Recuperando arquivos apagados com o PhotoRec

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Em um artigo anterior mostrei como recuperar partições usando o programa TestDisk, mas o título dizia que também era possível recuperar arquivos e é isto que mostrarei neste artigo. Juntamente com o TestDisk, o PhotoRec é instalado e é ele quem pode te salvar depois de ter apagado arquivos importantes. O mais importante neste processo é evitar utilizar o disco ou pendrive que contém os dados a ser recuperados para evitar que os dados sejam sobrescritos e a recuperação seja impossível. Para este tutorial vou levar em conta que você seguiu os passos do artigo anterior onde era ensinado como instalar o TestDisk. Abra o Terminal pressionado Ctrl+Alt+t e digite o comando:

sudo photorec

Agora escolha o dispositivo onde estavam os arquivos que deseja recuperar. photorec-1 Agora escolha uma partição para procurar ou todo o disco. photorec-2 Escolha o sistema de arquivos do HD ou pendrive onde a procura será feita. photorec-3 Selecione onde irá salvar os arquivos encontrados e quando estiver no diretório pressione a tecla C.

photorec-5 photorec-6

Agora é só aguardar a conclusão do processo que vai demorar conforme o tamanho do dispositivo.

photorec-7 photorec-8

Quando finalizado, você verá uma estrutura de diretórios parecida com esta abaixo onde estarão os arquivos recuperados. photorec-10

Publicado em 20 de abril de 2013 | 36 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

36 Comentários

  1. André disse:

    Ontem mesmo precisei dele para recuperar um pendrive. Recuperou bastante coisa, mas tudo o que recuperou ficou duplicado ou triplicado e não recuperou coisa muito antiga. Melhor que nada =D.

  2. Everton Wesley disse:

    Olá Gostaria de saber,eu consegui recuperar alguns arquivos do meu Hd,mais os arquivos que não quero,como eu faço para pode apagar ?

    • Os arquivos foram recuperados com permissão de super-usuários e só com ele você poderá apaga-los. Faça o seguinte, pressione Alt+F2 e digite o comando

      gksu nautilus

      Digite sua senha e vá até o local onde os arquivos estão e faça o que quiser com eles.

  3. Everton Wesley disse:

    cara muito obrigado,gostei muito do seu tutorial,vou acompanhar seu blog ate a próxima :D sucesso

  4. Gustavo disse:

    Amigo, eu consegui recuperar uns arquivos, mas será que existe algum modo para que eles voltem com os nomes originais?

  5. anderson disse:

    Muito obrigado pelo post, graças a sua ajuda consegui resgatar as imagens do nascimento do meu filho, e isso é um momento inesquecível, valeu mesmo Ivan .

  6. Luciana disse:

    Muito bom! Mas tenho um problema. A maioria dos arquivos estão zipado com a extensão .gz, como descompactar eles? Já tentei abrir com o Xarchiver, mas dá erro. estou tentando recuperar aquivos ogg. Obrigada, Ivan!

    • Estes arquivos .gz são arquivos com esta extensão mesmo, a menos que você tenha deixado eles dentro de arquivos compactados antes de eles serem apagados, os arquivos não estarão dentro deles.

      Para abrir ele pode usar o próprio gerenciador de arquivos compactados que vem instalado por padrão no Ubuntu.

  7. Agnaldo Lucindo disse:

    Cara eu recuperei ate arquivos de videos depois de duas formataçoes!Valeu (y)

  8. Rui R Santos disse:

    Ivan Brasil Fuzzer disse:
    21/08/2013 às 22:43
    Os arquivos foram recuperados com permissão de super-usuários e só com ele você poderá apaga-los. Faça o seguinte, pressione Alt+F2 e digite o comando
    gksu nautilus
    Digite sua senha e vá até o local onde os arquivos estão e faça o que quiser com eles.

    Tentei os passos acima e não funcionou alguma outra sugestão, encheu minha area de trabalho de pastas que não consigo apagar.

  9. Rui R Santos disse:

    Para excluir – abra um terminal e digite:

    sudo nautilus

    Será pedida a sua senha, digite-a.
    Vc agora irá percorrer as pastas do sistema normalmente, mas com a diferença de estar logado como root, ou super administrador.
    Procure os arquivos que vc precisa excluir e mãos à obra.

    Achei este que funcionou.

  10. michele disse:

    cara to recuperando ate o que eu nao quero…tipo gifs, imagens da internet que eu nunca salvei no pc um monte de arquivo na extensão .txt que nao abre nunca e não sei o que fazer com tudo isso. E pra melhorar meu lado a central de aplicativos não tá abrindo…aparece faield to run mintinstall to user root. O que eu faço pelamordedeus!

  11. Alex disse:

    Apaguei sem querer uma pasta na home do Debian weezy, ha possibilidade de recuperar ela? Eu uso a maquina diariamente.

