Videocast #32 – Primeiros passos no Ubuntu

Categoria: Ubuntu, VídeoCast | Palavras-chave: , , , , ,

De volta aos nossos vídeos quase semanais, hoje voltamos as origens do site e começaremos a ensinar todos os passos para começar no mundo do Ubuntu Linux.

Neste primeiro vídeo mostramos como é fácil obter o Ubuntu e gravar em um CD/DVD ou pendrive. Nos próximos vídeos mostraremos o processo de instalação e utilização do sistema.

Assistir no Youtube

Publicado em 22 de abril de 2013 | 12 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

12 Comentários

  1. Renato Cardoso Alves disse:

    Boa noite! Ivan

    Tenho uma dúvida referente a área de swap na hora da instalação do Ubuntu. Gostaria de saber qual é o tamanho necessário que devo utilizar para área de swap em meu disco rígido, pois pesquisei bastante na internet a respeito, uns falam para separar equivalente ao dobro de memória RAM que possuo outros falam que computadores que possuem acima de 4GB de RAM não precisa utilizar swap, gostaria de saber sua opinião pois posso estar desperdiçando espaço de disco. Como você poderia me responder sobre esse assunto?

    Desde já, agradeço. Um abraço!

    • Depende de como vai utilizar o seu computador. Se vai utilizar a opção de hibernar, você precisa de swap suficiente para caber toda a sua memória e mais um pouco, caso a própria swap esteja sendo usada quando o computador for hibernar, por isso a regra do dobro da memória.
      O mais importante e saber como você vai utilizar o computador, a swap pode ser bastante utilizada ou não, depende do quanto de memória irá utilizar com os programas que costuma deixar sempre abertos.

  2. Renato Cardoso Alves disse:

    Valeu! Ivan.

    Vou aguardar o próximo videocast sobre a configuração da bios e a instalação, seria interessante tambem comentar sobre a área de swap na hora de fazer o particionamento.

    Abraço!

  3. Diego Souza disse:

    Eae Ivan, blz.

    Gostaria de saber se o ubuntu 13.04 já está na versão final, Ou se ainda é uma versão beta.

  4. Osmar disse:

    Caraa, com uma placa de vídeo dedicada, e um pc bom, eu sentiria diferença entre o Ubuntu com unity para o com lxde, ou xfce?

  5. […] Primeiros passos no Ubuntu – Baixando e criando o CD/DVD ou Pendrive de instalação […]

  6. Milton disse:

    Prezado Amigo,

    Pretendo instalar o Ubuntu no meu Notebook juntamente com o Windows 7. Mas como “sou marinheiro de primeira viagem”, necessito comprar uma apostilha, a fim de começar a entender o sistema. Você sabe onde ou quem vende apostilha do Ubuntu??? Eu tenho uma em PDF que é: Guia do Iniciante 2.0 de Carlos Eduardo Val e foi editada em 22/04/2012, mas são 193 páginas para ler no PC.
    Eu tenho os cd’s do Kurumin 7 e o Famelix 1.3 de 2007. Ainda estão em vigor???
    No aguardo de sua orientação,
    Milton

  7. Milton disse:

    Oi Ivan,
    Os vídeos que você citou, eu já tinha assistido e baixado o Ubuntu 14.04.1 desktop amd64. Sendo que ele veio: 1º- Zipado (com o ícone de pastas ou documentos) e tive que clicar em propriedades e modificar o ícone. 2º O gravador do Windows não aceitou cd, ai tive que gravar num dvd-r, e aproveitei gravei tambem num pen-drive a fim de divulgar o sistema. Mas o que preciso agora é de uma apostilha impressa, para compreender e usar o Ubuntu. Você sabe onde posso adiquiri-la?????
    Não entendi esta informacão: “Milton, este PDF que você tem é o melhor para aprender sobre o sistema. Kurumin e Famelix não existem mais, guarde estes CD’s para a prosperidade”.
    Obrigado pelo retorno do meu pedido.
    Milton

  8. Helio disse:

    Muito bem explicado, parabens!

Deixe seu comentário

Website