Videocast #33 – Ultrabook Inspiron 14z

Categoria: Ubuntu, VídeoCast | Palavras-chave: , , , , , , , , ,

Depois do Flisol, voltamos a nossa programação normal e gravamos mais um Videocast. Neste episódio tive a feliz surpresa de ter um Ultrabook Inspiron 14z dando sopa por um pouco mais de 24 horas em minhas mãos e não perdi a oportunidade de rodar o Ubuntu 13.04 nele.

Depois da gravação do review pude notar que o que gera o aquecimento e pouca duração da bateria é a ausência do driver da placa de vídeo ATI/AMD, no sistema operacional que vem com o computador o aquecimento também ocorre até que o driver de vídeo específico seja instalado, aí o sistema passa a rodar lisinho sem superaquecimento. Temos que aguardar um driver melhor ou que alguém largue um super tutorial ensinando como fazer ela funcionar perfeitamente.

Se estiver afim de comprar este computador, faça isto por este link. Assim você ajuda o site como descrito nesta página ou nesta outra.

Assistir no Youtube

Links do Videocast

Publicado em 6 de maio de 2013 | 73 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

73 Comentários

  1. Marcus VBP disse:

    Fala cara!

    Eu tenho essa máquina também (versão de 4GB) e sofro dos mesmos problemas que você descreveu (aquecimento e bateria).

    Também tentei vários tutoriais para a instalação dos drivers, inclusive baixei os drivers beta da AMD e nada feito.

    Acho que o grande problema é que esse hardware é composto de uma placa de vídeo mista Intel/AMD, sendo que a placa da intel é a placa que fica ativa como primária para o sistema, e a AMD é para tarefas mais pesadas (jogos).

    Provavelmente no caso do Ubuntu a placa que está sendo utilizada sempre é a da Intel.

    Se você descobrir como realiza a instalação para que a placa de vídeo funcione corretamente, não deixe de compartilhar comigo, por favor :D

    • Infelizmente não deu para ficar com a máquina por muito tempo, até tentei encontrar uma maneira mas não tive sucesso. É exatamente como falou, só não tenho certeza quanto a ATI/AMD ficar realmente desligada, acredito que não fique e por isso do aquecimento.
      Se eu voltar a ter essa máquina em minhas mãos tentarei mais soluções, só não posso prometer nada.

  2. Inaldo disse:

    Tive esse mesmo problema de aquecimento com um Asus K45VM-VX106Q que tem placa NVIDIA. A solução que automatiza toda a instalação dos drives proprietários é instalar o Bumblebee. Funciona perfeitamente no 13.04: https://wiki.ubuntu.com/Bumblebee.

  3. Eduardo disse:

    Srs. eu uso a solução do Carlos Morimoto (http://www.hardware.com.br/dicas/acpi-power.html) desde a 12.04 e funciona bem, é meio radical já que ele desabilita a placa ATI e só a intel fica ativa, mas a bateria agradece.

  4. Esdras Andrade disse:

    @ Ivan Fuzzer,
    coincidentemente, comprei um Inspiron 14z no mesmo dia que você publicou este videocast, mas não esbarrei com este post no mesmo dia. Se eu tivesse visto seu videocast antes da compra, com certeza, não teria adquirido. Mas vamos ao que interessa. Estou aguardando o computador chegar, mas já estou planejando instalar o Ubuntu 13.04 nele. Daí, como foi o procedimento para instalá-lo, uma vez que este ultrabook possui a famigerada UEFI + Secure Boot? É possível dar umas dicas de como fazer?

  5. Jamerson Silva disse:

    olá Ivan, comprei um Inspiron 14z a pouco tempo tambem, gostaria de dicas/procedimento para instalar o ubuntu nele, visto que ele possui um SSD e um SATA, como vc dividiu, boot, etc… desde já agradeço, abs.

    • Eu fiz só o / no ssd e o /home e swap no HD. Não sei se foi a melhor alternativa porque fiquei com o computador por menos de 24 horas comigo, não deu tempo de fazer testes mais prolongados.

  6. Jamerson Silva disse:

    legal ivan, se eu colocar a swap no SSD fica melhor/rápido?
    sendo assim:
    SSD -> / e swap
    SATA -> /home

  7. Jamerson Silva disse:

    ivan, segui seus passos mas não dá boot, podes me ajudar novamente?

