Apache OpenOffice 4.0 no Ubuntu 13.04

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

O Ubuntu já vem com uma suíte de escritório instalado por padrão e esta suíte é o LibreOffice, no entanto, pode ser que você prefira se manter no já consagrado OpenOffice, que deu origem ao LibreOffice (mais informações no Opencast 12a e Opencast 12b). Veja os passos para a instalação da versão 4.0 do OpenOffice.

Abra o terminal digitando Ctrl+Alt+t e comece desinstalando todos os pacotes do LibreOffice (se souber como manter os dois, sugira as modificações no tutorial).

sudo apt-get purge libreoffice*

Faça o download no site do OpenOffice. Descompacte o conteúdo do arquivo baixado. Vou considerar que tenha baixado no diretório Downloads e que seu terminal abra na sua pasta Home como é o padrão. No terminal digite os seguintes comandos:

cd Downloads
tar xvzf Apache_OpenOffice_4.0.0_Linux_x86-64_install-deb_pt-BR.tar.gz
cd pt-BR/DEBS
sudo dpkg -i *.deb
cd desktop-integration
sudo dpkg -i *.deb

Pronto, o OpenOffice está instalado. Vamos agora a primeira configuração. Pressione e solte a tecla Super e digite openoffice. A primeira opção é o que queremos. Ao abrir, uma janela será mostrada para configurarmos, nada muito complicado.

OpenOffice no Ubuntu - Tela 1 OpenOffice no Ubuntu - Tela 2

OpenOffice no Ubuntu - Tela 3 OpenOffice no Ubuntu - Tela 4

Agora é só usar o OpenOffice como sua suíte de escritório.

Publicado em 24 de julho de 2013 | 36 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

36 Comentários

  1. Kinrpg disse:

    Na sua opinião, alguma diferença entre eles que realmente seja marcante?

  2. Robson Dantas disse:

    LibreOffice SEMPRE será livre enquanto que o OpenOffice (mesmo com promessa) pertence a uma empresa proprietária e não temos certeza absoluta que continue pra sempre, livre. A antiga Borland Delphi liberou os fontes do Interbase 6.0, depois de um tempo deu uma desculpa e fechou novamente, um grupo criou o Firebird baseado nele. Detesto viver sonhando e usar software de uma empresa proprietária. Se eu tiver de opinar, digo que esse artigo foi muito infeliz, não deveria nem ter sido criado. Espero não ver mais esses artigos desse autor, caso contrário deixo de visitar seu site. (minha opinião apenas).

    • Não gosto desse tipo de comentário e quem escreveu este artigo fui eu mesmo, sinta-se livre para deixar de visitar o site, pois eles continuarão sendo postados.
      O OpenOffice é software livre e sua licença impede que ele seja fechado, no máximo ele deixará de ter contribuições e o código legado poderia ser assumido por qualquer um como já foi feito com o LibreOffice.

      Seu exemplo do Interbase simplesmente não se aplica, já que o mesmo usava uma licença própria dita como Livre, a IPL, que esta sim podia ser fechada, já as licenças usadas no OpenOffice não sofrem deste mal.

      • J Santos disse:

        É bom o respeito pelos comentários das pessoas, mas não é saudável pensar como o Robson Dantas que não usa o OpenOffice só porque o OpenOffice pertence a uma empresa proprietária, isso não tem nada haver. Por ventura o Ubuntu também não pertence a uma empresa proprietária que poderá ser vendida? Mas Linux é livre assim como o OpenOffice também é livre. Esse tutorial é muito proveitoso porque mostra, para as pessoas que o leem, uma outra opção além do LibreOffice e é isso que é interessante porque quanto mais opções tivermos, melhor para cada tipo de pessoa. Parabéns Ivan, pelo seu belo tutorial e continue criando tutoriais assim, pois muito ajudam a nós que somos leitores do seu blog.

  3. Thiago Casagrande disse:

    Qual comando uso para remover o OpenOffice?
    Não gostei, prefiro o LibreOffice.

