Gestor de referências bibliográficas para Ubuntu

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

Artigo enviado por Cailon França de Castro(@cailondecastro)

Umas das coisas que aprendemos cedo na Universidade é que quando vamos escrever algo devemos ler muita coisa a sobre o que vamos escrever, e não foi diferente quando comecei a escrever meu projeto de TCC alguns semestres atrás, li e citei pouco mais de uma dezena de artigos digitando cada uma das referências a mão. Um colega que já estava concluindo o curso disse que eu poderia ter automatizado o processo usando o Endnote, procurei o programa e para minha insatisfação o programa é pago e não possui versão para Linux. Meses depois conversando com um professor que também é usuário Ubuntu ele veio a citar o Mendeley como alternativa ao Endnote.

Uso o Mendeley a alguns meses então resolvi demostrando como baixar e instalar esse programa.

Para baixar o programa você dever fazer seu login registrando-se no site ou entrar com o facebook. Depois disso você pode clicar na parte inferior da página na opção ‘baixe grátis Mendeley’, que ele lhe enviará para uma página contendo as versões disponíveis para cada S.O.

mandeley-1

Após terminar o download é só dar um clique duplo sobre o pacote para instalar.

mandeley-2

Depois de instalado o Mendeley pode ser aberto normalmente. Mas quando aberto pela primeira vez ele exigirá um registro para uso.

mandeley-3

O registro é simples e gratuito e serve para sincronizar seus arquivos. Depois do login feito o programa abre e está quase pronto para o uso.

mandeley-4

Para usa-lo de maneira adequada você deve ativar a barra do Mendeley no LibreOffice. Vá na barra de menus e procure Tools > Install LibreOffice Plugin.

Ao reiniciar seu Libreoffice Writer uma nova barra de ferramentas aparecerá.

mandeley-5

Agora basta importar seus artigos em PDF para sua biblioteca no Mendeley (com o botão ‘Add files’) que ele vai procurar automaticamente suas referências na web, para cita-las no Libreoffice basta clicar em ‘Insert Citation’ e escolher o artigo que quer citar e quando seu trabalho estiver pronto é só usar a ferramenta ‘Insert Bibliography’ que o software organiza suas bibliografias.

Publicado em 14 de maio de 2013 | 8 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

8 Comentários

  1. Vinícius disse:

    Utilizei por muito tempo o Mendeley. Mas, o melhor gerenciador de referência do linux com toda certeza é o zotero. Que pode ser baixado aqui: https://forums.zotero.org/discussion/25317/ ou como plugin do firefox.

  2. Valério disse:

    Vinícius, por que você acha o Zotero melhor? Achei-o simples demais, apenas um plugin quando o usei antes do Mendeley. Vou dar uma olhada nessa nova versão.

  3. Danilo Oliveira disse:

    Uso o Mendeley há cerca de quatro anos, quando ainda era a versão beta. Tenho certeza absoluta de que é a melhor opção pra quem quer trabalhar em equipe. Nele é possível criar grupos, compartilhar referências e arquivos, fazer citações, criar novos estilos de citações E (até onde eu sei é o único) extrair as informações diretamente do pdf, bastando checar os metadados pra ver se tá tudo certo. RECOMENDADÍSSIMO! ;D

    • Nara disse:

      Oi Danilo, você pode me ajudar dizendo como faço para baixar artigos que sao compartilhados em grupos? Estou em um grupo mas não encontrei como acessar e baixar os artigos. Te agradeço muito.

      • Oi Nara, se você está em um grupo que você não é moderadora existem três situações: 1. o moderador deixou os pdfs disponíveis e já estão no computador, nesse caso vc já tem acesso; 2. o moderador disponibiliza os pdfs e vc vê um ícone de download onde devia ficar o pdf, nesse caso basta clicar no ícone e o pdf será baixado; 3. o moderador não disponibiliza os pdfs. No último caso não há como ter acesso dentro do grupo. Se for esse o caso, você pode entrar em contato com o moderador do grupo e pedir os pdfs que deseja ou acesso aos arquivos disponibilizados em outro lugar. Sou moderador de um grupo grande e faço isso, pois não há espaço suficiente no mendeley, então compartilho os pdfs em uma pasta no dropbox e as citações no grupo do mendeley. Abraço e boa sorte!

  4. Walter disse:

    Estou cursando mestrado em Engenharia da Produção, tive contato com o Zotero a pouco tempo, estou gostando do software.
    Agora vou testar o Mendeley. Tenho certeza que ambos vão me auxiliar muito.

  5. Vinícius disse:

    Olá Valério, existe uma versão que é um plugin do firefox mas, tb existe uma versão desktop. Achei o zotero superior ao mendeley devido ao programa baixar e anexar o pdf do artigo juntamente com a referência se vc estiver utilizando uma base de dados como a web of science ou scince direct. Até mesmo o google scholar se ele tiver o arquivo disponível. Porém, vc pode sincronizar a base de dados do zotero com o Mendeley tb. Assim, vc pode usar os dois programas conjuntamente.

  6. Samir disse:

    Boa tarde,
    O Mendeley funciona bem, mas o passo a passo para a instalação no Ubuntu 13.10 64bit, no Libreoffice 4.2 é um pouco diferente. Ao invés de se procurar na barra de ferramentas do Writer, deve-se ir até a aba tools do Mendeley e clicar em install libreofice…, em seguida abrir o writer e a barra de ferramentas do Mendeley já estará visível e para deixar de visualizá-la, vá até Exibir > Barra de ferr… no writer.

    Parabéns pela divulgação da ferramenta Cailon França!

Deixe seu comentário

Website