    • Um passo que acho que não comentei, alterei o dispositivo que dá boot para o SDD, que se não me engano é o sdb. Por padrão a BIOS tenta o boot pela sda. Estou falando de cabeça, sei que é esse o detalhe, só não tenho certeza de qual é o escolhido por padrão.

  8. Jamerson Silva disse:

    ivan, acho q o nautilus nao esta funcinando, como aconteceu com vc, podes me ajudar, estou com falhas no visual…

  9. Jamerson Silva disse:

    igual como vc, so a janela do botao direito e o background :(

  10. Jamerson Silva disse:

    habilitei sim conforme esse link (http://tuxederivados.blogspot.com.br/2013/04/instalar-amdati-catalyst-134-ubuntu-e.html), do próprio site amd/ati, como faço para voltar ao driver open e quais diretórios apagar?

    • Eu fiz exatamente isso e tive o mesmo resultado. Quando a tela carregar você clica com o botão direito do mouse no desktop e vá em “Alterar plano de fundo”. Agora clique em Todas as configurações e em Programas e atualizações. Agora na aba “Drivers adicionais” marque a opção do Xorg do driver livre, não lembro ela de cabeça.
      Os arquivos que apaguei foram o .Xauthority e seus derivados e .gconf. Estes são os que eu lembro olhando na minha máquina que tem driver NVIDIA que é diferente, mas este é o caminho.

  11. Esdras Andrade disse:

    @ Jamerson Silva,
    o meu deve chegar no dia 22/05, no entanto, gostaria de saber se você conseguiu instalar corretamente o card de vídeo. Se sim, como ficou a temperatura do PC?
    Obrigado desde já.

  12. Marco Aurelio disse:

    Ivan,

    Eu tenho esse ultrabook inspiron 14z e na hora de instalar o ubuntu ele não reconhece o HD. Tem outro processo a ser feito para que ele possa reconhecer o HD?

  13. Rodrigo disse:

    Ivan, tudo bom?

    Cara, estou tentando instalar o ubuntu no inpiron 14z e não passo do grub.

    Criei um tópico no ask ubuntu:
    http://askubuntu.com/questions/311191/black-screen-after-select-installing-on-a-dell-inspiron-14z

    Já tentei todas as alternativas descritas na resposta “linkada” na minha,
    mas sempre obtive o mesmo resultado, ou seja, a tela fica preta após selecionar a opção “Install Ubuntu”.

    Obs: tentei tanto a instação 13.04 como a 12.04.

    Tem alguma dica para tentar instalar o Ubuntu na máquina. Não entendo
    por que Na sua máquina instalou sem problemas e na minha não.

    Obrigado!

  14. Rodrigo disse:

    Ivan, nem consegui instalar. Não passa do grub do live cd

  15. Rodrigo disse:

    Ivan,

    consegui entrar no processo de instalação do ubuntu desativando o UEFI na BIOS.

    Não deveria funcionar sem esse procedimento?
    Como funcionou quando você instalou?

    Obs: Nem instalei quando desativei o UEFI, pois não sei se instalar nesse “modo” vai estragar a instalação do Windows 8. Você sabe me responder isso?

    Obrigado!

  16. Renan Montenegro disse:

    Fala Ivan,

    cara, pelo que já andei pesquisando é unânime a dificuldade na instalação do Ubuntu no Inpiron 14z, por conta desse modo UEFI.
    Como você instalou, queria saber se seria possível você criar um tutorial para que possamos segui-los e assim instalar o Ubuntu sem dificuldades.
    Eu não quero nem dualboot, quero na verdade substituir o Windows definitivamente pelo Linux.

    Desde já grato pela atenção.

    • Renan, como disse no post, fiquei com esta máquina apenas por 24 horas e não tenho como ter ela novamente comigo para fazer um tutorial. O que eu fiz para agilizar e instalar foi desabilitar a UEFI na BIOS e seguir com a instalação sem nenhum tipo de problema. Não fiz nada de especial, fora desabilitar a UEFI.

      • Renan disse:

        Fala Ivan,

        consegui instalar…
        Precisei criar uma nova tabela de partição, pois estava como GPT e não estava conseguindo.
        Criei como msdos e aí foi tranquilo instalar, apesar que tive que também que criar as partições como ext4.
        A AMD também lançou um novo driver de vídeo no dia 01 desse mês que melhorou muito a questão do aquecimento e da bateria, atualmente a bateria está me mostrando como 3hs de duração, mas ainda não fiz o teste até descarregá-la para ver a duração real da mesma.
        No mais, foi tudo bem tranquilo para instalar.

