Crie um pendrive bootável com o sistema operacional Windows

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Eu sei que muitos podem estar estranhando o título deste artigo, mas nada foi digitado errado. No mundo do software livre tem espaço para todos, até para técnicos que precisam instalar outros sistemas operacionais que não são software livre. Estes profissionais, muitas vezes, instalam software pirata, mas deixaremos isso para a consciência de cada um, nesse artigo vamos levar em conta que a cópia do sistema operacional é legal.

Utilizar CD/DVD já está fora de moda, é muito mais fácil ter um pendrive por perto na hora do aperto e você pode precisar instalar aquele outro sistema operacional em computadores que não tem drive de CD/DVD e seguindo a regra, com software livre pode-se fazer tudo, até gerar um pendrive com um sistema operacional que não é software livre.

Para esta tarefa vamos utilizar o WinUSB e para instalar siga estes passos (lembrando que não nos responsabilizamos pelo conteúdo do PPA):

Abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+T e execute os seguintes comandos (só de sacanagem não vou mostrar como adicionar o PPA em modo gráfico):

sudo add-apt-repository ppa:colingille/freshlight -y
sudo apt-get update 
sudo apt-get install winusb

Agora pressione e solte a tecla Super (também conhecida como tecla Windows) e digite winusb e pressione Enter.

WinUSB - Screen 1

Este é o programa que lhe permitirá criar pendrives “bootáveis” diretamente do seu Ubuntu. Para usar é simples. Escolha se quer utilizar uma imagem ou um CD/DVD com o Windows, no caso da imagem é necessário indicar onde está a imagem e no caso de ser um CD/DVD, você deve especificar qual é o dispositivo onde o CD/DVD está inserido. Em target device você escolhe o pendrive que será inutilizado, digo, agraciado com o instalador do Windows.

WinUSB - Screen 2

Esta dica foi retirada do site SejaLivre

Publicado em 23 de Abril de 2013 | 2 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

2 Comentários

  1. Claitom Sega disse:

    HEHEHEEHEHEH…..
    Mas achei muito util amanhã já vou testar…

  2. Israel B disse:

    Valeu esse poste é muito útil, pois infelizmente nosso clientes usam ruwindows.

Deixe seu comentário

Website