Gerenciamento direto de Smartphone Android por wi-fi no Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

Artigo enviado por Cailon França de Castro(@cailondecastro)

Por vezes temos que transferir um arquivo do smartphone para o computador (ou o inverso) mas nos damos conta de que não estamos com o cabo USB ou nos é desconfortável remover o cartão de memória e adapta-lo ao PC ou notebook. Outra coisa bem desconfortável era a necessidade de estarem conectados notebook e smartphone em uma mesma rede wi-fi por meio de um roteador para transferir arquivos.

Assim resolvi escrever este post demonstrando uma solução simples para conectar diretamente o aparelho com Android e o computador com Ubuntu criando um ponto de acesso através do AirDroid (programa disponível no Google Play).

*Para realizar os procedimentos que serão descritos a seguir não é necessário instalar nenhum software no seu computador. Instale apenas o AirDroid no smartphone.

Após instalar o AirDroid no seu aparelho Android acesse-o pelo menu do seu smartphone:
AirDroid Tela 1

Quando o AirDroid abrir toque na opção ferramentas na parte superior da tela (ou arraste a tela para esquerda), depois escolha a opção ‘Tethering’:

AirDroid Tela 2 AirDroid Tela 3

Depois de tocar na opção Tethering o AirDroid solicita que seja ativado um ‘ponto de acesso portátil’ no seu smartphone, para ativar seu ponto de acesso toque em iniciar depois marque a opção ‘ponto de acesso Wi-Fi’ no seu smartphone:

AirDroid Tela 4 AirDroid Tela 5

Agora você precisa conectar o seu computador ao smartphone, vá no ícone de rede do seu computador, selecione o seu aparelho e conecte:

Tela de conexão Wi-fi Ubuntu Tela de autenticação Wi-fi Ubuntu

*os aparelhos tem um nome e senha de rede próprios de fábrica, você pode altera-los (ou visualizar sua senha) na opção ‘configurar ponto de acesso’:

Tela de conexão Wi-fi Android

Depois de estabelecida a conexão entre o PC e o smartphone é mostrado na tela do smartphone um endereço IP para acessa-lo no computador. Abra seu navegador de internet e digite o endereço mostrado no AirDroid, então aparecerá uma mensagem de confirmação na tela do seu smartphone, depois é só aceitar a conexão.

Tela inicial do AirDroid via acesso remoto

Desse modo você terá acesso total ao seu aparelho Android direto no seu navegador e poderá carregar e baixar arquivos, ouvir músicas, digitar e enviar mensagens e até mesmo acessar a câmera do smartphone.

OBS: este modo de acesso é recomendado quando você não pode (ou não quer) usar um roteador como ponte para enviar ou baixar seus arquivos.

*Disponível para Android 2.3 ou superior.

Publicado em 6 de maio de 2013 | 5 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

5 Comentários

  1. Roberto disse:

    Uma outra dificuldade que o AirDroid ajuda a superar é a falta de compatibilidade do Ubuntu com o protocolo MTP.

  2. Alexandre disse:

    Muito bom o artigo Ivan. Instalei e funciona perfeitamente.

  3. Jorge disse:

    É possível utilizar este procedimento, ou outro qualquer, para utilizar a rede wifi do celular para acessar a internet em um notebook com ubuntu instalado? Via bluetooth parece que é possivel segundo este artigo http://www.vivaolinux.com.br/dica/Internet-via-bluetooth-com-celular-LG

  4. Carlos Vida disse:

    Muito bom!!!!! Com meu S3-Mini funcionou perfeitamente. Cansei de procurar um bom App para instalar no Ubuntu, não encontrei. Com esta solução só instalei no smart e tenho acesso a todos os meus arquivos! Muito legal! Obrigado! Quanto ao SO ubuntu 15.04 estou muito satisfeito, aguardando agora o 15.10! ADEUS WINDOWS!!!!!!KKKKKK!!!!

Deixe seu comentário

Website