  4. Alberto disse:

    Antes eu usava o Lotus Symphony, acho que o OpenOffice está muito parecido e tem uma aparência mais profissional, e como também uso ele no Windows, realizei as alterações aqui recomendadas. Parabéns pelo tutorial.

  5. Marco Sousa disse:

    Que comentário infeliz do Sr. Robson,que não é um defensor/entusiasta do software livre mas sim um radical! Em relação ao post,neste momento o LibreOffice na minha opinião está estável e o seu nível de compatibilidade quase perfeito,não tenho motivos para usar o OpenOffice. Parabéns pelo artigo.

  6. algoritmo disse:

    ola amigo parabéns pelo seu tutorial,gostei muito, ao ler o seu tutorial estava tentando manter tanto o libreoffice como o openoffice instalado e descobri um jeito,a solução é o seguinte no ultimo comando do tutorial sudo dpkg -i *.deb sempre dava uma erro, então ao invés de digitar sudo dpkg -i *.deb e so trocar por sudo dpkg –force-all -i *deb isso força a instalação dos debs, pelo menos no meu deu certo ok e parabéns a voçe pelo tutorial muito obrigado

  7. Fabricio disse:

    Ola, estou tentando o comando sudo dpkg -i *.deb e da erro sempre, tambem tentei o sudo dpkg –force-all -i *deb e nada, alguem tem alguma dica?
    Obrigado.

  8. Neto disse:

    Simples, claro, objetivo e utilíssimo artigo!

    Embora alguns dos seus leitores tenham considerado ambos os “offices” iguais, o LibreOffice que veio instalado no meu Ubuntu não dava possibilidade de Gravar Macro (não faço ideia do porquê!) e o Open dá! E, além disso, como tenho o OpenOffice instalado na partição Windows, ficava incomodado com as diferenças entre eles (ícones, comportamento do Copiar/Colar e outras bobagens desse tipo).

    Agora, só pra confirmar: essa instalação que fiz (usando seu tutorial) vai ser atualizada automaticamente no futuro (via Atualizador de Programas do Ubuntu), ou vou ter que ficar baixando e instalando as atualizações “na mão”, mesmo?

    Um abraço

  9. Daniel S. Debastiani disse:

    Olá Ivan. Ótimo artigo.
    Estou tentando realizar o mesmo processo para a instalação da versão 4.0.1 no Ubuntu 13.10 porém ocorre um erro durante a instalação dos pacotes no diretório desktop-integration…
    Erros foram encontrados durante o processamento de:
    openoffice4.0-debian-menus_4.0-9714_all.deb

    … e a instalação não é concluída. Queria saber se é um problema com os pacotes ou existe algum passo a mais para a nova versão do Ubuntu. Obrigado!

    • Daniel S. Debastiani disse:

      Problema resolvido. Eu não havia removido completamente o LibreOffice antes da instalação, e os pacotes estavam com conflito.
      Abraços.

  10. otavio disse:

    parabéns, o openoffice para mim é melhor que o libreoffice e estava procurando uma maneira de instalar. Obrigado consegui.

  11. João Antônio disse:

    Olá! Estou tendo problemas após instalação do OpenOffice 4.0.1 no Ubuntu 13.10:

    Desinstalei o LibreOffice conforme código mostrado acima:
    sudo apt-get purge libreoffice*

    e fiz a instalação conforme códigos do tutorial porém, após instalar o programa “OpenOffice 4.0.1” não abre.

    Usei outra alternativa de código:
    sudo dpkg –force-all -i *.deb
    como também no desktop-integration
    sudo dpkg –force-all -i *.deb

    Mas, mesmo assim, após instalação, programa não abre.

    Favor, agradeço, desde já alguma ajuda.

    • Tenta abrir ele pelo terminal. Copia o que aparecer no terminal e cola aqui para vermos.

