Recupere arquivos e até partições com o TestDisk

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Você está instalando o Ubuntu e seleciona uma partição, escolhe um tipo de sistema de arquivos e marca para formatar. Começa o processo de instalação do sistema e você lembra que aquela não era a partição que você queria formatar. Alguns palavrões passam pela cabeça, outros são ditos mas o que prevalece é o desespero ao lembrar dos arquivos que você perdeu. Calma, não se apavore. Assim que terminar sua instalação, volte ao seu live CD ou pendrive, ou ainda plugue o HD em outro computador com Ubuntu e comece a restauração com o programa TestDisk.

O programa TestDisk, embora o nome não seja muito bom, é capaz de restaurar partições formatadas até mais de uma vez, eu mesmo já reparei uma partição depois de o HD ser formatado 3 vezes, claro que não garanto que isso vá ser feito sempre.

O programa pode ser instalado via Central de programas do Ubuntu habilitando o  Repositório Universe. Abra a Central de programas do Ubuntu, pode ser via live CD ou outra mídia live, vá no menu Editar e em Canais de software.

Canais de Software do Ubuntu Repositório Universe Ubuntu

Depois que os repositórios forem atualizados, procure por TestDisk e faça a instalação clicando no botão instalar.

testdisk via Central de Programas

A utilização do programa é toda por linha de comando e exige atenção e conhecimento do conteúdo a ser recuperado. Para começar o trabalho, abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+T e digite o comando:

sudo testdisk

A primeira tela se refere ao log do que vai ser feito no programa, eu costumo selecionar a primeira opção que é “Create” para criar um novo log.

testdisk-1

Selecione qual o disco será o alvo da avaliação e restauração.

testdisk-2

Algumas informações podem ser mostradas, pressione Enter para continuar.

testdisk-3

Selecione o tipo de partições que o programa deve procurar, na maioria dos casos seleciona a primeira opção que é Intel.

testdisk-4

Agora selecione novamente a opção padrão que neste caso é Analyse.

testdisk-5

Será mostrada a situação atual do disco com as partições existentes.

testdisk-6

Se o que você precisa estava na tela anterior, selecione a partição que quer restaurar e aguarde o procedimento, caso contrário pressione Enter para fazer uma busca rápida.

testdisk-7

Perceba que o programa já encontrou uma antiga instalação do Ubuntu, falo isso porque conheço o HD que está sendo analisado. Agora eu posso restaurar estas partições ou seguir em frente para fazer uma busca mais profunda que é o que vamos fazer. Para isso pressione Enter Uma vez para ir para a próxima tela e mais uma para começar a procura profunda.

testdisk-8

Agora você aguarda que dependendo do tamanho do HD isto pode demorar bastante.

testdisk-9

Ao final você verá todas as partições que foram encontradas no disco e poderá restaurar a que for necessária. Agora presta mais atenção quando for formatar um disco :P

Publicado em 17 de abril de 2013 | 85 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

85 Comentários

  1. fabio lima disse:

    Ótima dica!! Parabéns pelo blog que para mim é “parada obrigatória” na net.
    um abraço

  2. Gilberto disse:

    Olá amigo Ivan
    Meu problema é o seguinte: Tinha o Ubuntu instalado em um HD de 40 G.
    Para usar esta HD como reserva, formatei o mesmo e para minha surpresa
    o HD agora aceita apenas 32 G. Tentei diversas maneiras de resolver o
    problema para recuperar este espaço no HD porem sem sucesso. Deve ter uma partição oculta no mesmo, pois o Windows não a detecta.Instalei o TetDisk
    (no Wndows XP)de minha outra HD e rodei o Test Disk, que realmente reconheceu
    varias partições pequenas do Linux. Ocorre que não encontrei a opção de deletar estas partições no TestDisk, para recuperar o espaço “comido”.
    Poderia me ajudar? Existe outras maneiras ou programas para fazer isso?
    Se puder me responder por e-mail agaradeço, se não pode ser por aqui mesmo.

    Muito grato por sua atenção!

    • Com o testdisk não conseguirá apagar partições, apenas recuperar o que já foi deletado. Já tentou usar o gparted para ver o disco?

      • Gilberto disse:

        Olá Ivan
        Usei sim o Gparted, mas nem ele conseguiu localizar a partição oculta.
        Simplesmente o Ubuntu comeu 7.4 giga da minha HD. Na minha opinião isto
        é uma falha grave no Linux Ubuntu. Não gostei!

