Firefox continuará sendo o navegador padrão no Ubuntu 13.10

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , , ,

chromiumvsfirefox

Ouviram minhas preces e o navegador padrão do Ubuntu 13.10 continuará sendo o Firefox. Sei que o o Chromium e principalmente o Chrome tem vários fãs, mas muitos destes fãs não sabem que os processos do Chrome e Chromium se dividem em vários outros e simplesmente devoram a memória do computador. Não estou com ele instalado agora para provar, mas em medições anteriores o Chome estava usando nada menos que 3 vezes mais memória que o Firefox com as mesmas abas abertas.

A decisão foi tomada com base no padrão de atualizações do Chromium que costuma gerar alguns problemas(utilizo navegadores no ambiente corporativo e digo que geram muitos problemas), mas a discussão continua para o Ubuntu 14.04 onde continua existindo a possibilidade do Chromium ser o navegador padrão da versão LTS.

Publicado em 14 de agosto de 2013 | 13 Comentários

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

13 Comentários

  1. Diego disse:

    Mas, caso uma aba no Chrome trave, a navegação em outras abas continua normalmente, já no firefox bloqueia todas as janelas.

    • A Mozilla está trabalhando nisso, mas mesmo assim, não justifica o triplo de memória, além de não conseguir trabalhar bem com impressões. O padrão de atualizações então nem se fala, pior invenção da história, não dá tempo de homologar uma solução e já tem versão nova para homologar.

  2. Julio Jacovenko disse:

    Concordo. No meu note, usando Elementary Os Luna, o Chrome alem de gastar muito mais memória (já desligando os aplicativos em back) também exige muito mais do processador. E o mesmo acontece no Ubuntu.

  3. Erik disse:

    Mas e o suporte ao flash como vai ficar??? So o chromium

  4. Ernandes Fernandes disse:

    Realmente não é um bom argumento, mas enquanto o Flash não morrer de fato, ainda nos veremos em problemas devido à falta de suporte à essa porcaria, quer dizer, à essa tecnologia.

  5. Daniel San disse:

    Eu concordo com você plenamente cara :). Eu também não quero o Chromium como default no Ubuntu não XD… O meu Browser default é o Mozilla Firefox :D

  6. Sandro Sashz disse:

    Eu também não troco o Firefox pelo Chrome (Chromium), pode a Google implantar o que quiser. Não gosto de trabalhar com uma ferramenta que beneficia a própria empresa que a criou…

  7. Kinrpg disse:

    O problema que muitos sites que se auto carregam (Como o facebook) costuma pesar e travar o firefox direto (problema local meu)… O chrome passa a sensação de rodar mais rapido (mas costuma dar “crash” em plugins).

    Mas poderia ser IE então não reclamo muito kkk

    • Eu tenho os dois instalados e o Facebook trava muito mais no Chrome do que no Firefox. O que realmente funciona bem no Chrome são os serviços da Google como youbute, hangout, gmail, calendar, o restante eu não vi vantagem até hoje.

      • Kinrpg disse:

        Comigo é engraçado que o Youtube funciona melhor no firefox (mais de uma vez deu problema ao carregar as paginas no Chrome).. No caso do facebook se eu deixo ele aberto mais de 15 minutos por exemplo no firefox, o desktop todo trava e da erro de javascript (mesmo atualizando não resolveu o problema).

        Mas esse é o meu caso, o que mostra que informatica em geral esta longe de ser uma ciência exata kkk

  8. Emanuel disse:

    Tomara que o Mozilla Firefox seja o Navegador Padrão do Ubuntu ainda. Porque se colocar o Chromium como navegador padrão, eu tiro o Chromium e coloco o Firefox novamente. ‘-‘

Deixe seu comentário

Website