o Thunderbird para ler as news.

    Estou gostando mais do Liferea pela funcionalidade de agrupar as notícias marcadas como importantes e recuperá-as de forma fácil.

    No Thunderbird você pode até marcar com estrela, mas depois para encontrar essas notícias você vai ter que entrar em cada feed e ordenar por “estrela”. Outra opção para marcar feed’s importantes usando o Thunderbird seria criar uma pasta “Importantes” e depois mover a notícia para essa pasta.

    Para quem já usa o Thunderbird para enviar/receber e-mails e não quer instalar outro aplicativo só para ler as notícias, o mesmo irá atender perfeitamente.

  5. Nilton Teixeira disse:

    É possível sincronizar com o Google Reader? Baixei o takeout conforme recomendado pelo Google Reader, mas não sei como transferir os feeds para o Liferea.

  6. Mascarado disse:

    Creio que seja um bom aplicativo ,porém não supre a necessidade de quem lia notícias em qualquer computador simplesmente fazendo o login, não tenho notebook e mesmo que tivesse seria inviável sair carregando para todos os lugres. Bem que o Ubuntu one poderia absorver essa demanda que ficará carente.

    • É uma visão pessoal, mas eu acho que é insistir no erro. Os serviços na nuvem estão suscetíveis a este tipo de problema, deixam de existir quando o mantenedor acha melhor. Escolhendo outro serviço na nuvem isso pode voltar a acontecer, já o programa que está no teu computador isso já fica mais difícil.
      Não sou totalmente contra o uso da nuvem, mas de depender dela até para as tarefas mais simples.

  7. Mascarado disse:

    Quanto o seu desabafo inicial, compartilho da mesma opinião, tanto é que abri um tópico lá no fórum na sessão café com ubuntu.

    http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104137.0.html

  8. Esse é offline, completamente diferente. Não dá pra compartilhar os posts com os amigos, não dá pra saber quais são os mais vistos, etc.

    • Compartilhar posts não é tarefa para leitor de feeds, isso é tarefa para redes sociais. Minha opinião é que só interessa saber qual o post é o mais visto para quem escreveu o post ou notícia, para quem lê isso não é interessante, a não ser que queiram ler só o que a maioria acha interessante, o que também acho totalmente fora da casinha.

  9. Ótimo, muito obrigado pelo post!

Deixe seu comentário

Website