      • Bruno Tavares disse:

        Olá Ivan, tenho um HD de 500 GB, com duas partições, uma de cerca de 100 GB com o Windows 7 e outra com o restante para guardar arquivos diversos, o problema é que do nada meu Windows travou e não deixava meu PC ligar, aí tive a ideia de formatar somente a partição do sistema (100 GB) com o Linux, porém por desatenção mandei formatar tudo. Nessa partição de arquivos tenho várias fotos da minha filha e se eu perder minha esposa me manda embora de casa, rsrs, como eu posso fazer para restaurar somente a partição D: que tinha em meu disco? Entro pela partição Intel ou por outra? Estou tentando fazer a restauração e não estou conseguindo, se poder me ajudar será muito importante. Abraço e ótima matéria!!

        • Olá Bruno!

          Vá em partição Intel sim. Se não conseguir restaurar pela restauração de participação, use o photorec que é instalado junto com o testdisk. Para o photorec a coisa é um pouco complicada porque não tem como escolher o que será restaurado, ele restaura o que encontrar e você deve fazer esta restauração para outro hd. http://www.ubuntero.com.br/2013/04/recuperando-arquivos-apagados-com-o-photorec/

          • Bruno disse:

            Olá Ivan! Voltei só para agradecer pela sua atenção em me responder e me tirar a dúvida que tive! No fim, a maioria das fotos estavam salvas num hd velho que eu tinha e nem lembrava, ainda assim lhe agradeço pela atenção… Com muito atraso, mas agradeço! Novamente o parabenizo por atender o pessoal que está em dificuldades com o Linux.

      • Lauro disse:

        Ivan bom dia. Acabei de apagar a partição do windows (C, onde estava instalado o Windows 7 e vários programas). Tem como restaurar a partição, usando o testdisk ou outro programa, para que eu não precise reinstalar tudo outra vez? Lembrando que a parição foi formatada mas nada foi gravado nela por enquanto.

  3. Jorge disse:

    ola amigos..
    gostaria de saber como faço esse comando pra recuperar minhas coisas qi foram apagadas. pq nesse tutorial nao ensina como fazer o salvamentos dos arquivos. tipo assim como salva-los em um hd externo. so fala como fazer pra refuperar. e eu ja tentei fazer mas nao sei como proceder pra salvar.. qero saber quais sao os comandos pra salvar num HD externo.

    ficarei grato se me explicarem..

  4. Rick Pereira disse:

    Obrigado cara, consegui recuperar todos os meu arquivos!

  5. miguel disse:

    Para conseguir reparar uma partição que foi formatada mais de uma vez, o processo é o mesmo?

    Vou explicar a cagada que fiz, tenho dois hds, um que utilizo para o sistema , e um de dados com 3tb divido em 3 partições, queria formatar o hd com o sistema, utilizando o cd do fabricante restauração de fabrica, mas a bendita reparação pegou a primeira partição desse HD de dados. Então foi instalado um sistema nessa partição de dados, que tinha muita coisa 600gb.

    Solução frustrada usei um tutorial desse programa usando um outro tutorial mas no caso sumiu a partição. Não tento muito conhecimento sobre reparação e partições, descobri que a partição ficou não alocada, e acabei formatando novamente, para ficar NTFS. Então a partição foi formatada duas vezes.

    Entao utilizei este tutorial mas apareceu somente a anterior. Tenho chances ainda, por que utilizando os programas como recuva ele encontra muita coisa la, mas ai teria que reparar um arquivo por vez, e renomear porque eles ficam tudo com números no lugar do nome.

    Gostaria de recuperar a partição inteira antes de duas formatações, tenho alguma esperança?

    • Miguel, possível é, mas as partições tem que aparecer na listagem. Eu já reparei 3 gerações de um disco, o seja, ele tinha sido formatado duas vezes e eu precisava do conteúdo anterior a estas duas formatações.

      Indo até o Deep Search, tem que detectar todas as partições, se isso não acontecer, acredito que não terá como fazer com esta ferramenta.

      • miguel disse:

        Agora não consigo testar mas logo que der vou fazer novamente. Mas no caso este tutorial, onde consta onde repara? Porque termina assim “Ao final você verá todas as partições que foram encontradas no disco e poderá restaurar a que for necessária”

        Fiquei na duvida agora, talvez tenha feito algo errado.