      • João Antônio disse:

        Usei código:
        sudo openoffice4

        aparece o seguinte:
        /opt/openoffice4/program/pagein: 1: /opt/openoffice4/program/pagein Syntax error: word unexpected (expecting “)”)
        /opt/openoffice4/program/javaldx: 1: /opt/openoffice4/program/javaldx: Syntax error: “(” unexpected
        /opt/openoffice4/program/soffice.bin: 1: /opt/openoffice4/program/soffice.bin: Syntax erro: “(” unexpected

        • Faça novamente, mas sem usar o sudo. O sudo deve ser usado única e exclusivamente para tarefas administrativas.

          • João Antônio disse:

            Ivan, infelizmente, não estou tendo sucesso com a instalação. Tentei sem o sudo e a mensagem de erro continua. Mas, uma coisa que tenho observado é que sempre quando inicio o sistema aparece algumas mensagens informando que o sistema apresentou alguns erros. Estou pensando que foi a própria instalação do Ubuntu que devido a alguma falha está impedindo a execução do programa. Não sei se isso pode intervir em alguma coisa. De qualquer forma irei reinstalar o sistema e ver o que vai dá. Obrigado pela ajuda!

  12. Ellison disse:

    Amigo, gostei muito do tema, mas algumas coisas com que trabalho ficou confusos, como eu excluo ele?

  13. Breno Alves disse:

    Obrigado amigo! Funcionou perfeitamente ;)

  14. Rogério disse:

    Valew carinha… funfou!!! Abs.

  15. Rogério Bernardes disse:

    Ivan,

    Segui seus passos instalando a versão atual do Open Office (4.1.0) em um XUBUNTU 14.04 LTS em um Netbook e funcionou perfeitamente bem.

    Agradeço a dica, um grande abraço!

  16. Patrick Wiens disse:

    Só sei que em todas as máquinas que uso, com Ubuntu ou Fedora, o Libre é extremamente lento ao indexar planilhas externas, já tentei de tudo sem sucesso. A solução foi o Open, não quero nem saber se é de alguma empresa ou é 100% livre, o que importa é que funciona e eu não estou irregular.

  17. Xi Drinx disse:

    Não consegui instalar o help pack e o language pack alguma sugestão?

  18. Juliana disse:

    consegui instalar certinho, mas não entendo o que seria o botão ‘super’, pode me ajudar? obrigada

  19. Frans disse:

    Boa noite, sou aprendiz, fiz todo o procedimento, não entendi onde encontro o botão “super”, e não localizei nenhum icone do openoffice, peço ajuda…
    meus últimos passos no terminal foram estes:

    frans@frans-Infoway:~/Downloads/pt-BR/DEBS/desktop-integration$ sudo dpkg -i *.deb
    A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado openoffice-debian-menus.
    (Lendo banco de dados … 918325 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
    Preparing to unpack openoffice4.1-debian-menus_4.1.2-9782_all.deb …
    Unpacking openoffice-debian-menus (4.1.2-9782) …
    Configurando openoffice-debian-menus (4.1.2-9782) …
    /usr/bin/gtk-update-icon-cache
    gtk-update-icon-cache: Cache file created successfully.
    /usr/bin/gtk-update-icon-cache
    gtk-update-icon-cache: Cache file created successfully.
    Processing triggers for shared-mime-info (1.2-0ubuntu3) …
    Processing triggers for mime-support (3.54ubuntu1.1) …
    Processing triggers for gnome-menus (3.10.1-0ubuntu2) …
    Processing triggers for desktop-file-utils (0.22-1ubuntu1) …
    Processing triggers for bamfdaemon (0.5.1+14.04.20140409-0ubuntu1) …
    Rebuilding /usr/share/applications/bamf-2.index…
    Processing triggers for hicolor-icon-theme (0.13-1) …
    Processing triggers for gnome-icon-theme (3.10.0-0ubuntu2) …
    frans@frans-Infoway:~/Downloads/pt-BR/DEBS/desktop-integration$

  20. Frans disse:

    Desculpa pessoal, o botão super é o botão do windows, essa eu ainda não sabia, a instalação está correta e funcionando. Obrigado pelo post foi excelente.

  21. REGIS disse:

    lleeggaall, mesmo eu leigo consegui. valeuuuuuu

Deixe seu comentário

Website