Editor de vídeos Kdenlive

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

kdenlive-0

Eu sei que muitos não gostam de misturar bibliotecas GTK com QT e não instalam programas que exijam a instalação de tais bibliotecas em seus sistemas. Eu sempre fui assim até que conheci o Kdenlive para editar vídeos. As outras opções disponíveis são muito difíceis para o uso amador ou são muito fracas em funcionalidade.

Para instalar o Kdenlive em seu basta abrir a central de programas do ubuntu, procurar por kdenlive e clicar em instalar, o restante o sistema faz para você.

Neste artigo vou apenas mostrar o básico do Kdenlive que é sua interface, futuras postagens trarão como fazer algumas tarefas que fui aprendendo com o tempo(não esperem nada profissional).

Para abrir o Kdenlive, pressione a tecla Super(windows para os navegantes de primeira viagem) e digite kdenlive. A primeira, e provavelmente única, opção é a que precisamos.

kdenlive-1

A interface é simples e acredito que seja bem fácil de identificar todas as principais partes. A parte selecionada abaixo, é onde você organizará sua biblioteca de clipes, imagens e sons que usará na edição do seu vídeo.

kdenlive-2

Nesta outra parte ficam os efeitos e transições de cada porção do vídeo que você irá adicionar conforme sua necessidade.

kdenlive-3

No monitor de Clipe você poderá ver como está ficando a sua edição, além de visualizar os vídeos, imagens e sons de sua biblioteca. Alguns efeitos também poderão ser alterados nesta janela, mas isso vai depender de cada caso.

kdenlive-4

Esta outra parte é a linha do tempo. É para este local que você arrastará seus clipes, imagens e sons e posicionará conforme achar melhor. É nesta parte também que você vai ficar mais tempo trabalhando.

kdenlive-5

Nesta outra parte ficarão as principais ferramentas a serem usadas como seleção, navalha, espaçador, zoom da linha do tempo entre outros.

kdenlive-6

Acho que para uma apresentação já temos uma boa noção do que é o Kdenlive, mas nos próximos artigos vamos meter a mão na massa e editar algum vídeo, posso mostrar como é editado o Opencast por exemplo.

Qualquer dúvida ou coisas que gostariam de ver sendo feitas no Kdenlive, por favor, deixem nos comentários que farei o possível para mostrar para vocês.

Publicado em 15 de Maio de 2013 | 14 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

14 Comentários

  1. Antonio disse:

    Desconhecia o Kdenlive. Vou estar testando. Obrigado pela dica.

  2. Ótima dica, sempre acompanho seu site, e recomendo, pois foi com ele que a alguns meses atrás me iniciei no Ubuntu, muito obrigado, compartilhado nas redes sociais o link.

  3. Anderson Abreu disse:

    Olá, Pessoal.

    Percebi que muita gente tá tendo o mesmo problema que eu, minha placa de vídeo AMD e o ubuntu 13.04.
    Encontrei uma solução na net mas devo estar fazendo algo errado pois não deu certo no meu notebook.
    Tenho uma placa de vídeo Radeon 6200, quando instalo o drive dela some tudo e só fica o mouse.

    A solução está no link abaixo. Eu achei meio enrolado (talvez seja esse o motivo de não ter dado certo). Vocês poderiam fazer um tutorial mais bacana e com um esquema mais bacana pra solução do problema. O que acham?

    http://forumubuntusoftware.info/viewtopic.php?f=7&t=9148

    Abraço

    Anderson Abreu

  4. kinrpg disse:

    Eu uso Kdenlive comercialmente para produção de vídeos e vinhetas. Melhor editor de vídeo até agora para mim. :3

    Faço uns 10 videozinhos por semana nele.

  5. kinrpg disse:

    Aqui Ivan. Essa aqui é uma que fiz. É uma vinheta publicitaria bem simples (tipo Slides), mas da pra ter uma ideia de como usar comercialmente as ferramentas livres. São 6 quadros com 5 segundos de exibição cada. Algumas cenas/quadros, tem animações e edições próprias e são feitos em separado, e depois eu importo como um “clip” para o filme principal feito no Kdenlive. Eu testei vários outros editores de vídeo, mas bugs no Openshot, Pitivi e outros travam ou fechavam o programa no meio da produção. O que para mim foi mais estável foi o Kdenlive (que se tornou meu editor de vídeo principal).

    http://www.youtube.com/watch?v=2qNY7Ux-c2s

    Obs. Não espere a revolução cinematográfica ai kkk. Meus trabalhos são para o mercado local aqui. Mas os mesmo métodos são usados para vídeos elaborados e acredito que essa ferramenta da conta.

  6. kinrpg disse:

    Um outro exemplo comigo descabelado para mostrar um dos muitos recursos do Kdenlive. Além da possibilidade de fazer fusões de cenas, temos (não usado no videozinho ai) chroma key, transições, filtros de cores, efeitos de audios e etc… É um editor bem completo.
    http://www.youtube.com/watch?v=RzQO8Qs53DI

    • Já brinquei com quase tudo isso e pretendo mostrar futuramente como se faz, só o chroma key que não tenho nada para ficar bom, tenho parede branca em tudo que é lado e branco está em todo lugar, fica bem ruim de fazer chroma com branco.

  7. kinrpg disse:

    Tem que aumentar a iluminação e colocar atrás de tu uma cortina de tecido com cor berrante. Por isso usa-se aquele verdinho estranho pois é raro alguem se vestir ou ter algum objeto daquela cor. Tenho intenção de fazer um curta para colocar no portfolio mas… são tantos projetos e trampos kkk
    Mal esta saindo meus joguinhos em HTML5 xD

    • Sim, por isso que comentei que só tenho fundo branco, não tenho outro material com outra cor e não iria comprar só para fazer um vídeo mostrando o funcionamento.
      E estes jogos em HTML5 são opensource?

  8. Então tudo que eu faço que não é serviço para terceiros eu uso essa licença:
    http://blog.bangbloom.com/p/licenca-do-conteudo-do-blog.html

    Meio zoneado mas a ideia é essa kkk

  9. Jackell disse:

    Quando seleciono o H.264, AVIDV e vários outros sempre da erro de Codec, tipo ‘Codec de vídeo não suportado:libx264’. Já instalei vários Codec mais não resolve, já reinstalei o kdenlive mais também não resolveu se alguém tiver uma solução ficarei grato. Obrigado.

Deixe seu comentário

Website