  6. miguel disse:

    Bom agora tenho que espera ate chegar em casa para conseguir testar. Mas ainda não entendi porque a partição ficou como não alocada, pelo tutorial que usei. Tenho medo de fazer isso denovo e novamente ter que formatar ou tem alguma opção de deixar NTFS sem formatar.

  7. miguel disse:

    Acabei não conseguindo recuperar por este programa, encontrei um outro que encontrou todos os arquivos, mas como ja esperava os nomes dos arquivos foram todos renomeados. Alguns arquivos também como já esperado estão corrompidos. Acredito que recuperar com o nome seja meio impossível. Vlw ai pela ajuda.

  8. Dania Jêje disse:

    Gente, eu não tenho nem palavras para agradecer, este conteúdo me ajudou muito, eu já estava desesperada, pois tinha perdido arquivos que representavam a minha vida.

  9. Dilmario Lima disse:

    Primeiro tenho que dar os Parabéns pela iniciativa de ajudar outros, e agradecer pela excelene materia que foi de fundamental importancia para que recuperasse muitos dados importantes. Obrigado Ivan.

  10. Emanuel disse:

    Caro Vitor, agradeco pelo tutorial.
    Eu tambem estava com 3 particoes no notebook, 1 windows, 1 para arquivos e 1 para instalacao do ubuntu. No entanto, durante a instalacao, o hd todo foi formatado para utilizacao pelo linux. Nao sei onde errei a instalacao, pois ja fiz isso outra vezes e nunca tive esse problema.
    Pois bem, consigo fazer o que voce indicou no artigo, no entanto, a maior parte dos arquivos e pastas recupera apenas o nome e a pasta, mas ao abrir o arquivo nada abre.
    Sera que esses ja eram de fato ou ha alguma coisa a mais que posso tentar.
    Obrigado.

  11. Marc disse:

    Usei o Testdisk e ele travou meu Hd. O técnico disse que agora só levando em serviço especializado.
    Se o Hd já estiver ruim passe longe desse programa.

  12. Guto disse:

    Sistema operacional Ubuntu. Como restaurar partição que era ntfs e agora está como desconhecida ?
    Tenho 2 hds um com o sistema operacional e o outro com arquivos. Esse com arquivos esta dividido em 2 partições. Fui redimensionar uma partição, o processo de redimensionamento não foi concluído e quando fui ver meus arquivos estavam apagados. Tem como restaurar essa partição ou recuperar meus arquivos ?

  13. Guto disse:

    O testdisk listou o que eu quero recuperar no segundo hd. O que eu digito agora no terminal para recuperar os arquivos ? Qual é o procedimento ?

  14. Guto disse:

    Caro Ivan quando terminou o processo de verificação o testdisk me deu a seguinte mensagem The following partitions can’t be recovered, que significa. As seguintes partições não podem ser recuperadas. Algo mais que eu possa fazer ?

  15. Thiago Sodré disse:

    Situação lascada… Movi os meus arquivos para um hd externo novo… fui gerar um pendrive para instalar o Ubuntu 14.04 e por engano selecionei o hd externo para a limpeza de disco… rodei o testdisk e nada… alguma sugestão?

  16. Thiago Sodré disse:

    No aguardo!

  17. Paulo Valle disse:

    Cara,
    Estou passando ele aqui…
    Na instalação do unbutu ele pergunta se quer ou nãomanter o windows 8 instalado… se responde não ele detona todas as partições… no windows durante a instalação ele mostra as partições e nos dá a opção de formatar só o que queremos… acho que é um furo do instalador umbutu… quer dizer que ou se mantem o windows 8 garantindo os dados e mantendo todo o lixo que o windows 8 deixa, ou se perde tudo?… não existe a opção de manter as partições anteriores???