  12. Gil de Abreu disse:

    Olá Ivan, existe uma maneira de fazer com que o photorec procure e recupere um determinado tipo de arquivo (por extensão) como o foremost faz?

    • Olá Gil!

      Tem como sim, eu não conhecia esta opção até agora. Inicie o photorec, selecione o disco que será recuperado e na parte inferior terá uma opção chamada “File opt”. Ali você poderá ter uma lista enorme dos tipos de arquivos que o photorec irá procurar.

  13. Tatiane disse:

    Olá,

    Tenho uma loja virtual no site da WordPress, ao configura-la, tive problemas com meu slider do menu inicial, fui editar as páginas de “cópia” que fiz como rascunho para instalar meu slider, depois dele pronto, para não ficar com páginas duplicadas, acabei deletando sem querer a original. Sumiu tudo no meu menu (carrinho, minha conta, loja, produtos, tudo..!), fui na lixeira resgatar, mas foi deletado automático de lá. A minha pergunta é; tem como recuperar? existe um programa especifico? ou tenho q reinstalar o tema para minhas páginas padrão poder voltar??

    • Com o photorec você até vai encontrar, mas vai ter trabalho. Ele não vai te permitir recuperar um arquivo específico, vai recuperar tudo o que encontrar e você terá que encontrar o seu arquivo no meio do que for recuperado.

  14. Tatiane disse:

    Ivan, esse programa vale para recuperação de páginas de blogs deletadas? ele é um plugin? mais o blog e novo, não tem tantas coisas assim na lixeira. Talvez seria fácil encontrar por esse motivo…

    • Não é plugin, para usar ele tem que ter acesso ao shell do servidor onde o blog está hospedado e ele não procura na lixeira, procura no HD todo. Dessa maneira vão vir arquivos dos sistema que também já foram deletados.

  15. Tatiane disse:

    Ixii, Vai dá maior trabalho.. vc acha que se eu instalar o tema novamente as páginas voltam ao normal?

  16. Alan disse:

    Funciona bem, testei com um pendrive e funciona mesmo! Muito bom seu tutorial, porém, gostaria de saber se você sabe alguma maneira de recuperar fotos apagadas do celular android (moto G, no caso)? O problema é que nem consigo visualizar o celular pelo terminal, então o photorec não consegue achá-lo. Se souber de algo, por gentileza me avise. Obrigado

    • Alan, provavelmente a forma comque o celular está sendo conectado é MTP, dessa forma não vai conseguir usar pelo terminal(na verdade tem como, mas é mais complicado). O melhor é alterar no celular como ele será visto pelo computador. Acredito que tenha a opção para se apresentar como um pendrive ou disco externo.

  17. Sergiofsm disse:

    Bom dia. Ivan, desculpe corrigi-lo sobre um das respostas sua acima, mas ele pode sim recuperar somente alguma pasta em especifico, mas para isto o hd deveria ser apanas uma partição ou integro somente para dados. Agora no caso de ter existido algum sistema operacional nele, realmente vc está certo, não poderá especificar nada que interesse e somente a partição completa.

    Abraços e parabéns pelo artigo que é de grande ajuda para muitos.

  18. Sergiofsm disse:

    Novamente peço desculpas Ivan, estava com duas janelas abertas sobre os assuntos PhotoRec e testdik, acabei postando em local errado. me referi ao uso do testdik.

    Se tiver como mover, agradeço, caso não tenha como, fica aqui como referencia.

    http://i58.tinypic.com/s46dyd.png

  19. Sergiofsm disse:

    desculpe mais uma vez Ivan, estava com duas janelas abertas e acabem postando em local errado, me referi ao testdik.
    http://i58.tinypic.com/s46dyd.png

  20. Ricardo disse:

    Boa noite !
    Gostei muito do seu post.mas nao consigo executar, apaguei todas as fotos do meu casamento depois de uma briga com minha esposa me ajuda por favor..

  21. Rosicleide disse:

    Ola ivam formatei meu netbook com meus arquivos e tudo foi apagado pelo ubuntu 14.10 ai recuperei com photorec ate coisa que não queria mas ta tudo zipado e em formatos que desconheço txt me ajuda a recupera minha fotos e programas que tinha no meu ha pelo amor de deus

  22. Edson disse:

    Cara, sei que o post é antigo mas queria registrar meu agradecimento. Fui criar um atalho de uma planilha financeira do Calc dentro do Plank e acabei deletando sem querer o arquivo original. Com a sua dica recuperei a bendita em apenas alguns minutos, nota 10! Muitíssimo obrigado!

  23. Jorge disse:

    Cara, você salvou minha vida!

  24. danilo disse:

    Cara, que salvamento essa postagem fez aqui comigo. EU IRIA PERDER MILHARES DE REAIS!

    Muito grato mesmo!

Deixe seu comentário

Website