        Abraço

  17. Ronaldo Ramos disse:

    @Esdras e Pessoal, o que o Renan falou confere, eu estava com o mesmo problema, dai eu baixei este driver que foi lançado no dia 1/08/2013 que é uma versão beta, mas aqui reduziu bastante o super aquecimento (não ficou 100%, mas reduziu em uns 85% o problema).

    Eu baixei direto do site da amd, http://support.amd.com/br/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx (lembrando que é o segundo link, a VERSÃO BETA).

    eu fiz o download extrai em uma pasta, depois dei permissão de execução e executei com ./nome do arquivo, detalhe que não adianta só dar o sudo para rodar, tem que antes dar um sudo su e depois executar o arquivo, acho que varios arquivos vão precisar do usuário root por isso ele pede o su.

    Tenho o Inspiron 14z igual ao do screencast. Só um detalhe, mesmo no windows 8 a bateria não dura muito, meu processador é um core i7, e a bateria só dura 1 hora e meia ou 2 no máximo. É um ultrabook potente mas de baixa autonomia… e nem é muito leve também viu. Mas apesar de tudo eu gosto muito dele, é bem potente.

    • Só uma observação. Use “sudo -i” e não “sudo su”. Você digitando “sudo su”, você está dizendo para o sistema mudar de usuário, porém continuará usando o seu perfil e não o perfil de root. Com o “sudo -i” você estará usando o perfil de root de verdade, pois o parâmetro -i efetua todos os passos de um novo login.

      Sobre o peso dele, também achei que não é muito leve para um Ultrabook.

  18. Ronaldo Ramos disse:

    Só uma coisa Ivan, eu antes usava o W8 com uma maquina virtual do opensuse rodando dentro, mas quando vi a velocidade que o ubuntu rodava no seu screencast, véio instalei na hora, deu um pouco de trampo, até configurar direitinho as partições porque tem o lance de deixar um mega da partição (instalei o sistema na partição com 32 gigas de pura velocidade rs como vc disse que tinha feito no vídeo) e configurar ela pro boot que eu demorei umas 2 horas pra sacar, depois foi show de bola.

    Agora tenho um puta ubuntu rodando no hardware e uma máquina virtual com windows.

  19. Esdras Andrade disse:

    @Ronald Ramos, seria possível fazer um passo-a-passo da sua instalação e configuração do Ubuntu neste Ultrabook lá no Forum do Ubuntu Brasil? Fiz a instalação mas tenho uma sensação de que não ficou do jeito que seria para ficar. Por exemplo, só consigo bootar o Ubuntu apertando a tecla F12 e optar pelo Ubuntu. E olhe que estou só com o Ubuntu instalado. Igual a mim, existem outras pessoas lá no fórum precisando de ajuda também.
    Abraços.

  20. Renan disse:

    Fala Esdras,

    desculpa a demora na resposta.
    Vou fazer o passo-a-passo sim e enviar para o Ivan postar aqui.
    Lá no Ubuntu Brasil a gente manda o link para o passo-a-passo.

    Abraço

  21. Gleydson disse:

    Galera, eu quero também tirar o W8 da minha máquina e deixar só o ubuntu, tou aguardando esse tutorial aew de como instalar direitinho, e a galera que conseguiu instalar como ficou a questão da placa de video em relação ao consumo de bateria e a temperatura ??

  22. Gleydson disse:

    Galera, saiu uma nova versão do driver.. alguém já testou ??

    http://support.amd.com/br/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx

  23. Renan disse:

    Hoje farei o teste e reporto a experiência aqui…

  24. Gleydson disse:

    Aguardando o relato de vcs galera, principalmente do @Renan que vai testar hoje..!

  25. Esdras Andrade disse:

    Pessoal,
    depois da última atualização do Ubuntu que passou a contar com o Kernel 3.8.0-29 (acho que é isso) o Catalyst parou de funcionar e fiquei poder rodar o Unity. Baixei o Beta 2, conforme apresentado pelo Glaydson, mas infelizmente também não funcionou. No momento estou escrevendo via Live Pendrive. Se for para a felicidade de todos, não atualizem o kernel. Agora, vou garimpar a resolução do meu problema. Abraços.