  18. arnaldo disse:

    boa noite, fiz tudo e ai parei numa tela que nao sei o que fazer

    TestDisk 6.14, Data Recovery Utility, July 2013
    Christophe GRENIER
    http://www.cgsecurity.org

    Disk /dev/sda – 1000 GB / 931 GiB – CHS 121601 255 63
    Partition Start End Size in sectors
    HPFS – NTFS 0 32 33 12 223 19 204800
    Linux 0 32 33 120563 133 18 1936850944
    HPFS – NTFS 12 223 19 25 159 5 204800
    HPFS – NTFS 12 223 20 17747 237 26 284913664
    HPFS – NTFS 12 223 20 17748 14 58 284915712
    > HPFS – NTFS 17748 14 59 39714 94 60 352888832 [DOCUMENTOS]
    HPFS – NTFS 39714 127 30 115512 43 51 1217689600
    Linux 115512 43 52 118582 114 60 49324032
    HPFS – NTFS 115512 43 52 118582 114 60 49324032
    HPFS – NTFS 115512 43 52 121600 247 55 97816576 [Novo volume]
    Linux 118582 114 61 120563 165 50 31827968
    Linux 119385 149 61 121366 200 50 31827968
    Linux 119388 197 42 121369 248 31 31827968
    Linux 119392 87 56 121373 138 45 31827968
    Linux 119396 140 41 121377 191 30 31827968
    Linux 120562 193 16 121601 57 56 16683008
    Linux Swap 120563 165 51 121601 57 56 16668672
    Linux 120563 198 20 121601 57 56 16666624

    o que fazer agora

  19. Sidnei disse:

    Olá, boa tarde…

    Gostaria de uma ajuda… Fiz a grande besteira de perder todos os dados do meu HD externo gerando o Boot de Instalação de um SO nele em vez do Pendrive utilizando o Win32DiskImager. Mas no hd não tem nada nem o boot e muito menos minhas coisas…. já tentei varios programas inclusive o Tesdisk, mas creio que não estou usando corretamente. Poderiam me ajudar?
    Informações Extra:
    HD de 1Tb Samsung 3.0

  20. Wellington Mendes disse:

    Ola, boa noite!
    Gostaria de saber uma coisa, quando voce recupera tais particoes pelo testdisk os arquivos(pelo menos a maioria) tambem retorna?
    Perdi cerca de importantes 150/200 GB no meu HD e precisava muito de ajuda…

    Desculpe pela falta de pontuacao, pois o layout do meu teclado esta em En(estou executando por pen drive).

  21. Oséias Flores disse:

    Meu velho, simplesmente obrigado! rssrrsrsrsrs

  22. Alvaro disse:

    Ivan, bom dia!

    o meu problema e o seguinte tenho um note da positivo aqui que veio com image recovery windows 7 no hd, e um “cara” formatou e apagou a imagem de recuperacao ou a desativou, nao sei, teria como eu poder usar esta image recovery novamente usando estes procedimento?

    • Alvaro, a princípio também deve ser recuperada. O que já fiz em caso de mais de uma partição a ser recuperada foi ter que apagar todas as partições antes de começar a recuperação. Só quero lembrar que esse procedimento pode danificar a partição já existente.

  23. nego disse:

    Olá prezado colega, meu problema foi o seguinte: Fui migrar para o Unbutu 14. Porém eu tinha 3 partições, c: windows, d: backup e e: músicas e fotos.
    Iniciei a instalação, mais dei mole pq escolhi substituir o windows pelo Ubuntu.
    Perdi a visão das partições, ele particionou todo o HD pelo que parece.
    Devo proceder o tutorial ou tem mais algo em especifico pra me dar uma dica, desde já agradeço.

  24. Diego disse:

    Sou novo neste negócio de formatações e instalações, por acaso fui instalar o ubuntu e acabei instalando por cima do windows, o problema é que perdi totalmente meus arquivos de musica, livros e etc … consigo recuperar estes arquivos com o testdisck?

  25. Aryberg disse:

    Que dica Maravilhosa, salvou uma vida enteira de dados pessoais e profissionais.

  26. Carol disse:

    instalei o ubuntu por cima do windows, quero saber se eu usar um pendrive com o ubuntu pra recuperar, onde os arquivos recuperados vão ser salvos? porque se for no pendrive não vai caber. tipo eu queria escolher alguns arquivos pra recuperar.

    • Você pode escolher onde os arquivos serão salvos, mas não tem como escolher quais arquivos irá restaurar, o programa restaura tudo o que ele conseguir e depois você tem que garimpar o que precisa.

