Resolvendo problema com driver 310 da Nvidia

Categoria: Ubuntu | Palavras-chave: , , , ,

Artigo enviado por Wagner (Gplus, Facebook e twitter)

Ao efetuar uma atualização do sistema, houve um problema com o driver 310 da NVIDIA(VGA GeForce GT 220) no qual estava usando no kernel anterior ao que foi atualizado. Ao ligar o PC o Ubuntu 12.04.2 LTS não iniciava o seu ambiente desktop. Não houve kernel panic mas o X não subiu depois desta atualização. Executei o seguinte procedimento para remontar a raiz do sistema em modo de leitura e escrita, no modo de recuperação e para minha felicidade funcionou e pude então remover o driver bugado e instalar o mais novo que foi disponibilizado nos repositórios do Ubuntu 12.04.2 LTS, o driver 319.32 da NVIDIA para Linux.

Antes de tudo carreguei o GRUB pressionando a tecla SHIFT na inicialização do computador e depois optei por carregar o kernel em modo de recuperação que fica logo abaixo da opção padrão. Ao carregar o menu no modo de recuperação, optei por carregar o “root” para me logar como usuário administrador do sistema. Ao logar com o usuário root, a raiz (/) a qual estava no momento fica “somente leitura”, portanto nesse caso tive que remontar a raiz em modo de leitura e escrita para poder remover o driver e instalar o driver mais atual conforme comando abaixo:

mount -o remount,rw /

Agora com o acesso em leitura e escrita consegui remover o driver bugado desta forma:

apt-get purge nvidia-310 -y
apt-get install nvidia-319-updates

Depois de instalado o driver reiniciei o sistema:

init 6

O sistema voltou ao normal mas percebi um problema com o “framebuffer” do kernel que depois vou procurar como resolver isso. No mais foi essa a solução que apliquei no meu desktop e com êxito.

Um forte abraço e até mais. ;)

Publicado em 26 de agosto de 2013 | Deixe seu comentário

Ivan Brasil Fuzzer

Ivan Brasil Fuzzer

Faço parte do grupo Tchelinux(http://www.tchelinux.org). O Tchelinux é um grupo de voluntários que trabalha com software livre e ainda acredita que boas coisas podem ser feitas nesta comunidade; desde que saibamos repassar aos que estão iniciando que Software Livre é um aprender e repassar o conhecimento incessante. Sou líder do Ubuntu-BR-RS juntamente com a Marta Vuelma. Tentamos divulgar a distribuição e auxiliar novos usuários por todo o estado do Rio Grande do Sul, as vezes em outros estados também. Sou um amante incondicional de software livre. Vivo apaixonado pelo Ubuntu.

Mais posts do autor (856)

Deixe seu comentário

Website