  26. Renan disse:

    Galera, só hoje estou testando a última versão do driver, pois tive alguns compromissos que não me deixou fazer o teste, mas hoje ou amanhã estarei dando uma resposta a vocês.

  27. Renan disse:

    Bem, testei essa nova versão Beta2.
    Não vi grandes mudanças, o que pude notar foi um melhoria no desempenho da bateria, não tãoo grande, mas acredito que em torno de uns 20min e o aquecimento diminuiu um pouco.
    Bem, é isso.
    Infelizmente ainda não tive tempo de fazer o passo-a-passo por conta de tempo, corrido no trabalho e projetos pessoais, mas quero o quanto antes poder fazer isso.

  28. Rodrigo disse:

    Pessoal, a solução que encontrei foi:

    vendi o notebook ;)

  29. Renan disse:

    Rodrigo, solução bem drástica né… hehehe
    Eu estou com o meu rodando Ubuntu, bateria aguentando 3:50 e sem esquentar…

  30. gleydson disse:

    @Renan, Aguardo ansiosamente esse passo a passo aew, rodando ubuntu liso, e aguentando 3:50 hrs, eu tou mais que satisfeito.. não aguento mais usar windows..

  31. Sheila disse:

    @Renan, estou no aguardo também :). Esse notebook já me deu muito trabalho haha. Desde já agradeço muito!

  32. Sheila disse:

    Pessoal, instalei o ubuntu 13.04 no meu e desativei a placa de vídeo AMD. Vou explicar de uma maneira bem simples para que todos possam entender.
    Como fiz isso:
    – Reiniciar o computador e escolher setup
    – No setup, na opção de boot, sair do modo UEFI e ir para Legacy. Além disso eu tirei o modo de secure boot.
    – Dei boot com o usb do ubuntu
    – Em something else, liberei a memória do ssd (a memória que tinha 32GB, no meu caso era a sbc) e coloquei o / lá. Como fiz isso: cliquei no + que há na tela e assim aparece uma janela com a configuração dessa partição. Escolhi a opção Primária, tipo ext4 e o mount point “/”.
    – No meu hd normal (no meu caso era o sdb, descobri pelo tamanho), criei uma partição para o swap. No swap o tipo de arquivo é “swap”. Coloquei o dobro da minha memória RAM para ele. Depois criei uma outra partição no meu hd e no mount point coloquei o “/home”, o tipo de arquivo coloquei ext4. Todas as partições foram criadas iguais ao item anterior.
    – A instalação foi realizada com sucesso.

    Desativando a placa de vídeo AMD:
    – Virei root
    – Dei cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
    Se os dois itens estiverem com a opção “Pwr” significa que as duas placas de vídeo estão ativas. Eu desativei porque no meu caso não necessito de tanta performance na placa de vídeo. Próximos passos da desativação: http://askubuntu.com/questions/89205/how-to-permanently-switch-off-discrete-graphic-card

    Espero que isso sirva para alguém :).

  33. Gleydson disse:

    @sheila,

    Como está a duração de bateria do seu ultrabook ?
    Tudo funciona perfeitamente ? webcan, toutchpad, teclas de controle de brilho, som e etc?

  34. Sheila disse:

    @Gleydson, a bateria está durando 3h mais ou menos. Webcam ainda não testei, o resto funciona bem. Só uma porta usb que às vezes não é reconhecida.

  35. Gleydso disse:

    @Sheila, eu instalei..tá redondinho, o problema é que não consigo manter a placa de video ofboard desligada, tenho que desligar toda vez que ligo o note, o resto está como vc falou, cerca de 3 e meia a bateria.. mas em matéria de desempenho tá uma satisfação muito grande..!

  36. Sheila disse:

    O meu estava acontecendo isso às vezes, mudei para esse tutorial aqui:
    http://ubuntuguide.net/ubuntu-12-04-turn-off-discrete-graphic-card-on-boot

  37. Marcos Zanotti disse:

    @Renan

    estou com o inspiron 14z também, com o ubuntu 13.10 redondinho, mas estou com o problema citado por muitos, pouca duração da bateria e esquentando. Poderia me dar uma dica de como solucionar ou amenizar o problema? @Sheila acredito ser muito drastica a medida adotada neste ultimo tutorial