  27. Willian Rodrigues disse:

    Ivan, desculpa te encomodar cara… vi que voce é lider de uma comunidade ubuntu. Cara, pelo amor de Deus, me socorre se puder .. Eu sou novo em linux. A vida toda trabalhei com MS e agora resolvi aprender definitivamente linux. Instalei o ubuntu no meu desktop e estou usando.
    Porém, hoje resolvi fazer um backup de algumas coisas para o PC e organizar e recortei da origem (coisa que não costumo fazer) e salvei tudo dentro de /home/Documentos e meu “explorer” (não sei o nome desta parte do ubuntu rs) travou. Até ai tudo bem, quando destravou, bati o olho na lixeira e vi que estava cheia e já apaguei todo o conteudo de lá sem olhar o que tinha dentro. Daí fui na minha Pasta Documento e Downloads e SUMIU tudo e agora não consigo recuperar. Você sabe oque pode ter acontecido? Estou desesperado cara… Se puder me dar uma forcinha. Muito obrigado cara!

    • Olá Willian, gosto de me referir a este programa como gerenciador de arquivos, assim não ficamos presos a nomes, mas o nome dele é Nautilus.

      Você pode utilizar o TestDisk com a ferramente photorec, mesmo o nome remetendo a foto ele recupera outros tipos de arquivos. Infelizmente não tem como escolher quais arquivos irá recuperar, tem que deixar ele recuperando tudo o que ele consegue e depois minerar os resultados. Recupera os arquivos para outro disco para depois copiar para o local definitivo.

  28. Profanis disse:

    Olá bom dia, eu tenho um notebook dell de HD 1tb, que veio com o win8 embarcado com serial na bios(eu atualizei pro 8.1 pirata, pois já havia formatado com win7), e tentei instalar o ubuntu 14.10 em dualboot, mas na hora de fazer o processo, notei que não estava disponível a opção automatica. Então, foi procurando uma forma, acabou que me confundi com as opções disponiveis, e cliquei no campo que tbm sem eu ter percebido marcou a opção de formatar o HD. Sequi esse tutorial passo a passo, vc sabe o quando demorou para analisar 1tb né cara? Por fim foi isso que apareceu:

    Disk /dev/sda – 1000 GB / 931 GiB – CHS 121601 255 63

    The harddisk (1000 GB / 931 GiB) seems too small! ( FAT16 <32M 104398 243 59 193514 146 1 1431642372

    [ Continue ]
    733 GB / 682 GiB

    o que faço agora para recuperar meus quase 800gb de arquivos formatados? Após o Ubuntu ter formatado rapidamente o HD, durou alguns segundos, eu não mexi mais no hd, e estou usando o Parted Magic Live no Pendrive. Agradeço desde já ;)

  29. Profanis disse:

    Disk /dev/sda – 1000 GB / 931 GiB – CHS 121601 255 63

    The harddisk (1000 GB / 931 GiB) seems too small! ( FAT16 <32M 104398 243 59 193514 146 1 1431642372

    [ Continue ]
    733 GB / 682 GiB

  30. Naldo disse:

    Instalei o ubuntu 12.4, copiei minhas fotos,videos etc para dentro das pastas.hoje quando reiniciei o ubuntu, tudo que copie sumiu, o que houve,como arrumar isto.Favor me explicar como arrumo isso?

    • Tem certeza de que quando copiou não estava com ele em Live CD ou Live Pen? Se não foi isso nem seu HD está com defeito físico, não tem muito o que ser feito. Pode usar o photorec mas vai recuperar muita coisa, inclusive o que você nem imagina que exista no HD.

  31. Ane disse:

    Ola, recuperei as fotos que precisava, mas quando digito o endereço que estavam agora não aparece mais,…mensagem que no foi encontrado, passei um mês sem acessar a pasta, tem algum tempo pra acesso? ou teria que mudar de pasta apos ter recuperado? Socorro!!!!

  32. walter andre disse:

    Ivan
    instalei o ubuntu 14.4, no pc, e formatou as minhas partições automaticamente, preciso saber como devo recuperar? podes mostrar-me os passo por imagens?

  33. Ane disse:

    Não encontro mais no local que as deixei como fazer para procurar no meu computador?

    Obrigada.

  34. Bruno Bastos disse:

    Ivan Brasil,
    Eu fico muito agradecido por tua dica. Quando eu li tua frase: “eu mesmo já reparei uma partição depois de o HD ser formatado 3 vezes”, tive a esperança de conseguir arquivos após formatar meu pc três vezes, sendoque numa delas, eu tinha colocado Microsoft Windows.

    Muito obrgado pelo texto que você escreveu explicando como recuperar arquivos.

