Novo servidor gráfico para o Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , , , ,

Muito se falou do Wayland, principalmente que ele iria substituir o Xorg e a principal distribuição a começar a mudança seria o Ubuntu. Contrariando os profetas, o Ubuntu usará seu próprio servidor gráfico, o Mir.

Não serei hipócrita e não direi que adorei a ideia, sempre tive minhas próprias opiniões e este anúncio me deixa um pouco preocupado. Não estou dizendo que não gosto da ideia do projeto, mas também não estou dizendo que isto é maravilhoso. Fico preocupado porque existe um grande problema a ser superado, torço para que a Canonical tenha forças para isso, as fabricantes de hardware gráfico.

Não é novidade para ninguém que as grandes fabricantes de hardware gráfico não davam muita atenção ao Linux, e este só tinha um grande servidor gráfico. Quando foi cogitada a mudança do Ubuntu para o Wayland, algumas destas gigantes disseram não ter planos para portar seus drivers para o novo servidor e é aí que fica a minha preocupação, estarão elas prontas para portar para um servidor gráfico que a princípio será usado apenas para o Ubuntu e visando o desempenho dos produtos da Canonical? Tomara que sim.

[Atualização] NVIDIA está trabalhando em conjunto na especificação do novo servidor. samohtv.wordpress.com/2013/03/04/mir-an-outpost-envisioned-as-a-new-home/

A grande ideia por traz do Mir é ser compatível com todos os dispositivos onde a Canonical pretende rodar o Ubuntu, ou seja, TV, Computadores, Tablets e Smartphones. Talvez isto faça com que as grandes fabricantes olhem com outros olhos esta iniciativa, já que elas também produzem processadores gráficos para dispositivos móveis e teriam que desenvolver apenas um driver para todos os dispositivos.

A previsão é que até abril de 2014, uma versão totalmente compatível com todos os dispositivos, e finalizada, seja lançada, provavelmente junto com o Ubuntu 14.04.

Para finalizar, outra notícia vem junto com este anúncio, o Unity será totalmente escrito em QT/QML cumprindo a promessa de existir uma única interface para todos os dispositivos, e claro que o Mir é quem possibilitará esta convergência. Para a felicidade de muitos, o Compiz será abandonado e provavelmente estaremos livres de muitos bugs.

Torço pelo sucesso do projeto e principalmente para que seja um servidor gráfico útil também para outras distribuições.

Publicado em 4 de março de 2013 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Frederico Araújo Mendes disse:

    De acordo com tudo que vem sendo noticiado, essas implementações se iniciaram a mais de um ano atras. O que entendo com tudo isso? Estamos usando o Unity com a equipe de desenvolvimento sabendo com mais de um ano antecedência que esse código seria descontinuado. Estamos nesse momento usando algo provisório, e eu aposto que a mais de 02 anos a canonical já sabia disso. O verdadeiro Unity já existe e usaremos o mesmo código da versão móvel no desktop.

  2. raphael disse:

    Ola boa noite Ivan
    sou usuario novo em linux (ubuntu) gosto muito
    mais as veses me deparo com varios problemas
    gostaria de expor um problema pra ve se você pode me ajudar

    configurei um servidor samba ( servidor casero de aqrquivos )
    até que funciona, mais se ficar uns 2 minutos sem entrar no servidor ele sai da rede dai presico acessar por acesso remoto simplismente entrando na pasta de compartilhamento de rede ele ja volta pra rede.preciso de ajuda pra configurar o samba DECETEMENTE !!

  3. raphael disse:

    Ivan por favor cara preciso de uma luz
    estou fazendo um backup agora mesmo para reinstalar o Ubuntu
    pois não obtive sucesso, fiz a inscrição no canal mais tambem sem susseso.

Deixe seu comentário

Website