Governo do RS prefere padrão ODF

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , ,

governo-rs-assina-protocolo-odt

Os primeiros frutos do Fisl 14 já estão sendo colhidos. O Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Geral de Governo, com a interveniência do Departamento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, e a The Document Foundation firmaram o Protocolo ODF (Open Document Format). O objetivo é a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento e a promoção de políticas públicas de uso de padrões abertos nas administrações governamentais.

O representante da The Document Foundation, Olivier Hallot(que já participou do opencast em dois episódios que podem ser ouvidos aqui e aqui), destacou a relevância da instituição que defende a liberdade de software e sua independência. Já o diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande (Procergs), Carlson Aquistapasse, afirmou que o acordo demonstra avanço. “Temos o desafio de usar a tecnologia para aprofundar a democracia”, disse. Para o coordenador geral da Associação Software Livre (ASL), Ricardo Fritsch, o protocolo assinado representa um passo importante para assegurar o uso de padrões abertos de documentos no Estado do Rio Grande do Sul.

Alguns sites estão trazendo a notícia com títulos que levam a acreditar que o Governo fez isto para ser contra empresas de software fechado como Microsoft, mas não param para pensar que a iniciativa é muito mais a favor do Estado do que contra qualquer empresa. O padrão é bom e garante o desenvolvimento intelectual e tecnológico para profissionais locais ao invés de priorizar empresas multinacionais que mandam todo o dinheiro, investido em licenças, para fora do país.

Fonte: Softwarelivre.org

Publicado em 5 de julho de 2013 | Deixe seu comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Deixe seu comentário

Website