  35. Aparicio Junior disse:

    Esse é um dos melhores tutoriais na internet que eu já vi. Recuperei uma partição deletada acidentalmente de 30GB com todos os dados. Muito obrigado, de verdade. :’)

  36. Mah Pinheiro disse:

    Olá lendo seu post vi meio que uma luz para o que preciso (eu acho), meu caso é o seguinte…tive um problema no meu notebook e tive que instalar outro sistema nele, e acho que a pessoa usou um espaço em que tinha o original de fabrica para isso. Gostaria de saber se com esse programa eu consigo recuperar isso? o original de fábrica
    Não sei nem qual é o nome que possa ser para eu poder recuperar e salvar para poder instalar de novo, se tiver como, vc poderia me ajudar, o que faço? pois quando tento pede uma mídia de instalação ois os arquivos estão ausentes.
    Se puder me ajuda por email
    Obrigada

  37. Mário Delgaron disse:

    Veja se consegue me ajudar, tenho um HD externo samsung 1T, retirei da TV e fui copiar um filme do PC e quando conectei o HD na entrada USB do PC ele não mostra o HD no explorer, porém no gerenciador de dispositivo ele reconhece o HD só não consigo acessá-lo. O que devo fazer???

    • Mário, o que pode estar acontecendo é que este HD tem partições NTFS que não foram devidamente “ejetadas” antes de retirar o HD da Televisão. Desta forma as partições ficaram como “sujas” e não podem ser lidas até que o disco seja verificado por erros.

  38. Marcela disse:

    Ivan por favor me responde

  39. SergioFSM disse:

    Bom dia. Ivan, desculpe corrigi-lo sobre um das respostas sua acima, mas ele pode sim recuperar somente alguma pasta em especifico, mas para isto o hd deveria ser apanas uma partição ou integro somente para dados. Agora no caso de ter existido algum sistema operacional nele, realmente vc está certo, não poderá especificar nada que interesse e somente a partição completa.

    Abraços e parabéns pelo artigo que é de grande ajuda para muitos.

    segue imagens para comprovar… http://i60.tinypic.com/10mk5y8.png

    [IMG]http://i60.tinypic.com/10mk5y8.png[/IMG]

    Quando a parte em branco da primeira imagem, diz:

    use Right to change directory
    h to hide alternate data stream
    q to quit
    : to select the corrent file
    a to deselect all files
    C to copy the selected files
    c to copy the current file

    Que traduzido quer dizer:

    use o botão direito para alterar o diretório
    h ) para ocultar fluxo de dados alternativo
    q ) para sair
    : ) Para selecionar o arquivo corrente
    a ) para desmarcar todos os arquivos
    C ) para copiar os arquivos selecionados
    c ) para copiar o arquivo atual

  40. Jaime disse:

    Boa noite,
    Tentei instalar o wintousb (portable) no meu disco externo,
    Qquando estava a 3% cancelei, desde esse momento o meu disco externo deixou de funcionar.
    Liga mas pc não reconhece (deseja formatar).

    Já tentei com alguns programas para recuperar dados muito importantes que tinha no disco externo, contudo recupera dados que estavam no disco do PC.

    Há maneira de recuperar os dados do disco externo ?

    Tinha lá documentos extremamente importantes.

    Obrigado de Portugal

  41. Raoan Pereira disse:

    Bom dia… O meu processo já está em andamento, mas tenho uma dúvida. Depois desse processo o há voltará a funcionar? Ou somente arquivos serão recuperados? Obrigado desde ja

  42. Raoan Pereira disse:

    Só corrigindo ‘ o Hd voltará a funcionar?’

  43. Giovan Santos disse:

    Boa Tarde;

    Amigão, tenho um HD SSD montado como um servidor de dados (SAMBA) em Debian, por algum motivo o mesmo não levantou mais o sistema operacional, e ligando esse HD em uma outra máquina Debian, com o Comando fdisk -l é possível recuperar o seguinte erro: O disco /dev/sda não contém uma tabela de partições válida, instalei o testdisk e segui os passos que foram falados, porém, o sistema me mostra o Disco, porém não traz nenhuma partição, agradeço muito pela ajuda…

  44. João Carlos disse:

    Ivan. Eu tenho um Notebook Samsung que roda o Windows 10 e tentei instalar o Elemntary 0.3.1, porem quando terminou de instalar ele apagou o meu Windows e todas as minhas partições, incluindo a do Recovery que tinha uma imagem do sistema de fabrica, O iniciador do Windows.. Resumindo… Tudo!! So quero saber se posso recuperar essas partições integras como ante? E o q devo fazer ao fim do processo? Posso salvar esses dados no mesmo disco físico onde estas partições estava?. Agradeço desde já.

    • Olá João

      Se for usar o testdisk, não o photorec, irá recuperar as partições completas com os arquivos no mesmo disco, desde que o testdisk consiga encontrar tudo o que precisa.

      Lembre de rodar o testdisk através de um livecd ou livependrive para que isso seja possível.

  45. vilaça disse:

    Olá Amigo brasileiro

    Estou em Portugal

    Atrevo-me a solicitar o seguinte:
    Tenho um Hd de video vigilancia que formatei
    Anteriormente tinha nesse hd algumas gravaçoes que agora me fazem muita falta
    Terei hipoteses de recuperar essas gravaçoes.
    Só uso win XP. De linux nao pesco nada
    Havera uma ajuda ???

    Gracias

    • Olá!

      Nunca usei para um caso parecido, mas a princípio pode funcionar. Greve um DVD ou faça um Live Pendrive(não sei se em Portugal também se chama assim) e faça a instalação do testdisk por ele, isso com este HD de video vigilancia já conectado no computador. Pode ser que funcione.

    • Olá!

      Nunca usei para um caso parecido, mas a princípio pode funcionar. Greve um DVD ou faça um Live Pendrive(não sei se em Portugal também se chama assim) e faça a instalação do testdisk por ele, isso com este HD de video vigilancia já conectado no computador. Pode ser que funcione.

  46. hot stamping disse:

    Acredito que o video em HD funcione realmente bem. Na empresa fizemos um test e foi perfeito. Muito bom Ivan.

    Fabioano Aguilar
    http://www.hotstamp.com.br

  47. Magnum Gomes disse:

    Muito boa dica amigo, ajudou bastante ,deu tudo certo aki recuperou tudo que era importante .

  48. J.Marcos Barreto disse:

    Muito obrigado mesmo ,amigo.

  49. Daniel disse:

    Sem querer exclui a partição no gerenciador do windows para tirar a divisão de um hd, porem apagou os dois disco C e D, sera que da pra voltar ? não formatei apos isso

  50. Bruno disse:

    Amigo, to tentando recuperar os arquivos listados no testdisk para outro HD e não estou conseguindo. Simplesmente não aparece a opção de enviar para outro disco. Como devo proceder? Poderia me ajudar?

  51. Vitor disse:

    Muito bom!!! Foi exatamente isso que eu pensei quando percebi o erro kkkkkk. Me salvou, obrigado!

  52. Weslei disse:

    Eu te amo cara, a princípio está indo como deveria, fui tentar particionar o HD pra fazer um dual boot com o gparted e ferrou meu windows e meus arquivos pessoais, valeu.

  53. manoel disse:

    eu fui instalar o mint para deixar dual boot, com um win 7, porem sem querer n’ao desmarquei a opcao apagar arquivos, e formatei o note. Sera que com o o testdisk eu posso recuperar os arquivos do win 7? Da um help ai. Valeu.

  54. Juliana Oliveira disse:

    Olá, galera tinha o WIN7 no pc resolvi instalar o Linux porem acabei formatando o HD,como faço pra recuperar os arquivos do Windows(fotos,pdf.doc)

  55. Roberto disse:

    Amigo, tinha um HD com Win7 instalado, divido em duas partitions, a do SOe uma de backup.
    Fui instalar o Linux Mint em dual boot, nos tipos de installer por descuido escolhi formatar disco e usar LVM, na janela seguinte onde avisa que o disco vai ser fomatado, percebi meu erro e selecionei Voltar, sem confirmar, sem alterar as partitions. Ao menos foi o que pensei pois ao voltar e escolher dual boot, o HD aparecia como que com uma partition completamente vazia. Achei estranho pois outras vezes cometi o mesmo erro, mas como voltava antes de confrmar o apagamento do disco, as partitions permaneciam intactas, mas desta vez… Ao usar o HirensBoot usei o Gparted para verificar o disco, aperece uma partition NTFS de 487mbi (dos arquivos de boot do Win) e uma maior sem formato LVM2. Fiquei surpreso por ver que o sistema de arquivos foi alterado sem eu confirmar o processo. Gostaria de saber como recuperar a partition de backup, pois tenho fotos importantes salvas nela.

Deixe seu comentário

Website